RELATORIO 2 VIBRAÇÕES DESBALANCEAMENTO
10 pág.

RELATORIO 2 VIBRAÇÕES DESBALANCEAMENTO

Disciplina:Vibrações Mecânicas517 materiais8.838 seguidores
Pré-visualização1 página
FACULDADE PITÁGORAS
ENGENHARIA MECÂNICA

LUCAS MARCELO VALE DE LIMA
GABRIEL SILVEIRA FONSECA
GILSON DOS SANTOS LEÕES
JOSÉ JADSON

VIBRAÇÕES: DESBALANCEAMENTO

SÃO LUÍS - MA
2018

LUCAS MARCELO VALE DE LIMA
GABRIEL SILVEIRA FONSECA
GILSON DOS SANTOS LEÕES
JOSÉ JADSON

VIBRAÇÕES: DESBALANCEAMENTO

Relatório apresentado a Faculdade Pitágoras como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de Vibrações Mecânicas, ministrada pelo professor Rondymilson Lopes.

SÃO LUÍS - MA
2018

INTRODUÇÃO
Os sistemas rotativos precisam estar em equilíbrio para operar com qualidade sem comprometer seu rendimento, as vibrações podem aumentar os desgastes e diminuir a vida útil dos equipamentos. Grande parte das vibrações são causadas pelos desbalanceamentos que são um desequilíbrio na distribuição da massa de um corpo.
Esses desbalanceamentos modificam o estado de equilíbrio desse corpo e o centro de gravidade é alterado, dando assim início as vibrações, estas desempenham um papel bastante negativo nos sistemas, e por isso a importância de se ter um controle e análise criteriosa, realizando manutenções preventivas e intervindo assim que houver necessidade. As vibrações podem ser medidas com equipamentos de extrema qualidade e demonstradas pelas grandezas de aceleração, deslocamento e velocidade.

OBJETIVO
O objetivo desta aula laboratorial foi realizar a aferição da aceleração, deslocamento e velocidade da bancada Tribler com o auxílio do medidor de vibrações utilizando no sistema correia em V com flange e correia e V com flange e o contrapeso, para uma simulação de como se comporta um sistema vibratório com desbalanceamento.

 MATERIAIS E PROCEDIMENTOS

Flange
Flange com contrapeso
Bancada Triber para sistema de transmissão e análise de vibrações
Medidor de vibrações

Ligou-se a bancada Tribler, já com o Sistema Rotativo montado e utilizando a correia em V com flange sem o contrapeso;
Foram realizados a aferição da Aceleração, Deslocamento e Velocidade para cada parafuso, coletando quatro medições afim de realizar a média dos parafusos um e dois;
Desligou-se a bancada e retirou-se a flange sem contrapeso;
Colocou-se a Flange com o contrapeso;
Repetiu-se o procedimento II, encerrando a prática.

RESULTADOS E DISCURSÕES

Observando o sistema rotativo da bancada Tribler pode-se verificar a diferença entre o sistema sem contrapeso ilustrada na tabela 1 e com o contrapeso ilustrada na tabela 2.
Tabela 1: Sistema sem contrapeso
	FLANGE SEM CONTRAPESO

	
	SIMULAÇÃO 1
	SIMULAÇÃO 2
	SIMULAÇÃO 3
	SIMULAÇÃO 4

	
	P1
	P2
	P1
	P2
	P1
	P2
	P1
	P2

	Aceleração (mm/s²)
	1,2
	1,3
	1,2
	1,2
	0,6
	0,8
	1,1
	1,2

	Velocidade (mm/s)
	3,1
	3,5
	3
	3,4
	1,7
	1,8
	2,3
	2,6

	Deslocamento (mm)
	0,025
	0,029
	0,026
	0,028
	0,013
	0,017
	0,024
	0,022

Fonte: O autor
Tabela 2: Sistema com contrapeso
	FLANGE COM CONTRAPESO

	
	SIMULAÇÃO 1
	SIMULAÇÃO 2
	SIMULAÇÃO 3
	SIMULAÇÃO 4

	
	P1
	P2
	P1
	P2
	P1
	P2
	P1
	P2

	Aceleração (mm/s²)
	6,4
	5,6
	6,4
	5,4
	5,8
	6,9
	6,5
	8

	Velocidade (mm/s)
	4,5
	4,1
	4,5
	4
	4
	3,5
	4
	3,8

	Deslocamento (mm)
	0,095
	0,129
	0,094
	0,122
	0,135
	0,186
	0,146
	0,163

Fonte: O autor

As diferenças foram bem claras, foi possível observar a modificação do barulho entre os testes o sem flange foi mais silencioso e só perceptível com o uso do aparelho medidor de vibrações, porem o sistema com o contrapeso foi bem perceptível o ruído foi extremamente alto, houve também a movimentação da bancada e foi possível observar visivelmente as vibrações.
Isso pode ser explicado ao fato que um sistema rotativo bem equilibrado tem massa distribuída uniformemente e o centro de gravidade permanece no eixo rotativo. Quando há a adição de uma massa desregulando o sistema esse centro de gravidade é alterado isso faz com que as vibrações sejam bem maiores danificando o sistema rotativo.

CONCLUSÃO
As vibrações mecânicas são oscilações dentro de deslocamentos, o ciclo completo dessa oscilação é considerado uma vibração. A existência de vibrações em máquinas afeta diretamente a produtividade da indústria, a vida útil do equipamento, a estabilidade dos elementos de maquinas, gerando falhas a produção.
O estudo e analise de vibrações é de notória importância em relação a engenharia mecânica, a verificação em pontos estratégicos do equipamento pode ajudar na prevenção de paradas inesperadas e soluções de problemas com antecipação. O desbalanceamento é uma falha comum devido a vibrações, a alteração na massa de um corpo em relação ao seu eixo afeta diretamente a integridade da máquina. Concluindo que o estudo de vibrações mecânicas e suas prevenções são de grande valia na área de estudo, possibilitando a integridade da eficiência do maquinário.

REFERÊNCIAS
Análise de vibrações. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAbZsAG/analise-vibracoes?part=3>. Acesso em: 6 dez 2018.
Métodos Experimentais para Vibrações Mecânicas. Disponivel em: <https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/86346/mod_resource/content/1/Metodos_Experimentais/Aula_Metodos_Experimentais_-_AlineSouzaPaula.pdf.> Acesso em: 7 dez 2018
Vibrações Mecânicas. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/4201372/aula-12-a-16---apostila-de-vibracoes-mecanicas>. Acesso em: 7 dez 2018.