Buscar

Tipos de Amostragem em Pesquisa

Prévia do material em texto

1.
		Em uma pesquisa quantitativa, de acordo com as características do público-alvo, recursos disponíveis e dos objetivos da pesquisa,  o pesquisador pode optar por realizar um censo ou uma pesquisa por amostragem.  A decidir pelo uso do censo, todos os consumidores do mercado serão entrevistados, dependendo do tamanho do mercado e do número de consumidores, a realização do censo pode ser muito de dispendiosa e demorada, tornando a pesquisa inviável.
Sobre as desvantagens da realização do censo, analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) verdadeiro ou  (F) para falso, selecionando em seguida a opção de resposta que representa a correta sequência dos itens:
(   ) A população pode ser infinita e por este motivo o censo é apropriado.
(   ) Amostra pode ser atualizada mais facilmente que o censo.
(   ) O custo do censo é compensado pela qualidade.
(   ) A precisão de um censo varia de acordo com o tamanho da população.
(   ) O custo do censo sempre é equivalente ao custo da amostra.
 
	
	
	
	F - F - V - V - V
	
	
	V - F - F - F - V
	
	
	F - V - F - V - F
	
	
	F - V - F - F - V
	
	
	V - F - V - F - V
	
	
	
	
		
	
		2.
		A amostra não probabilísticas é usada quando a seleção dos elementos depende de algum tipo de interferência do pesquisador ou do entrevistador. Normalmente reduz tempo e custo da pesquisa, mas sacrifica confiabilidade dos resultados. Os tipos de amostragem não probabilística são: amostras por conveniência, amostras por julgamento, amostras por cota e amostras autogeradas.
Faça a correta relação dos tipos de amostras não probabilísticas e suas respectivas características e marque a opção de resposta que representa a sequência correta:
(1) Amostras por conveniência
(2) Amostras por julgamento
(3) Amostras por cota
(4) Amostras autogeradas
 
(   ) Neste tipo de amostragem o pesquisador procura estabelecer uma amostra que se identifique em alguns aspectos com o universo e geralmente segue parâmetros demográficos da população.
(   ) É constituída por elementos a que se tem fácil acesso. É uma amostra reconhecidamente tendenciosa.
(   ) É uma espécie de amostragem, em que a escolha de elementos da amostra é feita por indicação de outros elementos já selecionados.
(   ) É aquela em que um especialista define uma amostra específica a ser entrevistada, em função de determinados critérios da pesquisa.
	
	
	
	4 - 3 - 2 - 1
	
	
	3 - 1 - 2 - 3
	
	
	1 - 2 - 3 - 4
	
	
	2 - 4 - 1 - 3
	
	
	3 - 1 - 4 - 2
	
	
	
	
		
	
		3.
		Com base no que se estudou sobre Tipos de Amostragem, marque a opção correta:
	
	
	
	Amostra Não probabilística é aquela em que cada unidade amostral tem uma probabilidade zero de não pertencer à amostra, pois todas as variáveis fazem parte da população e não há, portanto, variáveis que não sejam desse universo.
	
	
	Amostra probabilística é aquela em que existe uma probabilidade diferente de zero de uma variável considerada não pertencer à amostra.
	
	
	Amostragem por conveniência é exemplo de uma Amostragem Probabilística.
	
	
	Amostragem Aleatória Simples é exemplo de uma Amostragem não Probabilística.
	
	
	Amostragem sistemática é exemplo de uma Amostragem Probabilística.
	
Explicação:
Amostragem sistemática é uma técnica dentro da categoria de amostragem probabilística ¿ que requer certo controle do marco amostral entre os indivíduos selecionados junto com a probabilidade que sejam selecionados ¿ consiste em escolher um indivíduo inicialmente de forma aleatória entre a população e, posteriormente, selecionar para amostra cada enésimo indivíduo disponível no marco amostral.
A amostra sistemática é um processo muito simples e que só requer a seleção de um indivíduo aleatório. O restante é um processo rápido e simples. Os resultados obtidos são representativos da população, de forma similar a amostra aleatória simples, sempre quando não exista nenhum fator intrínseco na forma que os indivíduos estão listados e que se reproduzam certas características populacionais em cada número especifico de indivíduos. Esse sucesso realmente é pouco frequente.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Marque a opção que se refere a Amostragem por Conglomerado:
	
	
	
	Trata-se de uma amostragem não probabilística.
	
	
	É um tipo de amostragem pressupõe que todos os membros tenham a característica procurada na pesquisa e que todos tenham igual chance de serem selecionados e/ou indagados.
	
	
	O princípio desse tipo de amostragem é o de verificar, quantos estratos (característica dentro da população) existem.
	
	
	A população a ser estudada é delimitada em uma região geográfica. Ex: ruas, quarteirões, bairro ou município.
	
	
	É uma amostra intencional em que o entrevistado indica um ou mais amigos seus que tenham a mesma característica que ele ou seus mesmos gostos.
	
Explicação:
Consiste em subdividir a população investigada em grupos fisicamente próximos, independentemente de eles serem homogêneos ou não. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais com estreito contato físico (como casas, quarteirões, bairros, cidades, regiões, etc).
	
	
	
	
		
	
		5.
		Com base no texto abaixo responda: Pesquisa Ibope divulgada no dia 15/10/10, aponta que o ex-prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB) lidera a disputa para o governo da Paraíba. Ele obteve 52% das intenções de voto no levantamento divulgado hoje. Seu adversário, o atual governador do Estado, José Maranhão (PMDB), tem 40%. Na pesquisa, 5% afirmaram que ainda estão indecisos. Outros 3% afirmaram que votarão em branco ou pretendem anular o voto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Fonte Bol Notícias- Folha. Com Geralmente as pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto Ibope, tem como principal característica o uso de:
	
	
	
	amostras probabilísticas e não probabilísticas
	
	
	amostras não probabilísticas
	
	
	amostras por conveniência
	
	
	nenhum tipo de amostras
	
	
	amostras probabilísticas
	
Explicação:
Amostragem Probabilística - todos os elementos da população têm probabilidade conhecida, diferente de zero, de ser incluídos na amostra, o que garante a representatividade da amostra em relação à população. Pode ser: aleatória, sistemática, estratificada e por conglomerado.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Nas pesquisas quantitativas, uma questão importante é a possibilidade de entrevistar todos os consumidores de um mercado, ou se por limitação de recursos a pesquisa será realizada apenas com parte da população (amostra). Realizar um censo em pesquisa de mercado pode ser um processo dispendioso e lento, às vezes inviável.  Nesse contexto, realizar um censo depende de alguns fatores a serem analisados.
Dos fatores apresentados abaixo, aponte aquele que contribui para a realização de um censo:
	
	
	
	Quando o projeto não exigir precisão absoluta.
	
	
	Quando os recursos da empresa são limitados.
 
	
	
	Quando a população for grande.
 
	
	
	Quando a população for pequena.
 
	
	
	Quando os dados da população são difíceis de obter.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Marque a alternativa que possui apenas informações corretas quanto à Pesquisa Qualitativa:
	
	
	
	Conclusão não generalizável para a população, amostra pequena, não probabilística.
	
	
	Conclusão generalizável para a população, amostra grande, não probabilística.
	
	
	Conclusão generalizável para a população, amostra pequena, não probabilística.
	
	
	Conclusão não generalizável para a população, amostra grande, não probabilística.
	
	
	Conclusão generalizável para apopulação, amostra grande, probabilística.
	
Explicação:
Na pesquisa, cuja a abordagem da amostra é qualitativa, esta não representa a população em estudo. 
	
	
	
	
		
	
		8.
		Identifique a ordem correta: 1. Os elementos do marketing são: produto, preço, promoção e praça. 2. O recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma amostra. 3. A pesquisa causal mede a intensidade de um fenômeno ocorrido e suas causas.
	
	
	
	( ) V F V
	
	
	( ) V V F
	
	
	( ) F F V
	
	
	( ) V V V
	
	
	( ) F F F
	
Explicação:
2 – Censo se refere a população total e não uma amostra.

Mais conteúdos dessa disciplina