Buscar

Banner Hipoglicemia certo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
INTRODUÇÃO
CONCLUSÕES
 Segundo informações do Grupo de Trabalho na Hipoglicemia da Sociedade Americana de Diabetes (American Diabetes Association, ADA), o termo hipoglicemia é definido como “qualquer episódio de glicemia anormalmente baixa que expõe o indivíduo a um risco potencial”¹. Episódios de hipoglicemia associam-se a morbilidade significativa e possivelmente, a risco de mortalidade, por isso não deve ser subestimada. Pode se apresentar através de simples sintomas que passam desapercebidos até mesmo complicações sérias². Estudos científicos recentes evidenciam de forma crescente que a ocorrência de um quadro hipoglicêmico pode afetar de maneira prejudicial o cérebro e o sistema cardiovascular, aumentando consequentemente o risco para desenvolvimento de demência e doenças cardiovasculares³. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou realizar um levantamento das ocorrências de casos de hipoglicemia em atendimentos em um Centro de Assistência à Saúde localizado em Caratinga-MG.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
REFERÊNCIAS
1.Stefanova SD, et al. Hypoglycemia: causes risk factors and pathophysiology. Nursing Standard. 2013;27(42):42-48.
2.Unger J. Uncovering undetected hypoglycemia events. Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity: Targets and Therapy. 2012;5:57-74.
3.Snell-Bergeon JK, Wadwa RP. Hypoglycemia, Diabetes and Cardiovascular Disease. Diabetes Technology & Therapeutics. 2012;12(1):S51-S58.
HIPOGLICEMIA: LEVANTAMENTO DE OCORRÊNCIAS EM ATENDIMENTOS EM UM CENTRO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE LOCALIZADO EM CARATINGA- MG NO MÊS DE SETEMBRO DE 2018
Célia Maria Fernandes¹,
MSc. Kelle Gomes Cruz2, MSc. Brunela Demoner Rossoni Laignier2
1 Acadêmica do Curso de Nutrição; 2 Docente e pesquisadora do Departamento de Nutrição do
 Centro Universitário de Caratinga - UNEC
 Foram identificados 60 casos de atendimentos de hipoglicemia, em que 58,3% dos pacientes eram do sexo feminino e 41,7% do sexo masculino. O Gráfico 1 apresenta o número de atendimentos de acordo com a faixa etária.
Gráfico 1 – Prevalência do número de atendimentos de acordo com a faixa etária.
	Os dados obtidos dos diferentes grupos etários indicam que, a maior prevalência de hipoglicemia no município estudado, esteve presente no sexo feminino, com maior contingente na faixa etária acima dos 60 anos. De acordo com o exposto, verificou-se a necessidade de medidas de promoção da alimentação saudável com foco à faixa etária acima dos 60 anos. Tais medidas podem promover uma melhor qualidade de vida e vêm ressaltar a importância da ação do nutricionista frente à atenção primária de saúde.
Palavras-chave: Hipoglicemia, morbilidade, atendimentos.
	Os dados foram agrupados em atendimentos através dos fatores que ocasionaram o episódio hipoglicêmico. Como será mostrado no Gráfico 2 a seguir, dos 60 pacientes investigados, metade deles (50%) apresentaram hipoglicemia em consequência do diabetes mellitus, 41,6% da amostra apresentou glicemia anormalmente baixa devido a hipertensão e 3% em consequência de doença renal. Hipoglicemia por consequência do álcool houve apenas 1 caso (1,6%), assim como o fator má alimentação.
Gráfico 2: Número de pacientes vítimas de hipoglicemia em decorrência do diabetes, hipertensão, doença renal, álcool ou má alimentação.
	
Fonte: Banco de Dados do Hospital
Fonte: Banco de Dados do Hospital
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais