Buscar

Efeitos Biológicos da Radiação

Prévia do material em texto

Efeitos biológicos das radiações 
A radiação se propaga a partir de uma fonte que emite energia, podendo ser transmitida em forma de partículas ou ondas eletromagnéticas (radiação corpuscular e eletromagnética, respectivamente). Pode ser considerada natural, vinda do ambiente, e também pode vir de fontes artificiais para fins médicos ou industriais. 
Existem dois tipos de radiações: as ionizantes, que propagam-se como ondas eletromagnéticas e possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas retirando bruscamente seus elétrons, e as não ionizantes, que possuem pouca energia em comparação com as ionizantes, e são normalmente as ondas de rádio, micro-ondas,
A exposição à radiação, pode derivar de diferentes formas: em uma única exposição (exames radiológicos); em períodos, com manejo de material radioativo na rotina de trabalho (usinas nucleares); ou de maneira fracionada, como no tratamento do câncer (radioterápico).
As moléculas do nosso corpo são formadas por átomos unidos por forças elétricas, que ao entrar em contato com uma energia ionizante, seus elétrons são arrancados, desestabilizando a molécula e resultando em seu rompimento. As alterações celulares podem ocorrer de várias formas: como morte prematura, retardo ou impedimento da divisão celular. Dos prejuízos celulares, os danos mais profundos são relacionados ao DNA, podendo causar mutações cromossômicas, que podem ser passadas a gerações futuras.
As radiações alfa e beta possuem baixo poder de penetração e interação com os tecidos, mas caso aconteça a inalação ou a ingestão de radionuclideos, as células podem ser seriamente danificadas. Já as radiações tipo raio-x e gama tem seus efeitos distribuídos, pelo grande de poder de penetração e interação com a matéria.
Os efeitos podem ser classificados em:
• Reações teciduais: surgem a partir de uma exposição alta, acima da dose limiar (valor que depende do tipo de radiação e do tecido exposto). A morte celular é um dos efeitos principais, dependendo da dose o efeito não pode ser sentido, mas se um grande número de células morrer, pode prejudicar o funcionamento do órgão. Quanto maior a dose, maior será os danos sofridos, como por exemplo, queimaduras ou pele avermelhada e irritada após exposição. Dados recolhidos em Hiroshima e Nagasaki (cidades japonesas que sofreram atentado com bombas nucleares) mostram evidencias de danos tardios nos tecidos, causando doenças cardíacas, cerebrais e além de catarata, que causa opacificação do cristalino.
• Efeitos estocásticos: esse efeito pode surgir por qualquer dose, ocorre a alteração das células normais, suas principais alterações são de efeitos tardios, como o câncer e o efeito hereditário. A gravidade independe da dose, mas a probabilidade de ocorrência aumenta com a dose. 
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) 
• Dosímero 
É uma aparelho individual que determina a exposição de radiação recebida pelo usuário em um certo período de tempo. O seu uso é exigido para operadores de equipamentos emissores de radiação, e é a maneira mais utilizada para a detecção da dose de radiação que o indivíduo foi exposto, se está ou não dentro dos níveis de restrição, são compostas por pastilhas sensíveis aos raios ionizantes.
• Aventais de chumbo 
Protege a caixa torácica e o abdome da radiação ionizante. São produzidos em vários tamanhos e formatos, e obrigatoriamente usados pelos profissionais em salas de radiologia.
• Filtros solares
São produtos que absorvem os raios UV, funcionando com uma barreira química, impedindo que esses raios danifiquem a pele. Podem ser divididos em dois grupos: 
- Físicos: Bloqueiam luz solar e refletem os raios UV.
- Químicos: agem como protetor solar, agem na melanina absorvendo os raios antes de penetrarem na pele.
Indica-se que o uso de filtros solares que ofereçam FPS (Fator de Proteção Solar), que age contra os raios UVB e FPU (Fator de Proteção Ultravioleta), que protege contra os raios UV.
• Blindagem 
Esse método é utilizado principalmente por profissionais que ficam expostos a fontes intensas de radiação, pois são utilizadas barreiras de materiais que absorvem radiação ionizante, ajudando a reduzir as taxas de radiação durante a exposição ao material radioativo. Quanto menor a energia da radiação mais eficiente a blindagem será. 
O chumbo é o material de blindagem mais usado, pois é barato e abundante, também possui facilidade em ser fundido e moldado no formato desejado, facilitando a produção de tijolos, frascos, etc. geralmente é utilizado para barrar radiações x e gama. A espessura da barreira depende do tipo de radiação utilizada.
• Proteção para órgãos sensíveis 
A proteção de órgãos sensíveis como as gônadas, o cristalino dos olhos, as mamas, as glândulas tireoides etc., durante determinados exames é fundamental, quanto mais jovem o paciente for, os riscos dele sofrer alterações genéticas é maior. É aconselhado, a utilização de aventais de chumbo ou protetores para essas áreas. 
Conceito alcance da radiação e os diferentes alcances para os tipos de radiação
O alcance do material radioativo é a capacidade da energia seguir em linha reta até ser barrada, quanto mais energia a radiação tiver, maior será o alcance. Mas tipos diferentes de radiações penetram a matéria com diferentes alcances, mesmo que possuem a mesma energia. 
A intensidade de penetração da radiação depende do tipo do material, e do seu alcance, classificados em ordem crescente: 
1) Partículas α: é um tipo de radiação corpuscular, possui baixo alcance e interage com a matéria, pode ser barrada com uma folha simples de papel.
2) Partículas β: também é uma radiação corpuscular, possui partículas bem menores que as α, logo seu poder de alcance e interação com a matéria é maior, a blindagem pode ser feita com papel alumínio ou plástico.
3) Radiação UV (Ultravioleta): essa radiação é eletromagnética, ou seja, se propaga por ondas eletromagnéticas, sua frequência é maior que a luz visível e pode ser dividida em três tipos: UVA, são os raios os mais incidentes na atmosfera terrestre; UVB, atividade forte no verão, pois seus raios são parcialmente absorvidos pela camada de ozônio e UVC, que possui uma frequência bem menor que a luz visível, é nocivo e geralmente usado para esterilização de materiais de laboratório e cirurgias. Para barrar os efeitos das ondas UVA e UVB se usa-se filtro solar. 
4) Radiação X: radiação é eletromagnética, é normalmente usada para fins médicos, seu alcance é bem maior que das partículas alfa e beta, sua blindagem é feita com materiais de chumbo.
5) Radiação γ: também é uma radiação eletromagnética e emite uma energia que atravessa a matéria, possui menor comprimento de onda em comparação com o raio x, sendo assim possui mais energia que os demais, pode ser barrado com o chumbo, ou paredes grossas de cimento.
REFERÊNCIAS
Batista, H., Rosenstock, K. DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA UTILIZADOS PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Revista Campo do Saber. Vol. 2, n. 1. Jan/Jun 2016. Disponível em: http://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/viewFile/30/30
Disponível em: http://www.ufrgs.br/biofisica/Radioprotecao.pdf
Manganote, E. Física para Biologia Radiação. Disponível em:
https://sites.ifi.unicamp.br/graduacao/files/2013/12/F-107_20162S_16.11.28_M06.pdf
Okuno, E., Efeito das radiações ionizantes. Acidente radiológico de Goiania. São Paulo, vol. 27, n. 77, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010340142013000100014&script=sci_arttext
Tauhata, L., Salati, I. P. A., Di Prinzio, R., Di Prinzio, M. A. R. RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA: FUNDAMENTOS. Instituto de radioproteção e dosimetria. Rio de Janeiro, NOV/2013. Disponível em: http://www.cnen.gov.br/images/CIN/PDFs/Tahuata_Fundamentos.pdf 
Manganote, E. Física para Biologia Radiação. Disponível em:
https://sites.ifi.unicamp.br/graduacao/files/2013/12/F-107_20162S_16.11.28_M06.pdf
Radiação: efeitos e fontes, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 2016. Disponível em:https://wedocs.unep.org/bitstream/handle/20.500.11822/7790/-Radiation_Effects_and_sources-2016Radiation_-_Effects_and_Sources_PT.pdg.pdf.pdf?sequence=13&isAllowed=y

Continue navegando