Buscar

objetiva instalacoes eletricas industriais 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/12 - Instalações Elétricas Industriais
O disjuntor precisa ser especificado através de algumas grandezas bem definidas tais como: Tensão de isolamento, tensão nominal, corrente nominal, capacidade de interrupção e tipo de acionamento. Na indústria é muito usado o disjuntor tripolar, que tipo de proteção ele proporciona?
Nota: 10.0
Um disjuntor tripolar protege três fases
Você acertou!
 B Um disjuntor tripolar protege uma fase
 C Um disjuntor tripolar protege duas fases e um neutro
 D Um disjuntor tripolar protege o aterramento
 E Um disjuntor tripolar substitui dois fusíveis e o aterramento
Questão 2/12 - Instalações Elétricas Industriais
Os disjuntores são componentes elétricos muito úteis. Para as pessoas que não estão familiarizadas chamam os disjuntores de “chaves” que são usadas para ligar e desligar o padrão de energia da casa, ou mesmo as chaves de segurança dentro dos painéis e quadros de distribuição. Qual é a grande diferença entre fusível e disjuntor?
Nota: 10.0
Fusível irá se danificar se a corrente ultrapassar o limite dele, já o disjuntor ele somente desarma e depois de frio o disjuntor arma novamente e volta a poder ser usado
 A
Você acertou!
 B Não temos diferença entre fusível e disjuntor
O disjuntor irá se danificar se a corrente ultrapassar o limite dele, já o Fusível ele somente C desarma e depois de frio o disjuntor arma novamente e volta a poder ser usado
 D O disjuntor é mais aproveitado em equipamentos que devem ter componentes reduzidos E O disjuntor é um equipamento de proteção o fusível não.
Questão 3/12 - Instalações Elétricas Industriais
O fornecimento de energia para os inúmeros estabelecimentos residenciais, comerciais e industriais pode ser feito por meio de sistemas monofásicos, bifásicos ou trifásicos. A utilização de cada sistema de transmissão ocorre a partir do tipo de estabelecimento que receberá a energia elétrica e da potência total dos equipamentos elétricos ligados à rede.
Escolha a seguir qual tensão é uma tensão padronizada no monofásico aqui no Brasil.
Nota: 10.0
 A 12V
 B 50V
 C 60Hz
127V
Você acertou!
 E 232V
Questão 4/12 - Instalações Elétricas Industriais
Assim como o fusível o disjuntor precisa ser bem dimensionado, se dimensionado abaixo da corrente que passa por ele, o disjuntor irá desarmar sempre. Se dimensionado muito a mais ele nunca desarmara e poderá deixar pegar fogo na instalação elétrica que estiver conectado. Se tivermos um chuveiro de potência de 4500 Watts e ligado na tensão de 220V qual será sua corrente nominal e o disjuntor que devemos escolher para proteger o chuveiro respectivamente?
Nota: 10.0
20,45 A e 25A
Você acertou!
 B 10A e 15A
 C 45 A e 20.45A
 D Não precisa de disjuntor
 E 50A e 100A
Questão 5/12 - Instalações Elétricas Industriais
O principio de funcionamento de um transformador é baseado nas leis de Faraday e Lenz, as leis do eletromagnetismo e da indução eletromagnética, respectivamente. Estes equipamentos possuem mais de um enrolamento, sendo que estas partes são chamadas de primário e secundário em casos de transformadores com dois enrolamentos. Vaamos pegar como exemplo um trasnformador abaixador de 110V para 24V. Qual é a corrente no primário se o secundário fornece 1A?
Nota: 10.0
 A Ip=24A
 B Ip=110A
 C
Ip=218mA
Você acertou!
 D 2,18A
 E 1A
Questão 6/12 - Instalações Elétricas Industriais
O indutor é um elemento usado em circuitos elétricos, eletrônicos e digitais com a função de acumular energia através de um campo magnético, também serve para impedir variações na corrente elétrica. Os indutores também são usados para formar um transformador, além de ser extensamente utilizados como filtro do tipo passa baixa (que exclui sinais de alta frequência). Em muitas ocasiões devemos calcular associações de circuitos formados com indutores. Calcule o circuito a seguir encontrando a indutância equivalente do mesmo.
Nota: 10.0
 A
Leq=18H
Você acertou!
Os indutores de 10H, 12H e 20H estão em série. Portanto, combinando-os, tem-se a indutância de 42H. Este indutor de 42H está em paralelo com o indutor de 7H e a combinação resulta:
Este indutor de 6H está em série com os indutores de 4H e 8H, Logo:
 B Leq=28H
 C Leq=42H
 D Leq=6H
 E Leq=19H
Questão 7/12 - Instalações Elétricas Industriais
Alguns motores operam com corrente contínua (CC / DC) e podem ser alimentados quer por pilhas/baterias quer por fontes de alimentação adequadas, outros requerem corrente alternada (CA / AC) e podem ser alimentados diretamente pela rede elétrica domiciliar. Há até mesmo motores que trabalham, indiferentemente, com esses dois tipos de correntes.
Quando queremos variar a velocidade de um motor CC o que pode ser feito?
Nota: 10.0
Variar a tensão
Você acertou!
 B Variar o número de espiras
 C Instalar aterramento
 D Instalar um disjuntor
 E Instalar um sistema de ventilação
Questão 8/12 - Instalações Elétricas Industriais
Em certos dias chuvosos podemos ter muita incidência de raios, que podem ser prejudiciais as instalações elétricas. Mas esse é somente um dos motivos que podem gerar sobrecarga em equipamentos elétricos. Por isso a importância dos itens de segurança em uma instalação elétrica ou até mesmo num determinado equipamento. Um dos dispositivos mais usados para proteger equipamentos eletrônicos e maquinas automatizadas é o fusível. Qual das alternativas a seguir é uma grande desvantagem do fusível?
Nota: 10.0
A grande desvantagem do fusível é que quando a queima do elo, temos que substituir o componente por outro, porque o fusível fica inutilizado.
 A
Você acertou!
 B A grande desvantagem do fusível é que uma vez queimado não podemos troca-lo
 C Uma desvantagem do fusível é o tamanho, no comercio só existem fusíveis grandes D Não existem fusíveis ultrarrápidos no mercado
 E Só podemos substituir o fusível duas vezes por equipamento
Questão 9/12 - Instalações Elétricas Industriais
Você chega no seu primeiro dia de trabalho como engenheiro Junior da empresa Cartepe S.A. O funcionário do RH que lhe recepcionou perguntou se você já tinha recebido os EPIs e já conhecia os EPCs da empresa.
Sobre o que o funcionário estava falando respectivamente?
Nota: 10.0
 A Equipamento de Proteção Coletiva e Equipamento de Proteção Individual
 B Equipamento de Produção Individual e Equipamento de Produção Coletiva
 C Equipamento de Prototipagem Individual e Equipamento de Prototipagem Coletiva Equipamento de Proteção Individual e Equipamento de Proteção Coletiva
Você acertou!
 D Justificativa: EPI – equipamento de proteção Individual, EPC – equipamento de proteção coletiva.
Vídeo aula 05 – tema segurança no trabalho
 E Nenhuma das anteriores
Questão 10/12 - Instalações Elétricas Industriais
Motor elétrico de corrente alternada é um equipamento rotativo que funciona a partir de energia elétrica, diferente de outros motores elétricos, o motor ca não precisa, necessariamente, qualquer entreposto dele à alimentação e serve, basicamente, para "girar" um segundo acoplado, ou movido. A partir dessas informações qual alternativa descreve o que é um motor de corrente alternada síncrono: A partir dessas informações qual alternativa descreve o que é um motor de corrente alternada síncrono:
Nota: 10.0
A Motor CA síncrono é um motor que pode trabalhar tanto com corrente alternada como continua ao mesmo tempo.
B Motorrotor CA síncrono é um motor que trabalha usando combustível fóssil diretamente no seu
Num motor CA síncrono a velocidade no campo magnético girante é igual a velocidade que está no rotor devido a o campo do rotor não depender do campo do estator
 C
Você acertou!
 D Num motor Ca síncrono temos escorregamento linear E
um tipo de motor muito parecido com o assíncrono, porém sua
rotação não funciona em sincronismo com a frequência, ocasionando escorregamento, que é o princípio de funcionamento desse tipo de motor.
Questão 11/12 - Instalações Elétricas Industriais (questão opcional)
O transformador que você usa em casa é monofásico, ele transforma tanto 127V em 220V como 220V em 127V. Existem, ainda, os transformadores usados em circuitos eletrônicos, que transformam a tensão da sua rede em tensões significativamente menores, ou seja temos diversos exemplos de uso de transformadores em C.A. na sua casa
Escolha a alternativa que corresponde o motivo de um transformador não funcionar em C.C (corrente contínua)
Nota: 0.0
A Um transformador só pode ser usado com corrente alternada, uma vez que nenhuma tensão será induzida no secundário, senão houver variação do fluxo de indução magnética
 B Quando usamos C.C. a corrente tem valores muito baixos.
 C Como a C.C. é so obtida por uma reação quimica não promove magnetismo
 D A C.C. tem quer ter o valor acima de 50A para fazer um Transformador funcionar. E Funciona em C.C. se o tranformador tiver 4 enrolamentos
Questão 12/12 - Instalações Elétricas Industriais (questão opcional)
Um indutor oferece uma oposição a uma variação de corrente. A medida desta oposição é dada pela reatância indutiva (XL) do circuito. A reatância indutiva depende da indutância do indutor e da frequência da corrente. A partir dessa definição escolha a alternativa que descreve qual a frequência uma bobina de 20mH de indutancia terá uma reatância de 100Ω ?
Nota: 0.0
 A f=100Hz
f=796Hz
	B f =
	XL
	=
	100
	
	
	= 796Hz
	
	
	2.Π.L
	
	6,28.20.10
	−
	3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
 C f=234Hz
 D f=20Hz
 E f=72Hz
.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando