A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Aula Tema RSMA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Responsabilidade Social 
e 
Meio Ambiente
Nome: Marcos de Sousa da Cruz R.A.: 9902000005
Curso: Engenharia de Controle e Automação
Turma: 2º B 
Introdução
A agenda 21 local, tem como objetivo principal a realização de políticas globais que deverão estar em sinergia com os principais fatores, sendo eles o meio ambiente, o meio social e os meios econômicos de cada nação. Deve-se considerar que a Agenda 21 local, tem um enorme papel no desenvolvimento sustentável, lidando com problemas que envolvem diversas áreas e que geram consequências, visando sempre melhorar a capacidade da sociedade em lidar com os diversos problemas atuais. O tema difundido neste trabalho, deverá refletir não só no ambiente local, mas sim fora elaborado para que seja implantado em qualquer tipo de sociedade que sofra com problemas ambientais, sejam eles básicos ou que causem problemas futuros a espécie humana.
Agenda 21 Pessoal
O passo mais importante para a sociedade atual é a economia de água, que deve ser rigidamente controlada, conscientizando a população sobre os riscos e consequências do esgotamento do mesmo; 
Conscientizar a população sobre o enorme desperdício de comida;
Diminuir a produção de lixo, optando por materiais recicláveis e de uso duradouro;
Utilizar o transporte público como opção;
Forçar o governo local a aderir as mudanças ambientais e sociais, fazendo campanhas e multando os que não as cumprirem;
Investir em energias renováveis, evitando o uso dos derivados do petróleo;
Garantir a conscientização da família, economizando em banhos, reciclando lixo, hortas para a sustentabilidade pessoal;
Controlar o uso dos agrotóxicos em zonas de lençóis freáticos;
Evitar o deposito de lixo em céu aberto, forçando o governo a construir locais apropriados para o depósito do mesmo;
É importante destacar que muitas dessas ações são de fácil implementação não só no meu pessoal como no meio governamental, já que os investimentos, principalmente no nosso pais tem sido desperdiçados em obras desnecessárias para o lazer da população, deve-se concluir que o mais importante no momento é preservar o ambiente em que vivemos pois é o único e não existe um planeta substituto.
Desenvolvimento e Considerações
De certa forma, as ações que foram propostas tem como um único objetivo, preservar a vida humana de uma forma sustentável. Destaca-se em questão de facilidade o simples fato de que sair 15 minutos antes do banho estará sendo economizado cerca de 52.500 Litros de água por ano, impressionante, não é mesmo? O lixo pessoal produzido por uma família em média é de 2.160 Kg por ano, agora reflita... imagine que se cada ser humano da face deste lindo planeta “azul” economiza-se ao menos um mísero quilo de lixo ao dia, seria economizado cerca de 3,600000000000 Kg de lixo por ano. As estatísticas não mentem, a população deve abrir os olhos para o futuro e sim, todos são responsáveis por isso, e também destaca-se o governo como primeiro plano na ações econômicas, já que comandam a legislação, podendo gerir leis EFICIENTES que diminuíssem não só as emissões de CO² mas também desmatamentos, grandes poluições de rios, matança impensável de animais, na sua maioria com riscos de extinção. 
Referências Bibliográficas
http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local
https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g
http://noticias.uol.com.br/ciencia/infograficos/2009/01/07/calcule-quanta-agua-voce-gasta-ao-tomar-banho.htm
http://www.agsolve.com.br/noticias/quanto-lixo-uma-pessoa-produz-por-dia
Ribeirão Preto - 2014

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.