Buscar

Exercício de fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de fixação – Ecologia e ecossistemas
1-Quais os cinco principais níveis de organização na escala ecológica?
Organismo, população (conj. De organismos de uma mesma espécie que vivem juntos), comunidades (conj. De organismos de variadas espécies que vivem juntos e interagem entre si > animais, plantas e organismos), ecossistemas (comunidade e todos os fatores abióticos existentes com os quais os seres vivos interagem) e biosfera (conj. De todos os ecossistemas).
2-Por que é possível delimitar concretamente um organismo e o mesmo não pode ser feito com uma comunidade, ou seja, esta seria uma unidade abstrata?
Um organismo é um ser de uma só espécie que está limitado ao meio em que vive. A comunidade representa o mais arbitrário e abstrato de todos, pois, como nem todas as espécies que vivem juntas interagem de modo significativo, muitas vezes é difícil decidir quem participa ou não da comunidade.
3-Por que um organismo é a unidade basal da Ecologia?
A ecologia estuda a relação entre os seres vivos e seu ambiente, que são os fatores abióticos e bióticos (organismos que partilham o mesmo habitat). Logo o estudo se inicia com um organismo em si, para entender sua população, comunidade, ecossistema e a biosfera como todo.
4-O que diferencia uma população de uma comunidade?
População é um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um determinado momento. Já a comunidade é um conjunto de populações que vivem numa mesma área e tempo.
5-O que diferencia uma comunidade de um ecossistema?
Comunidade é a população de animais de diferentes espécies que vivem numa área num determinado tempo. O ecossistema é o conjunto de uma comunidade e seu biótopo (habitat em que vive).
6-Com base em quê os ecossistemas são distinguidos?
Os ecossistemas são espaços naturais com características peculiares e grande biodiversidade, inicialmente divididos em aquáticos e terrestres, e depois de acordo com suas características peculiares. Por exemplo no Brasil, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, etc.
7-Dentro de qual nível hierárquico são realizados os estudos de:
a) diversidade de espécies > ecologia das comunidades
b) adaptações fisiológicas ao ambiente > ecologia de organismos
c) fluxo de energia > ecologia de ecossistemas
8. Quanto as fontes de energia e origem do carbono quais os modos de vida dos organismos?
Quanto às fontes de carbono podem ser autotróficos (utilizam CO2 ou CO) ou heterotróficos (utilizam compostos orgânicos). Quanto às fontes de energia são fototróficos (utilizam luz solar) ou quimiotróficos (utilizam energia de compostos químicos). Daí temos:
-Fotoautotróficos: metabolismo via fotossínteseutilizam a luz solar para converter CO2 em glicose. (plantas, algumas bactérias).
-Fotoheterotróficos: utilizam a luz como fonte de energia, mas não convertem CO2 em moléculas orgânicas, utilizam compostos orgânicos. (algumas bactérias)
-Quimioautotrófico: metabolismo via quimiossíntese, sintetizam carbono orgânico utilizando energia proveniente da oxidação de compostos inorgânicos, para reduzir CO2 e convertê-lo em carboidrato (algumas bactérias).
-Quimioheterotrófico: degradam carbono orgânico da alimentação por oxidação gerando CO2 e energia. (animais, fungos e maioria das bactérias)
9. Explique como a matéria circula dentro dos ecossistemas.
A matéria circula dos produtores para os consumidores e de ambos para os decompositores e destes novamente para os produtores. Chama-se nível trófico a cada uma destas etapas.
Assim por exemplo, a couve (produtor) pertence ao 1º nível trófico; o caracol, que se alimenta da couve (consumidor de 1ª ordem) pertence ao 2º nível trófico; a galinha (consumidor de 2ª ordem) pertence ao 3º nível trófico; o homem que come a galinha (consumidor de 3ª ordem) pertence ao 4º nível trófico; as bactérias e os fungos que degradam qualquer deles, pois são decompositores, pertencerão ao nível trófico seguinte em relação ao do organismo que estão a degradar.
10. O que é uma cadeia trófica?
A cadeia trófica, também chamada de cadeia alimentar, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema. A cadeia trófica não representa adequadamente um ecossistema, as cadeias tróficas são lineares, o que não mostra a verdadeira complexidade de um ecossistema. Em um dado ambiente, um animal pode ser, por exemplo, um consumidor terciário e também secundário. Sendo assim, a representação mais adequada da complexidade de um ecossistema é a teia alimentar.
11. Por que se diz que os produtores primários são a base da cadeia trófica quanto a entrada de matéria e energia no ecossistema?
Produtores primários são organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia trófica e normalmente são representados por organismos fotossintetizantes.
12. Qual a principal importância ecológica dos decompositores?
Pois eles são os responsáveis por reciclar a matéria orgânica. Fazem parte fungos, bactérias e protozoários, e são considerados heterotróficos, pois dependem da matéria orgânica.
13. Faça um esquema de uma teia alimentar indicando a condição trófica de cada espécie da comunidade
Algas (produtor primário), orca (consumidor 1,2,3,4,5), krill (consumidor 1), foca (consumidor 1, 2,3), baleia azul (consumidor 1,2,3), pinguim (consumidor 1 e 2).

Continue navegando