Buscar

Cinemática dos Fluidos: abordagem Lagrangiana e Euleriana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cinemática dos Fluidos: abordagem Lagrangiana e Euleriana.
No campo das ciências exatas, cinemática é o estudo do movimento, e mais precisamente na mecânica dos fluidos, a cinemática dos fluidos busca compreender o comportamento do escoamento e descrever o movimento de corpos fluidos (líquidos e gases). Existem duas formas de descrever o movimento dos corpos: a descrição lagrangiana e a descrição euleriana.
As leis da física descrevem sistemas usando Lagranger, propriedades de partículas são descritas como função do tempo ao longo de sua trajetória. Na descrição lagrangiana, é preciso acompanhar a posição e a velocidade das partículas individualmente, tornando sua análise análoga à análise de sistemas, seguindo uma massa de identidade fixa.
A abordagem lagrangiana torna-se difícil quando se trata de fluidos, sendo impossível seguir o sistema de infinitas partículas (do ponto de vista microscópico) além de ser contínuo, de modo que a interações entre parcelas de fluidos não são tão fáceis de descrever (do ponto de vista macroscópico).
Sendo então a descrição euleriana o método mais comum a ser utilizado para fluidos. Na descrição euleriana, é possível definir as variáveis de campo, como o campo de velocidade e o campo de aceleração, em qualquer local e instante de tempo no volume de controle (volume finito do fluido a ser analisado). Defini as variáveis de campo em função do tempo e do espaço, de forma de forma escalar ou vetorial, e coletivamente o conjunto de variáveis de campo definem o campo de escoamento.

Continue navegando

Outros materiais