Buscar

ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO

Prévia do material em texto

ARQUITETURA E URBANISMO
“ARQUITETURA DA DESTRUIÇÃO”
	
06 de abril de 2015
Ribeirão Preto
Documentário: A Arquitetura da Destruição
O Poder da Arquitetura
A arquitetura existe desde que o homem viu a necessidade de se abrigar para sua proteção. Tem como principal objetivo planejar, projetar e desenhar espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem.
O documentário “Arquitetura da Destruição” traça a trajetória de Hitler com a arte.
O objetivo de Hitler era “purificar” a Alemanha, perseguindo judeus e pessoas com deficiências, se referindo a eles como um câncer que precisava ser removido da sociedade Alemã.
Os nazistas acreditavam que a beleza era sinônimo de saúde e para eles as obras modernas distorciam o valor humano e representavam deformações na genética da sociedade. Hitler fazia da antiguidade um de seus modelos para a beleza.
Na arquitetura, as ideias surgiam através do princípio da ruína, baseado na construção de edifícios grandes e monumentais, pois Hitler acreditava que o que mais fazia lembrar os grandes períodos da historia eram suas edificações.
O monumento é, portanto, uma herança á memoria coletiva, criado pela mão do homem e por ele edificado, que o farão símbolo de uma mensagem ou aviso que quis ser passado e conservar sempre presente na consciência das gerações futuras a lembrança de tal ação. 
Os avisos simbolizados no monumento são ditos através do poder. Quem está no poder, espera que o monumento criado traga como resposta respeito, admiração e até mesmo medo.
Construir, portanto, representa a necessidade de mostrar poder e força.
Palácios e igrejas, por exemplo, manifestavam o poder, a fortaleza, e Dus. Grandes mansões representam riqueza, poder através da classe social. 
O poder da arquitetura é tão intenso que pode levar a destruição. Essa é a mensagem que trás o documentário.
A ambição pelo poder, pode fazer com que a arquitetura seja usada para primeiramente destruir, através de guerra e perseguição, o que diriam ser impuro, estar fora do padrão imposto por quem está no poder, para depois construir o que acreditam ser a reorganização do mundo, usando ideias do que acreditam ser perfeito.

Continue navegando