Buscar

2 Introdução à Libras

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: LIBRAS
Professora: Maria Carolina de Freitas Moura
LIBRAS
UNIDADE 2
INTRODUÇÃO À LIBRAS
OBJETIVO:
Desfazer alguns mitos relacionados às Línguas de Sinais e introduzir os aspectos linguísticos da Libras
Apresentar aos alunos os parâmetros básicos da Língua de Sinais, essenciais à formação da Libras
No Brasil a Libras é reconhecida como Língua oficial desde o ano de 2002. Ao contrário do que muitos pensam as Línguas de Sinais não universais. Da mesma forma que os ouvintes em cada país tem suas próprias línguas orais, cultura e costumes os surdos também possuem. Existem as Línguas de Sinais Americana, Chilena, Espanhola...  e cada uma delas independe da língua oral majoritária do país.
É interessante notar que na Língua de Sinais também existe sotaque. O regionalismo pode influenciar a forma como sinalizamos, a variação linguística. Alguns sinais, no Sul por exemplo, podem se apresentar de forma diferente na Região Norte, mas isso não constitui barreira na comunicação entre a comunidade surda que domina a Língua de Sinais.
Nem todos os surdos dominam a Língua de Sinais. Se formos comparar, uma criança ouvinte, nascida numa família ouvinte adquirirá a língua oral de forma natural pois está inserida num contexto familiar em que todos oralizam já a criança surda, por vezes, não tem um modelo usuário da Língua de Sinais como referência.
A partir daqui passamos a entender a importância de adquirir a Língua de Sinais para a criança surda, uma Língua que como todas as Línguas orais possui os níveis linguísticos que a diferenciam da linguagem. Os níveis linguísticos são: fonológico, morfológico, sintático e semântico
Para formarmos uma palavra temos que juntar fonemas e grafemas que são sons e letras respectivamente. Nas Línguas de Sinais os fonemas, que são unidades mínimas, correspondem aos Parâmetros da Língua de Sinais 
Configuração de mão
Movimento
Ponto de articulação
Orientação/ Direção
Expressões Faciais
CONFIGURAÇÃO DE MÃO
MOVIMENTO
DESCULPA
TRABALHAR
PONTO DE ARTICULAÇÃO
ORIENTAÇÃO / DIREÇÃO
EXPRESSÕES FACIAIS
Referências:
FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico: livro do professor. 6ª ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
QUADROS, R. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
QUADROS, R. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Continue navegando