Buscar

ciencias sociais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201808531189)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Ciências Sociais fazem parte do grupo de saberes intitulado Ciências Humanas e apresentam métodos próprios de investigação dos fenômenos que analisam. Assinale a única opção que contempla as áreas que constituem as Ciências Sociais
		
	
	Antropologia, Psicologia e Sociologia
	
	Politica, Psicologia Social e História
	
	Sociologia, Psicologia Social e Antropologia
	 
	Antropologia, Sociologia e Politica
	
	Sociologia, Historia e Antropologia
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201808471035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
		
	
	A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcada entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado.
	
	Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja a suas formulações.
	
	Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciências sociais devem ser considerados simples.
	 
	Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
	
	São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidos em condições controladas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201808894071)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(Ueg 2011) Cultura é uma perspectiva do mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem. É aquilo sobre o que as pessoas acabam por concordar, seu consenso, sua realidade em comum, suas ideias compartilhadas. CHARON, Joel. Sociologia. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 103. Com base na afirmativa acima, é correto afirmar:
		
	
	a cultura é estática, por isso os traços culturais relevantes da sociedade ocidental se sobrepõem às demais civilizações que não se reformulam e não mudam com o tempo.
	
	o peso da tradição é muito forte nas culturas, em geral. Na oriental, verifica-se, no entanto, o contínuo desejo de mudanças e de inovações, o que ajuda a explicar sua expansão por todo o globo.
	 
	o time do Flamengo possui uma cultura de grupo, assim como a União Nacional dos Estudantes. Essa cultura de grupo não torna seus membros diferentes dos não membros, pois pertencem a uma cultura geral que rege a sociedade como um todo homogêneo
	
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude relativista ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	 
	o procedimento de avaliar as demais culturas pelos valores da nossa denomina-se etnocentrismo; um exemplo de atitude etnocêntrica ocorre quando se diz que os indígenas são incultos, atrasados e selvagens.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201808881119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas regiões do interior brasileiro ainda é muito frequente a figura do comandante local, o "coronel", "respeitado", com poder de mando e a quem todos obedecem e que exerce sua autoridade, muitas vezes em detrimento das leis. Considerando a teoria da dominação de Weber, o texto nos remete a:
		
	
	Dominação carismática, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um ou muitos homens nas qualidades extraordinárias e não acessíveis a todos, ou seja, a carisma de um determinado líder.
	
	Dominação racional-legal, quando o sentido da legitimidade estiver em um conjunto de leis racionalmente elaboradas para orientar as ações sociais dos indivíduos de uma comunidade.
	
	Dominação carismática, baseada na crença da legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	 
	Dominação tradicional, quando o sentido da legitimidade estiver na crença de um súdito, na virtude e na dignidade próprias de um senhor, santificado pela tradição, e na fidelidade desse súdito a essa tradição.
	
	Dominação tradicional, baseada na veneração extra cotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter exemplar de uma pessoa e das ordens por esta reveladas ou criadas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201809468625)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(ENEM- 2010) São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem:
		
	 
	o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.
	
	o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.
	
	a erradicação da fome no mundo.
	
	a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.
	 
	a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201809067170)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com Émile Durkheim a Sociologia deve preocupar-se em estudar apenas os fatos sociais, que não se confundem com os fatos da biologia e da psicologia. Dentre as opções abaixo, qual fato não deve ser estudado pela Sociologia:
		
	 
	Dormir
	
	Maneiras de agir
	
	maneiras de sentir
	 
	idioma
	
	maneiras de pensar
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201808563844)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considere o texto abaixo no que se refere a teoria da ação social de Max Weber:
"Nos países ricos, os consumidores cada vez mais rechaçam a importação de bens e serviços de instituições que não cuidam do meio ambiente. Na globalização, vai ficando claro que agredir o meio ambiente é escândalo mundial em tempo real. Por isso, empresas e governos buscam meios de se garantir nessas questões. O desrespeito ambiental gera consequências jurídicas e econômicas. Está se tornando crime passível de apreciação - e sanção - internacional."
Segundo Weber, a ação social é uma ação com um sentido gerada por uma motivação. Neste sentido, a ação social dos consumidores expressa no texto, compreende ...
		
	 
	o comportamento a que o agente se entrega em função de um fim que se quer alcançar.
	
	o comportamento a que o agente se entrega em função de um costume enraizado em sua cultura.
	 
	o comportamento a que o agente se entrega em função de uma causa política, ética, moral ou religiosa.
	
	o comportamento a que o agente se entrega em função de um forte sentimento de amor, raiva, ódio ou vingança.
	
	o comportamento a que o ator se entrega com a finalidade de projeção pessoal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201808890632)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O conceito de alienação, para Marx, diz respeito:
		
	 
	ao processo de desumanização que caracterizava as condições de trabalho industrial, em que as coisas produzidas são separadas do interesse e do alcance de quem as produziu resultando numa situação de não-posse;
	
	a necessidade de melhorar o nível cultural dos trabalhadores através de um projeto nacional de qualificação da mão de obra ligada à produção industrial
	
	ao conjunto de criações de cunho ideológico da classe dominante, no intuito de estabelecer regras sociais e assegurar o seu papel de controle sobre as classes dominadas
	 
	a oposição entre aquilo que Marx definiu como capitalismo e socialismo;
	
	a uma situação de desinteresse pela vida em função do processo de exclusão social;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201808962605)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recentemente o Brasil recorreu à OMC contra os EUA a propósito dos subsídios que este país dá aos produtores de algodão e que, segundo o governo brasileiro, afeta a competitividade do nosso algodão. Sobre a Globalização podemos dizer que:
		
	
	Ela promove relações de comércio justas baseadas na livreconcorrência.
	 
	Ela se dá de forma desigual e os países ricos utilizam sua força para estabelecer relações comerciais injustas que lhes são vantajosas.
	
	Ela vem diminuindo a distância entre os países ricos e pobres.
	
	Ela vem tendo como resultado a diminuição da miséria e da exclusão a nível mundial.
	
	Ela promove o fim do protecionismo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201808937975)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pela primeira vez o IBGE divulgou dados sobre o casamento gay no Brasil. No ano passado, para cada mil casamentos heterossexuais, houve três uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Quase metade dos casamentos gays foram realizados em São Paulo. Muitos desses casais são formados por pessoas que já estavam juntas há muito tempo, mas só puderam oficializar a união depois que o Conselho Nacional de Justiça autorizou o casamento entre homossexuais, no ano passado. Pela primeira vez o IBGE analisou os números de casamentos gays no Brasil. No ano passado, ocorreram 3.701 uniões entre pessoas do mesmo sexo, o que representa 0,35% do total de casamentos no país. São Paulo foi o estado que registrou o maior número de uniões gays, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais. ¿É uma questão legal, justamente o que nós buscamos. É igualdade de direitos¿, diz o presidente da associação da Parada LGBT Fernando Quaresma. A maioria dessas uniões gays no país foi entre mulheres: 52%. Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/12/ibge-divulga-dados-sobre-casamento-gay-no-brasil-pela-primeira-vez.html. Acesso em 25/02/2015. Os dados acima demonstram que a união entre pessoas do mesmo sexo torna-se um fenômeno cada vez mais presente e reconhecido na sociedade brasileira. Em relação a esse tipo de união é correto afirmar que:
		
	 
	Forma uma família constituída de forma distinta e decorrente dos tempos atuais, em que novas configurações familiares se impõem. .
	
	Não forma uma família porque se trata de uma fenômeno antinatural e família é um conceito essencialmente biológico
	
	Forma uma família, porque laços consanguíneos unem os indivíduos que estabelecem essa união.
	
	Não forma uma família porque no Brasil ainda não foi criada uma lei que institua o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
	
	Não forma uma família, pois só pode ser considerada família a formada por pai, mãe e seus descendentes.

Continue navegando