Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
ESTUDO DIRIGIDO  - NEUROANATOMIA

Pré-visualização | Página 2 de 2

- Braços e mãos;
Dermátomos lombares e dos membros inferiores - Pernas e pés;
Glúteos
Explicar todas as diferenças (anatômicas, funcionais, neuroquímicas) entre os dois sistemas que participam do controle eferente das vísceras.
No SN Simpático, os neurônios pré ganglionares localizam-se na medula torácica e lombar (entre 1º torácica e 2º lombar) denominado, tóraco lombar.
Suas fibras são curtas. Já os neurônios pós ganglionares estão longe das vísceras e próximo da coluna vertebral. Suas fibras são longas.
Existem drogas (adrenalina e noradrenalina) que imitam a ação do SN simpático, são denominadas simpaticomiméticas e vão estimular.
No SN parassimpático os neurônios pré ganglionares localizam-se no tronco encefálico e medula sacral (S2 a S4), denominado, crânio sacral. Suas fibras são longas. Já os neurônios pós ganglionares estão próximos ou dentro das vísceras e suas fibra são curtas.
Existem drogas (acetilcolina) que imitam a ação do S.N. Parassimpático, são denominadas parassimpaticomiméticas e vão inibir.
O sistema simpático é antagonista (atua ao contrário) ao parassimpático em um determinado órgão, mas existem algumas exceções como nas glândulas salivares, onde os dois sistemas aumentam a secreção.
Nos órgãos genitais o parassimpático é responsável pela ereção e o simpático pela ejaculação.
O cerebelo : (a) indicar a localização, (b) citar as demais estruturas cerebrais com quais ele troca informações, (c) explicar, a partir dai, seu papel funcional.
Está situado no interior da cavidade craniana, inferior ao cérebro posterior ao tronco encefálico
Faz conexão com a medula e com o bulbo e com a ponte do mesencéfalo
É responsável pela coordenação dos movimentos, manutenção da postura, regulação dos tônus musculares, controle do equilibro, atividades rápidas
Qual estrutura cerebral é responsável por regular a temperatura corporal? Descrever os circuitos envolvidos e os mecanismos fisiológicos desencadeados para lutar contra o frio e contra o calor. O que acontece no caso da febre?
Hipotalamo, se a temperatura corporal estiver alta, o Hipotálamo faz com que os capilares que passam pela pele aumentem de diâmetro, permitindo que o esfriamento do sangue. 
Quando nosso organismo é invadido por agentes infecciosos, os glóbulos brancos são ativados e começam a combater esses invasores. Esse processo aumenta a produção de agentes inflamatórios “do bem”, chamados prostaglandinas, que ajudam no processo de eliminação da infecção. Quando esses agentes chegam ao cérebro, estimulam o hipotálamo, que aumenta a temperatura do corpo. Os glóbulos brancos produzem prostaglandinas, que ao chegar ao cérebro, aumentam a temperatura do corpo, porque assim vai dar mais fortalecer o sistema imunológico no combate à infecção.
Página12