Buscar

AP1 GET II (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GET II
AP1 
Relacione os itens abaixo quanto as funções e procedimentos executados por um gerente geral de um meio de hospedagem visto na Aula 5 (1,0)
Planejamento -----------------Desenvolver um orçamento operacional
Avaliação -------------Analisar até que ´ponto os planos de longo e curto prazo foram executados
Pessoal ---------- Selecionar, orientar um novo gerente para cada cargo
Direção ---------- Supervisionar o trabalho dos gerentes de cada setor
Controle --------- Empreender ações corretivas quando os orçamentos não foram cumpridos
Questão 2 
Como aprendemos na Aula 9, marque a alternativa correta (1,0)
Sobre o setor de Gerência Geral
Em hotéis de pequeno porte geralmente não há setor de gerencia geral, pois a administração do empreendimento é feita pelo próprio dono.
Nos hotéis, o setor de gerência é responsável somente pela área financeira e marketing, se responsabilizando também pela situação de eventuais conflitos.
Dentro da hierarquia de um empreendimento hoteleiro o gerente geral está equiparado aos gerentes de outros setores.
A presença de um gerente geral não é suficiente para um bom andamento das atividades hoteleiras. È preciso também a atuação de uma outra pessoa na manutenção do estabelecimento como um todo.
Sobre o setor de Governança
A função da governança está ligada somente à limpeza dos apartamentos.
A governança deve sempre que necessário prestar serviços também no lobby do hotel, que é a área de lazer do empreendimento.
A governanta possui funções gerenciais sendo responsável por parte das coisas que ocorrem no setor.
Pessoal de apoio, camareira e supervisora de andares executam serviços no setor de governança.
Setor de Recepção
O setor de recepção é responsável pelo check-in entrada de hospedes, e check-out. saída de hospedes 
O controller és responsável por controlar o nr mensal de entrada de hóspedes, estando também responsável por desenvolver estratégias para aumentar a ocupação do hotel em baixa temporada.
O concierge está ligado a criação e manutenção de uma rede de fornecedores para os hospedes em outras empresas e áreas da cidade.
Os mensageiros ou bell boys são profissionais que trabalham especialmente após as 22 hrs enviando recados destinados aos hospedes por debixo das portas das UHs
Sobre o setor de Reservas 
O setor de de reservas também chamado View Office é responsável por fazer reservas dos hospedes no meio de hospedagem.
O setor de reservas é o mesmo da telefonia e está situado fora do olhar dos hospedes, mas em hotéis menos informatizados está situado próximo a recepção.
Em hotéis de pequeno porte as tarefas de um setor de reservas são realizadas pela própria recepção do empreendimento.
A determinação do valor das diárias de um hotel é feita pelo setor de reservas e este valor é fixo durante todo o ano.
Com relação ao setor de A & B de um hotel, visto nas Aulas 5, 9 e 10 complete os espaços em branco corretamente de acordo com cada definição (2,0)
O Restaurante pode ser entendido como um estabelecimento público onde se serve comida mediante pagamento.
O chefe Saucier trabalha como chefe de molhos do restaurante.
O sommelier é funcionário responsável por zelar a adequada conservação dos vinhos e bem como controlar o inventário e elaborar a carta de vinhos.
O chefe Entremetier é conhecido no setor de A & B como o chefe de legumes e verduras.
O gerente de A & B é responsável por supervisionar e controlar todo trabalho executado no estabelecimento de A & B.
O garçom realiza a míse-en-place e eventualmente prepara o bufê.
O chefe de patissier coordena a confeitaria da cozinha.
O commis é o profissional que auxilia o garçom e mantém o aparador em ordem.
O chefe rotisseur é o chefe de assados do restaurante.
O chefe de cozinha é o funcionário chefe que eventualmente substitui o gerente de cozinha.
Relacione os termos e definições abaixo sobre as formas de administração e propriedades dos meios de hospedagem, conteúdo da Aula 8 (1,0)
Franchising ----- Relacionado a distribuição e comercialização de produtos e serviços.
Contrato de Administração ----- É a forma de controle mais comum no mercado.
Hotel próprio ----- Tem sua formação jurídica contábil e administrativa sob responsabilidade da rede.
Franquia ----- É o estabelecimento instalado, operado e gerido pelo franqueado de acordo com os padrões fornecidos no contrato com o franqueador.
Royalties ----- Percentual sobre o faturamento pago pelo franqueado ao franqueador pelo uso da marca. 
Marque verdadeiro ou falso. (1,0)
V – Os albergues são meios de hospedagem que diferem dos demais por serem de uso coletivo, porém, existem alguns que também possuem quartos individuais, normalmente mantendo os banheiros coletivos. É comum também a cozinha estar aberta para que os hospedes preparem seus alimentos
V – As UHs são espaços reservados no empreendimento hoteleiro, destinados ao descanso, acomodação, higiene, e conforto do hospede, ao qual todos os meios de hospedagem possuem
V – Segundas residências estão historicamente ligadas à ideia de herança e patrimônio, seja econômico ou emocional da família proprietária
F – O apart hotel e o lodge são pessoas jurídicas que exploram ou administram meios de hospedagem e que tem em seus objetivos sociais o exercício da atividade hoteleira
V – Os resorts, também chamados de hotéis econômicos apesar de possuírem suas UHs simples geralmente dispõem de uma grande área de lazer, o que faz com que esses empreendimentos sejam bastante procurados em todos os períodos do ano
V – No Brasil, o camping tem se modernizado bastante, já possuindo banheiros e cozinhas equipadas
F – Segundas residências e cama e café são meios de hospedagem que se dão através de prédios residências onde os mesmos precisam possuir cadastro e estarem de acordo com o que regulamenta o Ministério do Turismo, sendo vistoriados anualmente pelo MTur
V – Cama e café é um tipo de hospedagem que aparentemente favorece o desenvolvimento de um turismo mais sustentável, já que não se expande agredindo o meio ambiente e também oferece uma alternativa de negócio para as comunidades que muitas vezes pelas próprias leis de preservação, acabam ficando sem poder trabalhar em suas atividades originais
V – O sistema de meia-pensão e pensão completa funciona como uma forma prática de controlar o horário de saída do hospede, devendo o mesmo informar a recepção no seu momento de entrada o seu horário de saída pretendido
V – Os cruzeiros são também entendidos como meios de hospedagem moveis e são muito semelhantes aos resorts por terem uma grande oferta de lazer
De acordo com a Aula 7, responda abaixo;
Qual a diferença existente entre hospitalidade e hospedagem? Explique a importância destes para a cadeia produtiva do turismo.
Hospitalidade está ligada às maneiras, à etiqueta, a expressões e a equipamentos físicos postos a disposição daquele que está fora do seu lar. 
Hospedagem se refere ao oferecimento de acomodações para uso pessoal repouso ou outro motivo.
A hospitalidade, apesar de ser uma atividade humana que vem se desenvolvendo de forma natural há anos, pode ser treinada e também evidenciada em muitas estruturas dos meios de hospedagem. A qualidade percebida pelos hóspedes pode ser trabalhada em esferas de treinamento de pessoal, de infraestrutura e de procedimentos adotados pelos meios de hospedagem.
O que significa acessibilidade em meios de hospedagem? Cite e explique dois processos facilitadores para comunicação com pessoas com necessidades especiais.
Acessibilidade condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Diferente do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmentemímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Braille é um instrumento de leitura com relevo, utilizado em todo o mundo, para pessoas cegas. “De acordo com a NBR 9050:2004, as informações em Braille não dispensam a sinalização visual dos espaços, incluindo caracteres ou figuras em relevo. Tais informações devem se posicionar abaixo dos caracteres ou figuras em relevo; da mesma forma, o arranjo de seis pontos e o espaçamento entre as celas Braille devem atender às condições de que trata a norma citada. (...). Os textos, figuras e pictogramas em relevo são dirigidos às pessoas com baixa visão, às que ficaram cegas recentemente ou às que ainda estão sendo alfabetizadas em Braille

Outros materiais