Buscar

Avaliação de riscos e impactos ambientais - tarefa final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Risco e Impactos Ambientais
Data: 09 / 01 / 2023
Aluno (a): EDIANE PEREIRA DE SOUZA DOS SANTOS
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação vale 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Prática;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· Muito importante: as respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
· Caso utilize alguma informação de sites e/ou livros, devem ser colocados as referências bibliográficas, pois será considerado plágio e a tarefa será zerada.
Riscos à atmosfera - A poluição do ar é provocada pelo acúmulo de elementos como monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio, de enxofre, ozônio, compostos de chumbo, fuligem e fumaça branca que, em determinadas concentrações, podem apresentar efeitos nocivos ao homem e ao meio ambiente. Essas substâncias, conhecidas como poluentes atmosféricos, podem aparecer sob a forma de gases ou partículas provenientes de fontes naturais, como vulcões e neblinas, ou ainda de fontes artificiais, produzidas pelas atividades humanas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2015), a poluição atmosférica é responsável por mais de 7 milhões de mortes por ano no mundo devido à grande incidência de materiais particulados, constituídos por poeiras e fuligem, que estão entre os principais causadores de doenças ocupacionais, como a silicose e a asbestose. Além dos efeitos nocivos causados pela emissão de gases e particulados, os odores, as radiações ionizantes, as emissões radioativas e a poluição sonora também podem ser considerados como fatores de risco para a atmosfera. O crescimento nas taxas de incidência de algumas doenças ocupacionais de origem respiratória e as condições extremas de contaminação do ar, que se tornavam cada vez mais comuns em algumas regiões dos países industrializados, foram os principais fatores que atuaram em favor de um controle mais rigoroso do lançamento de poluentes no ar. Pode-se dizer que, hoje, não existem mais razões técnicas para que as indústrias continuem a lançar poluentes no ar, graças aos avanços alcançados nos projetos de instalações de filtragem e de tratamento de gases e vapores expelidos pelos processos industriais. Redes de monitoramento, modelos de dispersão e sistemas de medição contínua são alguns dos recursos técnicos disponíveis para assegurar um bom controle da qualidade do ar; no entanto, em razão dos custos elevados de muitas destas instalações, esse processo ainda pode ser postergado.
Obs: Material retirado de literatura que compõem o curso de Técnico de Meio Ambiente.
a) O que causa a silicose?
R: Trata-se de uma doença causada pela inalação da sílica livre cristalina, é um mineral que pode ser comumente encontrado na terra e que, ao entrar em contato com o organismo, sendo inalado, pode fazer com que o paciente desenvolva a doença.
b) O que causa a asbestose?
R: É causada pela inspiração de poeira contendo asbesto, também conhecido por amianto, que ocorre geralmente em pessoas que trabalham desempenhando funções que as deixam expostas a esta substância, podendo levar a uma fibrose pulmonar crônica, que não pode ser revestida.
c) A poluição pode ser facilmente observada em todo o mundo. Através desta alegação e em vários sites, há corroboração com a ideia central da pergunta, este fenômeno deveria ser tratado e enfrentado como uma doença que se disseminou em todo o planeta? Dê sua opinião a este respeito, mas já adianto que o tema não é para se debater sobre Covid. Até porque, houve várias pandemias em épocas priscas, muito mais mortais.
 R: Com certeza, as doenças por poluição do ar têm cada dia se tornado algo comum entre a população. As maiores pandemias ou doenças virais se proliferaram através do ar. Exemplo: coronavírus foi uma doença que antes de haver casos no Brasil acompanhávamos apenas na televisão, é hoje vemos que o mudo todo foi contaminado com esse vírus, assim como as doenças mais comuns como uma gripe. 
d) Na revista Exame em sua atualização em 25/3/2014 às 06:11, já nesta época, mais de 7 milhões de pessoas morrem por poluição. A primeira guerra, matou cerca de 20 milhões de pessoas e a segunda entre 70 e 85 milhões. Assim, ambas mataram entre 90 e 105 milhões de pessoas. Portanto, em 2022, quem terá matado mais, as duas grandes guerras ou poluição indicada dentro do período indicado, ou seja de 2014 a 2022?
R: Antes do coronavírus se alastrar pelo mundo um site de pesquisa publicou que a poluição é responsável por 1 a cada 4 mortes prematuras no mundo. Com certeza a poluição

Outros materiais