Buscar

CRÍPTON Kr

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CRÍPTON Kr
Recebe o nome de criptônio um gás nobre ; incolor ; insípido e inerte ( de pequena reatividade ) . Seu símbolo é Kr, e possui o número atômico 36 uma massa atômica 83,8u , e pertence à família 18 ou 8 A dos gases nobres da tabela periódica , juntamente com o hélio , neônio , argônio , o xenônio e o radônio . A definição do metro baseada na radiação emitida pelo átomo excitado de criptônio entre os anos de 1960 e 1983 , equivalente a 1.670.763,73 vezes o comprimento de onda de emissão vermelho laranja emitida pelo Kr – 86 estável . O nome criptônio é derivado da letra grega “Kryptos”, que significa oculto , escondido .
Como características principais , pode-se mencionar que é um gás monoatômico , que dificilmente se liquefaz , apresenta um espectro de linhas verde e vermelha-alaranjada muito brilhante , e está presente na atmosfera na proporção de uma parte para 9.000.000 , o que significa que sua proporção entre os elementos presentes no plano é bastante pequena . A existência de criptônio no planeta Marte é na proporção de 0,03 p.p.m . 
O criptônio pode ser obtido através da extração e posterior destilação fracionada de gases vulcânicos e águas termais , acarretando um processo demasiado complexo . O elemento reage com um flúor , quando submetido à descarga elétrica em baixa temperatura (-150°c ) , dando origem ao fluoreto de criptônio KrF2 , sólido cristalino branco , de estrutura cristalina cúbica centrada nas faces , igual aos demais gases nobres . É um dos produtos utilizados na fissão nuclear do urânio . 
Entre as diversas utilizações do gás na indústria , destacam-se o seu uso : 
Em flashes fotográficos para a obtenção de imagem de alta velocidade ;
Na detecção de imperfeições em depósitos selados ;
Na excitação do fósforo de fontes de luz sem alimentação externa de energia ;
Na medicina , para cirurgia da retina dos olhos , onde se utiliza o laser de criptônio ;
Certas lâmpadas fluorescentes ; 
O Kr-85 , elemento radioativo , é usado na detecção de folhas em superfícies metálicas;
A mesma variedade citada , o Kr-85 , é usada em análises químicas incorporando o gás em sólidos , processo no qual se forma criptonatos cuja atividade é sensível às reações químicas produzidas na superfície da solução . 
Esses são alguns lugares que o criptônio é utilizado esse gás nobre é muito importante tanto para a parte de fotografia quanto para a medicina .

Outros materiais