Buscar

ARTIGO SOBRE TINTAS

Prévia do material em texto

UNEMAT Nova Xavatina, 18 de Maio de 2018
 UNEMAT Nova Xavatina, 18 de Maio de 2018
 UNEMAT Nova Xavatina, 18 de Maio de 2018
APROVEITAMENTO DE TINTAS COM PROPRIEDADES TÉRMICAS
WALKIRIA PEDERIVA FERREIRA�
HELOISA MARTINS TEODORO�
Resumo
A crescente demanda por energia alienada a constante degradação do meio ambiente, impede a humanidade a buscar novos meios de manter a qualidade de vida, consumindo para isso o minimo de energia possível, pois o meio ambiente não terá a capacidade de suprir esse gastos, tais novos meios que exigem estudos e testes para garantir sua eficiência. Um dos metódos que está se mostrando altamente aplicável e eficiente, é a utilização de tintas com a finalidade de aclimatação e aquecimento, sendo altamente utilizavel por promover caractérisicas estéticas e térmicas, portanto, como protetoras e anticorrosivas, demonstrando-se assim altamente sustentáveis, se escolhidas, aplicadas e descartadas corretamente.
Palavras-chave: tintas, eficiência, aquecimento e aclimatação.
 
INTRODUÇÃO
A partir da crise energética mundial da década de 70, o tema eficiência energética vem ganhando cada vez mais foco, tendo em vista a alta demanda desde nicho e o alarmante crescimento poplacional acompanhada pela necessidade de um certo padrão de vida que exige energia elétrica para o mantimento de conforto, tais como luz, condicionamento térmico ativo(ar condicionado, aquecedores, umidificadores, etc.). No Brasil o bioclima predominante é clima tropical, onde no verão quente e chuvoso e no inverno com temperatura amenas e seca, gerando assim, um descorforto para a sociedade em suas moradias, causando uma maior demanda de energia independendo da estação do ano que estiver, de modo que surgem assim várias técnicas e estudos para minimizar os agentes de desconforto de maneira passiva ou com baixo custo energético.
Com intuito de reduzir o consumo energético e assim cooperar na tentativa de resolver esse problema recorrente aa utilizção de tintas deixando ter papel estético e parte para um papel funcional, que de acordo com estudos e técnicas de prdução imbuem a essa comum parte da construção civil propriedades termicas favoráveis a localidade e a variação termica, que se deseja atingir, agindo de maneira passiva, ou seja , sem gasto de energia, e assim resultam em uma eficiente retenção de gasto energético ativo compontos como aclimatação de ambientes, aquecimento de água. Portanto, a utilização de tinturas com cores escuras e metalicas, podem gerar um pré-aquecimento com a radiação solar,assim como tintas reflexivas que germa um resfriamento,em pontos onde há uma necessidade na região precária, com lugares que tem uma preferência psrs um sto de economia para aclimatação, tanto em edificios, quanto em objetos.
Esse artigo tem seu desenvolvimento baseado em testes, monografias e dissertações, assim como respeitando normas referentes a utilízação de tintas na construção civil, as tintas recebem sua classificassão primeiramente embasadas na utilízação dos materiais em sua composição,sendo ele que define as propriedades e os críterios para sua utílização, seguido posteriormente pela sua coloração que define sua aparência e interação com a luz e os raios solares, resultando em maior ou menos absorção do especro de luz causando maior ou menor aquecimento.
JUSTIFICATIVA
Grande parte da energia consumida no Brasil (77%), é provinda das usinas hidrelétricas de acordo com a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) do Ministério de Minas e Energia, tal energia tem em um de seus maiores consumidores a necessidade de aquecimento refrigeração de ambientes, tanto como aquecimento de sistemas hidráulicos, tal gasto poderia ser reduzido através ada utilização de métodos sem gasto energético. Como por exemplo, a utilização de coletores solares de baixo custo, a eficiência que esses métodos expressa geralmente está ligada a pigmentação e material do qual são feitas as tintas no processo envolvido
 
MATERIAIS E MÉTODOS 
Com o passar das eras e a ascensão da humanidade, o homem primitivo com limitados recursos verbais viu se na necessidade de se comunicar e passar o que se sabia a diante, tal obstáculo se viu sanado a partir da utilização da história escrita, possível graças ao advento da tinta, originalmente provinda de fontes biológicas ou minerais e manejada nas paredes de cavernas para a perpetuação da informação (POLITO, 2006).
Na atualidade, conclui-se que a tinta é composta na sua totalidade por quatro elementos, sendo eles; pigmentos, resinas, solventes e aditivos. Assim sendo os pigmentos concedem a característica da cor e cobertura, as resinas ou ligantes aderem e dão liga aos pigmentos já os solventes são responsáveis por produzir a textura desejada. Quando se leva em conta a grande diversidade de aditivos que se encontram no mercado, se observa uma imensa capacidade de imbuir a tinta uma série de características, sejam ela orgânicas ou solvente a base de agua. Assim sendo, a tinta é um composto liquido, usualmente viscoso que é constituída de um ou mais pigmentos dispersos em um aglomerante líquido que, ao sofrer um processo de cura quando estendida em película fina, forma um filme opaco e aderente ao substrato (ABRAFATI, 2009).
Com o intuito de adequar os ambientes para o seu público ou para a impressão visual que se busca atingir, as cores são utilizadas como truques, visando utilizar bem suas características, como a ampliação e afastamento causada pela utilização de cores claras e a redução e aproximação aparentadas pela utilização de cores escuras. A utilização correta da paleta de cores disponível para um arquiteto ou engenheiro pode resultar em um melhor aproveitamento de ambientes , como a aplicação de cores claras em corredores estreitos e pigmentos escuros em suas extremidades, pode-se também atingir tal objetivo quando se procura estender ou reduzir visualmente o tamanho de uma parede, se a ideia é ampliar sugere-se a implantação de duas cores na horizontal com divisão a meia altura, se a cor escura for aderida a parte superior o resultado é redução, no caso contrário o resultado é o oposto. Cores também podem ser utilizadas para exaltar ou ocultar características. A escolha da cor deve ser baseada também no tempo de permanência que os indivíduos estarão expostos a tal ambiente, visando não sobrecarregar o público, um bom exemplo deste requisito é a paleta de cores utilizada em hospitais, quartos exigem conforto, já a sala de cirurgia exige atenção e áreas comum tem a liberdade de ter sua coloração mais ousada. De acordo com a figura 1, o espectro cromático seria uma separação de cores por um gráfico, onde cores que estiver com a letra ‘A’ são cores primárias que trazem um conforto termino maior, letra ‘B’ seria as cores secundárias e a letra ‘C’ seriam as cores terciarias, onde são misturas das primeiras core primárias, ANGHINETTI (2012).
Figura 1 - Diagrama de cores (espectro cromática).
Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao?deco_cores.html
O mercado de hoje e os avanços tecnológicos que o levou a apresentar um diversificado leque de propriedades e funções para as tintas utilizadas na construção civil, resultando em uma grande quantidade de produtos e técnicas que resultam em utilidades como reduzir a absorção de água, melhorar aspectos de higiene, resistência à abrasão, resistência ao crescimento de fungos, antiestética, conforto térmico, entre outros (CUNHA, 2011).
As tintas apresentam extrema importância na construção civil, primeiramente pelo alto custo de implantação, tendo em vista as grandes superfícies a serem recobertas, embora visto pela maioria como o simples ato de decoração, porém como visto anteriormente nas citações de Wismar, sua correta utilização pode render resistênciae proteção ao substrato, assim como facilitar a higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, influir psicologicamente nos indivíduos recorrentes e por fim isolar termicamente conforme será relatado neste trabalho, (AKZONOBEL).
A cor de um objeto é definida pela área do espectro de luz a qual o mesmo reflete, as cores absorvidas não são vistas, e representam o ganho térmico do objeto, quando mais reflexiva a cor menor o ganho de temperatura (ABRAFATI, 2010).
Tabela 1- efeito das cores
	TABELA DE CORES
	COR
	SENSAÇÃO
	APLICAÇÃO EM EDÍFICIOS
	Branco
	de limpeza e amplitude, sendo refletor na maior parte da luz que incide 
	o exterior de edificações
	 Amarelo 
	ativa o intelecto e a comunicação
	em ambientes sociais e locais de estudo. 
	Vermelho
	estimula os impulsos, o entusiasmo, os movimentos e o apetite
	ambientes comuns como salas de jantar
	Laranja 
	estimula o equilíbrio, a comunicação, a confiança e o apetite
	em ambientes de estudo e áreas de convívio social
	 Azul 
	suaviza o ambiente, possibilitando tranquilidade serenidade
	aplicação em quartos 
	Verde
	dá confiança e dá esperança
	em todos os ambientes
	Violeta 
	com o tom escuro é sofisticada e dramática, clara tem efeito calmante
	escura em ambientes luxuosos e violeta clara usada em locais de meditação
	Preto 
	a cor que mais absorve a luz da elegância, sobriedade e poder
	 a que mais aquece o ambiente, se restringir a detalhes no acabamento por esse fato
	 Cores Neutras (pastéis, marrons e cinzas.)
	 para suavizar e equilibrar os ambientes
	ao passo que o uso exclusivo de cores neutras pode causar tédio
Fonte: Adaptado de Anghinetti (2012).
As tintas de base resina e de base cerâmica se diferem pois dois simples motivos, as a base de resina com sua deposição formam uma película plástica sobre o substrato, resultando assim em uma impossibilidade de troca de gases com o ambiente, tal característica não se faz presente em tintas à base de silicone, pois essas tintas reagem com o substrato permitindo assim trocas de gases e vapor de água. Já as tintas de base cerâmica, produzidas a partir de cal, cimento terra e silicatos permitem a respiração do substrato, não selando, ou plastificando o mesmo. Deste modo, tintas cerâmicas apresentam menos danos ambientais tanto na aplicação quanto no descarte.
Grande parte da energia gasta usualmente em uma residência de baixa renda tem sua origem na necessidade do aquecimento de água, para garantir uma melhor qualidade de vida. Tal tecnologia de aquecimento é efetuada a partir da utilização de resistências, tecnologia está de alto consumo , estima-se que dos 24.8% de energia que são reservados para o setor residencial, de 25 a 35% da energia é utilizada somente pelo chuveiro elétrico, o que representa um consumo de 6,5% a 8,7% de toda energia produzida no país. Portanto com este ponto em vista, a utilização de tintas para a produção de captadores solares de baixo custo pode se mostrar uma eficiente saída para a resolução deste empecilho, tendo em vista a alta absorção efetuada por cores escuras em tubulações, que fazem parte do sistema hídrico da residência, para o meio de sustentabilidade em projetos de residências e edifícios, onde se busca água aquecida a partir de fontes energéticas passiva. A cor da superfície externa causa um efeito considerável na temperatura interna, podendo gerar variações de 6°C no verão e de até 4°C no inverno (CASTRO, 2002) . 
CONCLUSÕES 
A necessidade de desenvolvimento de técnicas que visam a eficiência energética é uma assustadora realidade que deve ser abraçada para que a sociedade sobreviva ao crescimento populacional e a demanda crescente, assim sendo, a utilização de tintas se mostra uma técnica promissora para aclimatação de ambientes e aquecimento de agua, sua utilização requer mais estudos, para que a abordagem cientifica possa tornar estas saídas industrializáveis e assim possam ser acessíveis a todas as classes , tendo em vista que a crise energética trata-se de um problema socioambiental. A utilização de tintas reflexivas tem sua utilidade exacerbada em construções que exigem o resfriamento do seu interior, realizada pela reflexão dos raios solares, já o aquecimento o de ague, problema exaltado neste trabalho, pode ser sanado pela utilização de cores escuras capazes de capturar todo este espectro de luz. Assim sendo, a escolha correta de tintas, levando em conta sua finalidade meio de aplicação, resistência necessária, ambiente, e aclimatação, pode se mostrar uma poderosa ferramenta contra o desperdício exagerado de energia.
REFÊRENCIA BIBLIOGRÁFICA 
ANGHINETT, Izabel Cristina Barbosa. TINTAS, SUAS PROPRIEDADES E APLICAÇÕES IMOBILIÁRIAS. 2012. Disponível em: <http://pos.demc.ufmg.br/novocecc/trabalhos/pg2/90.pdf>. Acesso em: 17 maio 2018.
CUNHA, Andreza de Oliveira. O estudo da tinta/textura como revestimento externo em substrato de argamassa. 2011. Disponível em: <https://proceedings.galoa.com.br/cobeq/cobeq-2016/trabalhos/...>. Acesso em: 17 maio 2018.
CASTRO, A. P. A. S.. Análise da refletância de cores de tintas através da técnica. espectrofotométrica. 2002. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/267557432_A_ILUSAO_DAS_CORES_NA_IDENTIFICACAO_DA_ABSORTANCIA_SOLAR_DE_SUPERFICIES_OPACAS>. Acesso em: 17 maio 2018.
PEREIRA, Renato C. et al. EFICIÊNCIA TÉRMICA DE COLETORES SOLARES DE BAIXO CUSTO - CSBC. 2006. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Julio_Bartoli/publication/267715226_EFICIENCIA_TERMICA_DE_COLETORES_SOLARES_DE_BAIXO_CUSTO_-CSBC/links/56449fdb08ae451880a859d9/EFICIENCIA-TERMICA-DE-COLETORES-SOLARES-DE-BAIXO-CUSTO-CSBC.pdf>. Acesso em: 17 maio 2018.
POLITO, Giulliano. DISPERSÃO DE DIÓXIDO DE TITÂNIO EM FORMULAÇÕES DE TINTAS. 2006. Disponível em: <https://proceedings.galoa.com.br/cobeq/cobeq-2016/trabalhos/...>. Acesso em: 17 maio 2018.
� Docente do curso de Engenharia Civil, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Professora Walkiria Pederiva Ferreira, BR 158, Nova Xavantina – MT. E-mail: arqpederiva@gmail.com
�Acadêmico do curso de Engenharia Civil, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Travessa Tancredo Neves, Nova Xavantina – MT. E-mail: heloisateodoro72@gmail.com

Continue navegando