Buscar

Pulo do gato

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pulo do gato
	O grande perigo do jornalista que começa é o de cair na presunção psicológica. É claro que, tratando da sociedade, o jornalismo é também um pouco de sociologia – mas a sociologia deve ir para o lugar próprio, os artigos elaborados com mais tempo, os editoriais e tópicos e, bem digeridas em um texto fluído, a reportagem.
	Jornalismo é razão e emoção. O texto apenas racional é frio, e só comunica aos que se encontrem diretamente interessados no assunto. O texto deve saber dosar emoção e razão, e é nesse equilíbrio que está o chamado “pulo do gato”. Muitos jornalistas acreditam que o adjetivo emociona. Enganam-se. Quanto mais despida uma frase, mais cortante o seu efeito. 
	“E amolou o machado, preparou um toco para servir de cepo, chamou o menino, amarrou-lhe as mãos, fez-lhe um sinal para que ficasse calado, e rachou o seu corpo em sete pedaços. O menino P., de cinco anos, não era o seu filho e F. descobrira isso poucos minutos antes, quando discutia com a mulher”. Leads* como esse são sempre possíveis na reportagem de polícia: não necessitam de adjetivos. .As tragédias, como os cantores famosos, dispensam apresentações.
(Santayana, Mauro – Imprensa: Jornalismo e Comunicação, ano 1, 11: 34 São Paulo Feeling Editorial, 1988)
* Lead é palavra inglês, usada no jornalismo para indicar um pequeno texto de apresentação de um texto maior.
1)
a. Qual é o antecedente a que se refere o pronome relativo que na linha 1? JORNALISTA
b. Na frase “O grande perigo do jornalista que começa é o de cair na presunção sociológica”, o o em destaque é um pronome demonstrativo. A que elemento do texto ele se refere? PERIGO
2) Nas linhas 2 e 3, o autor afirma que “o jornalismo é também um pouco de sociologia”. O uso da palavra também faz pressupor algum outro significado além do que está explícito no texto? SIM – O DE SOMENTE DÁ NOTICIA SEM PROFUNDIDADE E OBSERVAR AS QUESTÕES SOCIAIS. O JRNALISMO RACIONAL, FRIO.
3) Na linha 3 ocorre o conectivo mas, que manifesta uma relação de contradição entre dois enunciados. Como se explica essa contradição? O JORNALISMO PODE CONTER SOCIOLOGIA, NÃO COMO UM TODO E SIM COMO PARTE.
4) Na linha 6, ao dizer que o texto apenas racional é frio, o que pretende dizer o autor com o uso de apenas ? QUE CONTEM SOMENTE A RAZÃO, SÓ CUMUNICARÁ AOS DIRETAMENTE INTERESSADOS.
5) Na linha 10, a expressão quanto mais manifesta uma relação proporcional entre dois termos. Quais são os dois termos dessa relação proporcional? JORNALISMO RACIONAL E JORNALISMO EMOCIONAL.
6) Na linha 13, a quem se refere o lhe que ocorre em “amarrou-lhe as mãos” e “fez-lhe um sinal” ? AO MENINO P...
7) Na linha 14, está dito: “e rachou o seu corpo”; na linha 15 afirma-se: “não era o seu filho”. A que termos se refere o pronome possessivo seu em cada caso? NA 1ª COLOCAÇÃO SE REFERE AO CORPO DO MENINO P... E NA 2ª COLOCAÇÃO ESTA SE REFERINDO A DO PERSONAGEM F.
8) Nas linhas 15 e 16, afirma-se: “F. descobriu isso poucos minutos antes...”
a) O pronome isso faz referência a que elemento do texto? A DESCOBERTA QUE O MENINO P NÃO ERA SEU FILHO.
b) O advérbio antes reporta a que tempo? PASSADO
9) Em “Leads como esse”, linhas 16 e 17, o pronome esse a que se refere? AO TEXTO.

Outros materiais