Logo Passei Direto
Buscar

Prova - Estudo de Caso em Geoprocessamento - PUC MINAS VIRTUAL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real.
Por isso, o estudo de caso deverá ser escolhido somente se
a. a solução é disruptiva quanto ao problema ou quanto fenômeno da pesquisa.
b. o fenômeno é inédito, não tendo sido descrito anteriormente na literatura.
c. o fenômeno possui uma solução irrefutável e o contexto não está claramente definido.
d. os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos.

Não devemos apontar, necessariamente, um caminho para produção do conhecimento geográfico, mas, em um estudo de caso, devemos perseguir a produção de um conhecimento geográfico que adote uma visão não fragmentada da sociedade e da natureza.
São exemplos de uma visão fragmentada da produção do conhecimento geográfico, EXCETO:
a. Aplicação de uma abordagem científica e metodológica a partir de reflexões teóricas elaboradas da sociedade e da natureza, bem como o uso de bons bancos de dados, técnicas computacionais elaboradas em ambiente de SIG, para representar a realidade.
b. Bons bancos de dados e técnicas elaboradas de representação da realidade, sem a reflexão teórica necessária e fundamental à compreensão e análise crítica do conteúdo empírico pesquisado.
c. Refinadas técnicas computacionais, integradas com dados de cunho social e natural, em ambiente de SIG, pois tais técnicas resolvem os problemas epistemológicos da dicotomia sociedade/natureza na produção do conhecimento geográfico.
d. Reflexões teóricas elaboradas, mas sem a fundamentação empírica necessária à demonstração e à validação dos conceitos, que aparecem frequentemente descoladas da realidade.

As operações espaciais devem respeitar princípios cartográficos para se evitar erros de precisão gráfica.
Qual das opções abaixo NÃO está relacionada a um princípio cartográfico e que esteja, consequentemente, associado à precisão geográfica?
a. Escala.
b. Projeção cartográfica.
c. Sistema de coordenadas.
d. Sistema de posicionamento global.

Tendo em vista a afirmativa de que o erro gráfico pode gerar análises e consequências desastrosas, indique qual das ações abaixo NÃO está relacionada à precisão geográfica, e, consequentemente ao erro gráfico:
a. Criação e estruturação de Metadados geoespaciais.
b. Delimitação de fronteiras.
c. Regularização ambiental.
d. Utilização de Serviços baseados em localização.

Os ajustes na precisão geográfica e a estruturação de uma infraestrutura de dados espaciais são fases importes da etapa de pré-processamento de informações geográficas.
Considerando os conceitos de IDE e precisão geográfica, indique qual das afirmativas abaixo É FALSA:
a. A escala é uma relação matemática entre as dimensões do objeto real e da sua representação no mapa.
b. As operações multicamadas são sobreposições simultâneas de várias camadas de mapas.
c. Os Metadados são dados sobre outros dados.
d. Uma IDE é a estrutura básica de uma organização, sistema e canais de comunicação.

Leia o trecho a seguir: Os Metadados geoespaciais descrevem ____, ____ e ____ dos dados geoespaciais.
Os termos que preenchem corretamente as lacunas no trecho acima, são, respectivamente:
a. as características, possibilidades, limitações
b. as características, possibilidades, problemas
c. as características, problemas, limitações
d. os problemas, possibilidades, limitações

O curso de especialização em geoprocessamento apresenta teoria e técnicas dos Sistemas de Informações Geográficas, abordando técnicas de coleta de dado, mapeamento por computador e processamento digital de Imagens.
Assinale a alternativa que NÃO representa um grupo de disciplinas na área conhecimento do especialista em geoprocessamento:
a. Cartografia Digital; Métodos Quantitativos em Geografia; Interfaces e Interação em Geovisualização.
b. Geologia; Geofísica; Geomática.
c. Processamento Digital de Imagens; Modelagem de Dados Geográficos; Métodos de Análise Espacial.
d. Sensoriamento Remoto; Bancos de Dados Geográficos; WEBGIS.

A figura a seguir apresenta, com exceção do nível intermediário, que representa os mecanismos de processamento de dados espaciais, a estrutura geral de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e seus respectivos subsistemas.
Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O nível intermediário, identificado com os números 1, 2 e 3, que representa os mecanismos de processamento de dados espaciais, corresponde a: 1 = Entrada e integração de dados; 2 = Consulta e análise espacial; 3 = Visualização e plotagem.
( ) O banco de dados geográfico é o subsistema no qual o usuário recupera, visualiza e edita os dados espaciais em ambiente SIG.
( ) O nível mais interno do sistema é o sistema de gerência de bancos de dados geográficos, no qual são oferecidos aos usuários o armazenamento e a recuperação dos dados espaciais e seus atributos.
( ) A interface homem-máquina, nível mais próximo do usuário, define como o sistema é operado e controlado.
a. V – F – F – V.
b. V – F – V – V.
c. F – V – F – V.
d. F – V – V – F.

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) possuem componentes bem definidos, segundo Longley et al. (2013), que podem ser divididos em seis partes.
Assinale a alternativa que apresenta os outros cinco componentes de um SIG.
a. Pessoas, infraestrutura, dados, procedimentos e dispositivo.
b. Capacidade técnica, infraestrutura, dados, procedimentos e hardware.
c. Pessoas, software, dados, procedimentos e hardware.
d. Grupo de pesquisa, aplicativo, informação, análise e hardware.

Assinale a alternativa que apresenta somente funções de análise espacial.
a. Medição de forma, medição de área, interpolação espacial, junção espacial, geração de faixas de distâncias e sobreposição de polígonos.
b. Realização de operações de interpolação, correção de topologia, edição de dados alfanuméricos, vetorização e exclusão de dados espaciais.
c. Modelagem de dados geográficos, construção de expressões, criação de comandos personalizados, medição e visualização de dados espaciais.
d. Composição de mapas, medição de distâncias, análise de metadados, modelagem de dados geográficos e sobreposição de polígonos.

Abaixo são apresentados diferentes aspectos sobre cartografia temática digital, dentre os quais é INCORRETO afirmar que:
a. ao se utilizar técnicas de geoprocessamento em um mapa digital, aspectos como escala, convenções utilizadas, orientação e metadados são indispensáveis; porém os programas aplicativos atuais de SIG permitem operar bases de dados que não apresentam sistemas de coordenadas ou de projeção definidos.
b. atualmente, confirma-se uma verdadeira cibercartografia, possibilitando que suas pesquisas possam ser cada vez mais aplicadas a um espectro mais amplo de temas de estudos.
c. deve existir uma clara conscientização que busca uma avaliação permanente no contexto social da cartografia, apesar do desenvolvimento do qual ela vem se beneficiando na atualidade.
d. o desenvolvimento de tecnologias computacionais trouxe para a cartografia a exploração de novas operações de multimídia com grande aplicação educacional, interligando livrarias, escolas, empresas, instituições por meio de redes de informação geográfica.

Durante vários anos, a área de geotecnologias esteve dominada por soluções de elevado custo e formatos proprietários até que importantes movimentos passaram a definir padrões que visam à interoperabilidade de ambientes.
No que diz respeito à classificação de softwares, que favorece a inserção do software livre na área de geotecnologias, identifique a classificação INCORRETA.
a. Software semilivre - permite a utilização, a cópia, a modificação e a distribuição para fins não lucrativos.
b. Software proprietário - normalmente é protegido por algum tipo de patente, sendo que seu uso, redistribuição ou modificação são proibidos, requerem permissão, ou são restritos.
c. Software de código aberto - o usuário tem acesso ao código fonte, podendo alterá-lo para atender às suas necessidades.
d. Software gratuito - está associado a um grande movimento social, em que a ideia de liberdade do uso do software é pregada como solução do problema gerado pela limitação do conhecimento tecnológico imposta pelos sistemas proprietários.

As Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais para a Mapoteca Nacional Digital (MND), componente da estruturação de dados cartográficos do Mapeamento Sistemático Terrestre da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), tem por objetivo padronizar estruturas de dados que viabilizem:
a. a interoperabilidade de sistemas, a padronização de simbologia e a publicação de mapas na WEB;
b. a padronização de simbologia, o grau de generalização e a publicação de mapas na WEB;
c. o compartilhamento de dados, a interoperabilidade de sistemas e a racionalização de recursos;
d. o compartilhamento de dados, a racionalização de recursos e a publicação de mapas na WEB.

Uma determinada instituição, ou mesmo um profissional liberal, necessita de dados cartográficos. A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) é uma opção para suprir essa necessidade, porque possibilita:
a. comprar o insumo de interesse;
b. investigar se existe a disponibilidade de empresas para serviços cartográficos;
c. obter os dados via comunicação direta com a CONCAR;
d. ter acesso a dados e seus metadados.

Independentemente da definição aceita para Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), em todas deve comparecer, como parte integrante de uma IDE, um conjunto de serviços. Dentre eles, serviços para mapas ou, mais genericamente, para os dados Geoespaciais. Entendendo um serviço web para mapas como aquele que permite qualquer indivíduo interagir com os dados espaciais, está de acordo com esse serviço:
Escolha uma:
a. apresentar alto investimento de implementação, minimizado pela criação de uma IDE, pois a instituição responsável tem aporte de recursos das instituições parceiras;
b. empregar computadores robustos, com grande capacidade de armazenamento e gerenciamento de dados, muita memória RAM, no mínimo 256MB, e facilidades para acesso remoto;
c. permitir acesso a metadados, além da construção de mapas segundo especificações do usuário;
d. usar diferentes padrões proprietários, de maneira a facilitar e permitir acesso a bases heterogêneas de dados;

Metadados são dados sobre os dados. Os metadados podem ser empregados na descrição, pois contém informações sobre qualidade, linhagem e periodicidade dos dados.
Sobre os metadados, é incorreto afirmar que:
a. o uso dos metadados obtém-se informações necessárias para processar e interpretar dados a serem transferidos de fontes externas;
b. toda a informação geográfica digital gerada atualmente é documentada através de metadados;
c. os metadados devem ser atualizados periodicamente;
d. a compatibilidade de dados entre sistemas, ou seja, a Interoperabilidade.

Sobre geoprocessamento, assinale a alternativa correta:
a. Geoprocessamento é toda e qualquer atividade desenvolvida com auxílio de um SIG (Sistema de Informação Geográfica), ou, ainda, que se utiliza das geotecnologias;
b. Geoprocessamento e SIG (Sistema de Informação Geográfica) são termos sinônimos, ora utilizados para denotar softwares, como o ARCGIS, ora para denotar operações de álgebra de mapas, como a construção de buffers;
c. SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) correspondem a softwares, enquanto geoprocessamento corresponde ao conjunto de operações implementadas nesses softwares;
d. Geoprocessamento compreende o conjunto de conceitos, métodos e técnicas que atuam sobre bases de dados georreferenciados, propiciando a realização de análises espaciais.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) apresentam diferentes aplicações nas áreas de transporte e trânsito, redes e infraestrutura, saúde, planejamento urbano, turismo e meio ambiente.
São componentes de um SIG:
a. interface com o usuário – entrada e integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados.
b. interface com o usuário – estrutura matricial – estrutura vetorial – geocampos – entrada e integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados.
c. estrutura matricial – estrutura vetorial – entrada e integração de dados – banco de dados relacional – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados.
d. estrutura topológica – estrutura matricial – estrutura vetorial – geocampos – geo-objetos – interface com o usuário – entrada e integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados – banco de dados geoespacial.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real.
Por isso, o estudo de caso deverá ser escolhido somente se
a. a solução é disruptiva quanto ao problema ou quanto fenômeno da pesquisa.
b. o fenômeno é inédito, não tendo sido descrito anteriormente na literatura.
c. o fenômeno possui uma solução irrefutável e o contexto não está claramente definido.
d. os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos.

Não devemos apontar, necessariamente, um caminho para produção do conhecimento geográfico, mas, em um estudo de caso, devemos perseguir a produção de um conhecimento geográfico que adote uma visão não fragmentada da sociedade e da natureza.
São exemplos de uma visão fragmentada da produção do conhecimento geográfico, EXCETO:
a. Aplicação de uma abordagem científica e metodológica a partir de reflexões teóricas elaboradas da sociedade e da natureza, bem como o uso de bons bancos de dados, técnicas computacionais elaboradas em ambiente de SIG, para representar a realidade.
b. Bons bancos de dados e técnicas elaboradas de representação da realidade, sem a reflexão teórica necessária e fundamental à compreensão e análise crítica do conteúdo empírico pesquisado.
c. Refinadas técnicas computacionais, integradas com dados de cunho social e natural, em ambiente de SIG, pois tais técnicas resolvem os problemas epistemológicos da dicotomia sociedade/natureza na produção do conhecimento geográfico.
d. Reflexões teóricas elaboradas, mas sem a fundamentação empírica necessária à demonstração e à validação dos conceitos, que aparecem frequentemente descoladas da realidade.

As operações espaciais devem respeitar princípios cartográficos para se evitar erros de precisão gráfica.
Qual das opções abaixo NÃO está relacionada a um princípio cartográfico e que esteja, consequentemente, associado à precisão geográfica?
a. Escala.
b. Projeção cartográfica.
c. Sistema de coordenadas.
d. Sistema de posicionamento global.

Tendo em vista a afirmativa de que o erro gráfico pode gerar análises e consequências desastrosas, indique qual das ações abaixo NÃO está relacionada à precisão geográfica, e, consequentemente ao erro gráfico:
a. Criação e estruturação de Metadados geoespaciais.
b. Delimitação de fronteiras.
c. Regularização ambiental.
d. Utilização de Serviços baseados em localização.

Os ajustes na precisão geográfica e a estruturação de uma infraestrutura de dados espaciais são fases importes da etapa de pré-processamento de informações geográficas.
Considerando os conceitos de IDE e precisão geográfica, indique qual das afirmativas abaixo É FALSA:
a. A escala é uma relação matemática entre as dimensões do objeto real e da sua representação no mapa.
b. As operações multicamadas são sobreposições simultâneas de várias camadas de mapas.
c. Os Metadados são dados sobre outros dados.
d. Uma IDE é a estrutura básica de uma organização, sistema e canais de comunicação.

Leia o trecho a seguir: Os Metadados geoespaciais descrevem ____, ____ e ____ dos dados geoespaciais.
Os termos que preenchem corretamente as lacunas no trecho acima, são, respectivamente:
a. as características, possibilidades, limitações
b. as características, possibilidades, problemas
c. as características, problemas, limitações
d. os problemas, possibilidades, limitações

O curso de especialização em geoprocessamento apresenta teoria e técnicas dos Sistemas de Informações Geográficas, abordando técnicas de coleta de dado, mapeamento por computador e processamento digital de Imagens.
Assinale a alternativa que NÃO representa um grupo de disciplinas na área conhecimento do especialista em geoprocessamento:
a. Cartografia Digital; Métodos Quantitativos em Geografia; Interfaces e Interação em Geovisualização.
b. Geologia; Geofísica; Geomática.
c. Processamento Digital de Imagens; Modelagem de Dados Geográficos; Métodos de Análise Espacial.
d. Sensoriamento Remoto; Bancos de Dados Geográficos; WEBGIS.

A figura a seguir apresenta, com exceção do nível intermediário, que representa os mecanismos de processamento de dados espaciais, a estrutura geral de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e seus respectivos subsistemas.
Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) O nível intermediário, identificado com os números 1, 2 e 3, que representa os mecanismos de processamento de dados espaciais, corresponde a: 1 = Entrada e integração de dados; 2 = Consulta e análise espacial; 3 = Visualização e plotagem.
( ) O banco de dados geográfico é o subsistema no qual o usuário recupera, visualiza e edita os dados espaciais em ambiente SIG.
( ) O nível mais interno do sistema é o sistema de gerência de bancos de dados geográficos, no qual são oferecidos aos usuários o armazenamento e a recuperação dos dados espaciais e seus atributos.
( ) A interface homem-máquina, nível mais próximo do usuário, define como o sistema é operado e controlado.
a. V – F – F – V.
b. V – F – V – V.
c. F – V – F – V.
d. F – V – V – F.

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) possuem componentes bem definidos, segundo Longley et al. (2013), que podem ser divididos em seis partes.
Assinale a alternativa que apresenta os outros cinco componentes de um SIG.
a. Pessoas, infraestrutura, dados, procedimentos e dispositivo.
b. Capacidade técnica, infraestrutura, dados, procedimentos e hardware.
c. Pessoas, software, dados, procedimentos e hardware.
d. Grupo de pesquisa, aplicativo, informação, análise e hardware.

Assinale a alternativa que apresenta somente funções de análise espacial.
a. Medição de forma, medição de área, interpolação espacial, junção espacial, geração de faixas de distâncias e sobreposição de polígonos.
b. Realização de operações de interpolação, correção de topologia, edição de dados alfanuméricos, vetorização e exclusão de dados espaciais.
c. Modelagem de dados geográficos, construção de expressões, criação de comandos personalizados, medição e visualização de dados espaciais.
d. Composição de mapas, medição de distâncias, análise de metadados, modelagem de dados geográficos e sobreposição de polígonos.

Abaixo são apresentados diferentes aspectos sobre cartografia temática digital, dentre os quais é INCORRETO afirmar que:
a. ao se utilizar técnicas de geoprocessamento em um mapa digital, aspectos como escala, convenções utilizadas, orientação e metadados são indispensáveis; porém os programas aplicativos atuais de SIG permitem operar bases de dados que não apresentam sistemas de coordenadas ou de projeção definidos.
b. atualmente, confirma-se uma verdadeira cibercartografia, possibilitando que suas pesquisas possam ser cada vez mais aplicadas a um espectro mais amplo de temas de estudos.
c. deve existir uma clara conscientização que busca uma avaliação permanente no contexto social da cartografia, apesar do desenvolvimento do qual ela vem se beneficiando na atualidade.
d. o desenvolvimento de tecnologias computacionais trouxe para a cartografia a exploração de novas operações de multimídia com grande aplicação educacional, interligando livrarias, escolas, empresas, instituições por meio de redes de informação geográfica.

Durante vários anos, a área de geotecnologias esteve dominada por soluções de elevado custo e formatos proprietários até que importantes movimentos passaram a definir padrões que visam à interoperabilidade de ambientes.
No que diz respeito à classificação de softwares, que favorece a inserção do software livre na área de geotecnologias, identifique a classificação INCORRETA.
a. Software semilivre - permite a utilização, a cópia, a modificação e a distribuição para fins não lucrativos.
b. Software proprietário - normalmente é protegido por algum tipo de patente, sendo que seu uso, redistribuição ou modificação são proibidos, requerem permissão, ou são restritos.
c. Software de código aberto - o usuário tem acesso ao código fonte, podendo alterá-lo para atender às suas necessidades.
d. Software gratuito - está associado a um grande movimento social, em que a ideia de liberdade do uso do software é pregada como solução do problema gerado pela limitação do conhecimento tecnológico imposta pelos sistemas proprietários.

As Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais para a Mapoteca Nacional Digital (MND), componente da estruturação de dados cartográficos do Mapeamento Sistemático Terrestre da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), tem por objetivo padronizar estruturas de dados que viabilizem:
a. a interoperabilidade de sistemas, a padronização de simbologia e a publicação de mapas na WEB;
b. a padronização de simbologia, o grau de generalização e a publicação de mapas na WEB;
c. o compartilhamento de dados, a interoperabilidade de sistemas e a racionalização de recursos;
d. o compartilhamento de dados, a racionalização de recursos e a publicação de mapas na WEB.

Uma determinada instituição, ou mesmo um profissional liberal, necessita de dados cartográficos. A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) é uma opção para suprir essa necessidade, porque possibilita:
a. comprar o insumo de interesse;
b. investigar se existe a disponibilidade de empresas para serviços cartográficos;
c. obter os dados via comunicação direta com a CONCAR;
d. ter acesso a dados e seus metadados.

Independentemente da definição aceita para Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), em todas deve comparecer, como parte integrante de uma IDE, um conjunto de serviços. Dentre eles, serviços para mapas ou, mais genericamente, para os dados Geoespaciais. Entendendo um serviço web para mapas como aquele que permite qualquer indivíduo interagir com os dados espaciais, está de acordo com esse serviço:
Escolha uma:
a. apresentar alto investimento de implementação, minimizado pela criação de uma IDE, pois a instituição responsável tem aporte de recursos das instituições parceiras;
b. empregar computadores robustos, com grande capacidade de armazenamento e gerenciamento de dados, muita memória RAM, no mínimo 256MB, e facilidades para acesso remoto;
c. permitir acesso a metadados, além da construção de mapas segundo especificações do usuário;
d. usar diferentes padrões proprietários, de maneira a facilitar e permitir acesso a bases heterogêneas de dados;

Metadados são dados sobre os dados. Os metadados podem ser empregados na descrição, pois contém informações sobre qualidade, linhagem e periodicidade dos dados.
Sobre os metadados, é incorreto afirmar que:
a. o uso dos metadados obtém-se informações necessárias para processar e interpretar dados a serem transferidos de fontes externas;
b. toda a informação geográfica digital gerada atualmente é documentada através de metadados;
c. os metadados devem ser atualizados periodicamente;
d. a compatibilidade de dados entre sistemas, ou seja, a Interoperabilidade.

Sobre geoprocessamento, assinale a alternativa correta:
a. Geoprocessamento é toda e qualquer atividade desenvolvida com auxílio de um SIG (Sistema de Informação Geográfica), ou, ainda, que se utiliza das geotecnologias;
b. Geoprocessamento e SIG (Sistema de Informação Geográfica) são termos sinônimos, ora utilizados para denotar softwares, como o ARCGIS, ora para denotar operações de álgebra de mapas, como a construção de buffers;
c. SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) correspondem a softwares, enquanto geoprocessamento corresponde ao conjunto de operações implementadas nesses softwares;
d. Geoprocessamento compreende o conjunto de conceitos, métodos e técnicas que atuam sobre bases de dados georreferenciados, propiciando a realização de análises espaciais.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) apresentam diferentes aplicações nas áreas de transporte e trânsito, redes e infraestrutura, saúde, planejamento urbano, turismo e meio ambiente.
São componentes de um SIG:
a. interface com o usuário – entrada e integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados.
b. interface com o usuário – estrutura matricial – estrutura vetorial – geocampos – entrada e integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados.
c. estrutura matricial – estrutura vetorial – entrada e integração de dados – banco de dados relacional – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados.
d. estrutura topológica – estrutura matricial – estrutura vetorial – geocampos – geo-objetos – interface com o usuário – entrada e integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados – banco de dados geoespacial.

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Um estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real.
Por isso, o estudo de caso deverá ser escolhido somente se
Escolha uma:
a. a solução é disruptiva quanto ao problema ou quanto fenômeno da pesquisa.
b. o fenômeno é inédito, não tendo sido descrito anteriormente na literatura.
c. o fenômeno possui uma solução irrefutável e o contexto não está claramente definido.
d. os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Não devemos apontar, necessariamente, um caminho para produção do conhecimento geográfico, mas, em um estudo de caso, devemos
perseguir a produção de um conhecimento geográfico que adote uma visão não fragmentada da sociedade e da natureza.
São exemplos de uma visão fragmentada da produção do conhecimento geográfico, EXCETO:
Escolha uma:
a. Aplicação de uma abordagem científica e metodológica a partir de reflexões teóricas elaboradas da sociedade e da natureza, bem
como o uso de bons bancos de dados, técnicas computacionais elaboradas em ambiente de SIG, para representar a realidade. 
b. Bons bancos de dados e técnicas elaboradas de representação da realidade, sem a reflexão teórica necessária e fundamental à
compreensão e análise crítica do conteúdo empírico pesquisado.
c. Refinadas técnicas computacionais, integradas com dados de cunho social e natural, em ambiente de SIG, pois tais técnicas
resolvem os problemas epistemológicos da dicotomia sociedade/natureza na produção do conhecimento geográfico.
d. Reflexões teóricas elaboradas, mas sem a fundamentação empírica necessária à demonstração e à validação dos conceitos, que
aparecem frequentemente descoladas da realidade.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Aplicação de uma abordagem científica e metodológica a partir de reflexões teóricas elaboradas da sociedade e da
natureza, bem como o uso de bons bancos de dados, técnicas computacionais elaboradas em ambiente de SIG, para representar a
realidade..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
As operações espaciais devem respeitar princípios cartográficos para se evitar erros de precisão gráfica.
Qual das opções abaixo NÃO está relacionada a um princípio cartográfico e que esteja, consequentemente, associado à precisão
geográfica?
Escolha uma:
a. Escala.
b. Projeção cartográfica.
c. Sistema de coordenadas.
d. Sistema de posicionamento global. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Sistema de posicionamento global..
Tendo em vista a afirmativa de que o erro gráfico pode gerar análises e consequências desastrosas, indique qual das ações abaixo NÃO
está relacionada à precisão geográfica, e, consequentemente ao erro gráfico:
Escolha uma:
a. Criação e estruturação de Metadados geoespaciais. 
b. Delimitação de fronteiras.
c. Regularização ambiental.
d. Utilização de Serviços baseados em localização.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Criação e estruturação de Metadados geoespaciais..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Os ajustes na precisão geográfica e a estruturação de uma infraestrutura de dados espaciais são fases importes da etapa de pré-
processamento de informações geográficas.
Considerando os conceitos de IDE e precisão geográfica, indique qual das afirmativas abaixo É FALSA:
Escolha uma:
a. A escala é uma relação matemática entre as dimensões do objeto real e da sua representação no mapa.
b. As operações multicamadas são sobreposições simultâneas de várias camadas de mapas.
c. Os Metadados são dados sobre outros dados.
d. Uma IDE é a estrutura básica de uma organização, sistema e canais de comunicação. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Uma IDE é a estrutura básica de uma organização, sistema e canais de comunicação..
Leia o trecho a seguir:
Os Metadados geoespaciais descrevem ____, ____ e ____ dos dados geoespaciais.
Os termos que preenchem corretamente as lacunas no trecho acima, são, respectivamente:
Escolha uma:
a. as características, possibilidades, limitações 
b. as características, possibilidades, problemas
c. as características, problemas, limitações
d. os problemas, possibilidades, limitações
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: as características, possibilidades, limitações.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
O curso de especialização em geoprocessamento apresenta teoria e técnicas dos Sistemas de Informações Geográficas, abordando
técnicas de coleta de dado, mapeamento por computador e processamento digital de Imagens. O especialista em geoprocessamento
desenvolve a interdisciplinaridade, pois é estimulado a adquirir conhecimentos e habilidades em subáreas do conhecimento através de
diversas disciplinas.
Assinale a alternativa que NÃO representa um grupo de disciplinas na área conhecimento do especialista em geoprocessamento:
Escolha uma:
a. Cartografia Digital; Métodos Quantitativos em Geografia; Interfaces e Interação em Geovisualização.
b. Geologia; Geofísica; Geomática. 
c. Processamento Digital de Imagens; Modelagem de Dados Geográficos; Métodos de Análise Espacial.
d. Sensoriamento Remoto; Bancos de Dados Geográficos; WEBGIS.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Geologia; Geofísica; Geomática..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A figura a seguir apresenta, com exceção do nível intermediário, que representa os mecanismos de processamento de dados espaciais, a
estrutura geral de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e seus respectivos subsistemas.
Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
 ( ) O nível intermediário, identificado com os números 1, 2 e 3, que representa os mecanismos de processamento de dados espaciais,
corresponde a: 1 = Entrada e integração de dados; 2 = Consulta e análise espacial; 3 = Visualização e plotagem.
( ) O banco de dados geográfico é o subsistema no qual o usuário recupera, visualiza e edita os dados espaciais em ambiente SIG.
( ) O nível mais interno do sistema é o sistema de gerência de bancos de dados geográficos, no qual são oferecidos aos usuários o
armazenamento e a recuperação dos dados espaciais e seus atributos.
( ) A interface homem-máquina, nível mais próximo do usuário, define como o sistema é operado e controlado. Assinale a alternativa que
apresenta a sequência, correta de cima para baixo.
Escolha uma:
a. V – F – F – V.
b. V – F – V – V. 
c. F – V – F – V.
d. F – V – V – F.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V – F – V – V..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) possuem componentes bem definidos, segundo Longley et al. (2013), que podem ser
divididos em seis partes. Uma das partes fundamentais de um SIG é a rede, pois permite comunicação rápida e o compartilhamento de
informação digital entre os mais diversos tipos de usuários de SIG conectados à internet ou intranets.
Assinale a alternativa que apresenta os outros cinco componentes de um SIG.
Escolha uma:
a. Pessoas, infraestrutura, dados, procedimentos e dispositivo.
b. Capacidade técnica, infraestrutura, dados, procedimentos e hardware.
c. Pessoas, software, dados, procedimentos e hardware. 
d. Grupo de pesquisa, aplicativo, informação, análise e hardware.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Pessoas, software, dados, procedimentos e hardware..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A análise espacial está entre as principais funçõesde um SIG, juntamente com a capacidade de apresentar resultados e capturar e
gerenciar dados.
Assinale a alternativa que apresenta somente funções de análise espacial.
Escolha uma:
a. Medição de forma, medição de área, interpolação espacial, junção espacial, geração de faixas de distâncias e sobreposição de
polígonos. 
b. Realização de operações de interpolação, correção de topologia, edição de dados alfanuméricos, vetorização e exclusão de dados
espaciais.
c. Modelagem de dados geográficos, construção de expressões, criação de comandos personalizados, medição e visualização de
dados espaciais.
d. Composição de mapas, medição de distâncias, análise de metadados, modelagem de dados geográficos e sobreposição de
polígonos.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Medição de forma, medição de área, interpolação espacial, junção espacial, geração de faixas de distâncias e
sobreposição de polígonos..
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Abaixo são apresentados diferentes aspectos sobre cartografia temática digital, dentre os quais é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. ao se utilizar técnicas de geoprocessamento em um mapa digital, aspectos como escala, convenções utilizadas, orientação e
metadados são indispensáveis; porém os programas aplicativos atuais de SIG permitem operar bases de dados que não apresentam
sistemas de coordenadas ou de projeção definidos. 
b. atualmente, confirma-se uma verdadeira cibercartografia, possibilitando que suas pesquisas possam ser cada vez mais aplicadas a
um espectro mais amplo de temas de estudos.
c. deve existir uma clara conscientização que busca uma avaliação permanente no contexto social da cartografia, apesar do
desenvolvimento do qual ela vem se beneficiando na atualidade.
d. o desenvolvimento de tecnologias computacionais trouxe para a cartografia a exploração de novas operações de multimídia com
grande aplicação educacional, interligando livrarias, escolas, empresas, instituições por meio de redes de informação geográfica.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: ao se utilizar técnicas de geoprocessamento em um mapa digital, aspectos como escala, convenções utilizadas,
orientação e metadados são indispensáveis; porém os programas aplicativos atuais de SIG permitem operar bases de dados que não
apresentam sistemas de coordenadas ou de projeção definidos..
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Durante vários anos, a área de geotecnologias esteve dominada por soluções de elevado custo e formatos proprietários até que importantes
movimentos passaram a definir padrões que visam à interoperabilidade de ambientes. Esses movimentos foram a criação do consórcio
internacional Open Geospatial e a revolução do software livre, os quais possibilitaram que diferentes sistemas proprietários e/ou livres
passassem a interagir de maneira transparente.
No que diz respeito à classificação de softwares, que favorece a inserção do software livre na área de geotecnologias, identifique a
classificação INCORRETA.
Escolha uma:
a. Software semilivre - permite a utilização, a cópia, a modificação e a distribuição para fins não lucrativos.
b. Software proprietário - normalmente é protegido por algum tipo de patente, sendo que seu uso, redistribuição ou modificação são
proibidos, requerem permissão, ou são restritos.
c. Software de código aberto - o usuário tem acesso ao código fonte, podendo alterá-lo para atender às suas necessidades.
d. Software gratuito - está associado a um grande movimento social, em que a ideia de liberdade do uso do software é pregada como
solução do problema gerado pela limitação do conhecimento tecnológico imposta pelos sistemas proprietários. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Software gratuito - está associado a um grande movimento social, em que a ideia de liberdade do uso do software é
pregada como solução do problema gerado pela limitação do conhecimento tecnológico imposta pelos sistemas proprietários..
Questão 13
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Atualmente muitas funções encontram-se disponíveis nos principais SIG᾽s, sendo que, em algumas plataformas, é possível combiná-las
para a execução de algumas tarefas. Em razão disso, a organização dos menus requer uma classificação das funcionalidades para que a
operação do sistema seja otimizada. Robinson et al propuseram 5 grupos, a saber: 1) Interface Gráfica do Usuário; 2) Gerenciamento do
Sistema e do Banco de Dados; 3) Entrada, Edição e Validação de dados; 4) Manipulação e Análise; e 5) Exibição e Geração de produtos.
De acordo com essa classificação, as funções de seleção de macros, geração de legendas e interpolação entre pontos estão relacionadas,
respectivamente, aos grupos:
 
Escolha uma:
a. 5, 2, 1;
b. 4, 5, 3;
c. 2, 3, 4;
d. 1, 5, 4. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 1, 5, 4..
Questão 14
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
As Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais para a Mapoteca Nacional Digital (MND),
componente da estruturação de dados cartográficos do Mapeamento Sistemático Terrestre da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
(INDE), tem por objetivo padronizar estruturas de dados que viabilizem:
Escolha uma:
a. a interoperabilidade de sistemas, a padronização de simbologia e a publicação de mapas na WEB;
b. a padronização de simbologia, o grau de generalização e a publicação de mapas na WEB;
c. o compartilhamento de dados, a interoperabilidade de sistemas e a racionalização de recursos; 
d. o compartilhamento de dados, a racionalização de recursos e a publicação de mapas na WEB.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: o compartilhamento de dados, a interoperabilidade de sistemas e a racionalização de recursos;.
Uma determinada instituição, ou mesmo um profissional liberal, necessita de dados cartográficos. A Infraestrutura Nacional de Dados
Espaciais (INDE) é uma opção para suprir essa necessidade, porque possibilita:
Escolha uma:
a. comprar o insumo de interesse;
b. investigar se existe a disponibilidade de empresas para serviços cartográficos;
c. obter os dados via comunicação direta com a CONCAR;
d. ter acesso a dados e seus metadados. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: ter acesso a dados e seus metadados..
Questão 16
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 17
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Independentemente da definição aceita para Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), em todas deve comparecer, como parte integrante de
uma IDE, um conjunto de serviços. Dentre eles, serviços para mapas ou, mais genericamente, para os dados Geoespaciais. Entendendo um
serviço web para mapas como aquele que permite qualquer indivíduo interagir com os dados espaciais, está de acordo com esse serviço:
Escolha uma:
a. apresentar alto investimento de implementação, minimizado pela criação de uma IDE, pois a instituição responsável tem aporte de
recursos das instituições parceiras;
b. empregar computadores robustos, com grande capacidade de armazenamento e gerenciamento de dados, muita memória RAM, no
mínimo 256MB, e facilidades para acesso remoto;
c. permitir acesso a metadados, além da construção de mapas segundo especificações do usuário; 
d. usar diferentes padrões proprietários, de maneira a facilitar e permitir acesso a bases heterogêneas de dados;
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: permitir acesso a metadados, além da construção de mapas segundo especificações do usuário;.
Metadados são dados sobre os dados. Os metadados podem ser empregados na descrição, pois contém informações sobre qualidade,
linhagem e periodicidade dos dados.
Sobre os metadados, é incorreto afirmar que:
Escolha uma:
a. o uso dos metadados obtém-se informações necessárias para processar e interpretardados a serem transferidos de fontes externas;
b. toda a informação geográfica digital gerada atualmente é documentada através de metadados; 
c. os metadados devem ser atualizados periodicamente;
d. a compatibilidade de dados entre sistemas, ou seja, a Interoperabilidade.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: toda a informação geográfica digital gerada atualmente é documentada através de metadados;.
Questão 18
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
O geoprocessamento tem sido amplamente utilizado em atividades como planejamento urbano, ambiental e no controle epidemiológico.
Sobre geoprocessamento, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Geoprocessamento é toda e qualquer atividade desenvolvida com auxílio de um SIG (Sistema de Informação Geográfica), ou, ainda,
que se utiliza das geotecnologias;
b. Geoprocessamento e SIG (Sistema de Informação Geográfica) são termos sinônimos, ora utilizados para denotar softwares, como o
ARCGIS, ora para denotar operações de álgebra de mapas, como a construção de buffers;
c. SIGs (Sistemas de Informação Geográfica) correspondem a softwares, enquanto geoprocessamento corresponde ao conjunto de
operações implementadas nesses softwares;
d. Geoprocessamento compreende o conjunto de conceitos, métodos e técnicas que atuam sobre bases de dados georreferenciados,
propiciando a realização de análises espaciais. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Geoprocessamento compreende o conjunto de conceitos, métodos e técnicas que atuam sobre bases de dados
georreferenciados, propiciando a realização de análises espaciais..
Questão 19
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) apresentam diferentes aplicações nas áreas de transporte e trânsito, redes e infraestrutura,
saúde, planejamento urbano, turismo e meio ambiente. São componentes de um SIG:
Escolha uma:
a. interface com o usuário – entrada e integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e
plotagem – armazenamento e recuperação de dados. 
b. interface com o usuário – estrutura matricial – estrutura vetorial – geocampos – entrada e integração de dados – funções de
processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados.
c. estrutura matricial – estrutura vetorial – entrada e integração de dados – banco de dados relacional – funções de processamento
gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados.
d. estrutura topológica – estrutura matricial – estrutura vetorial – geocampos – geo-objetos – interface com o usuário – entrada e
integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens – visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de
dados – banco de dados geoespacial.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: interface com o usuário – entrada e integração de dados – funções de processamento gráfico e de imagens –
visualização e plotagem – armazenamento e recuperação de dados..
Questão 20
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Um SIG possui quatro funções básicas, conforme apresentado na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com as definições
apresentadas na Coluna II:
Coluna I
1. aquisição de dados.
2. gerenciamento de banco de dados.
3. visualização e apresentação cartográfica.
4. consulta e análise.
Coluna II
( ) pesquisa de dados, busca de informações e análise espacial.
( ) agilidade para utilizar as diversas camadas de dados e exibir resultados.
( ) armazenamento dos dados de forma estruturada.
( ) captura, importação, validação e edição de dados.
( ) extração e geração de novas informações sobre o espaço geográfico.
 A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma:
a. 3, 1, 2, 4 e 3.
b. 2, 3, 1, 4 e 4. 
c. 4, 3, 2, 1 e 4.
d. 1, 2, 1, 4 e 3.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 2, 3, 1, 4 e 4..

Mais conteúdos dessa disciplina