Buscar

Relatorio+Final estagio VIVI

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
INSTITUIÇÃO ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
Aluno: Viviana Moreira Ruver
Curso: Engenharia De Produção
Matricula: 2470281100
Rondonópolis
2017
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
EMPRESA CONSTRUTORA FARIAS E IMOBILIARIAS
Relatório de Estágio Curricular apresentado à Faculdade Anhanguera de Rondonópolis, como requisito parcial do curso de Engenharia de Produção.
Coordenador de Curso: Lucas Borba dos Santos.
RONDONÓPOLIS 
2017
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório 
Dados do Estagiário
Nome: VIVIANA MOREIRA RUVER
Registro Acadêmico: 2470281100
Curso e Período: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / NOTURNO
Dados do Local de Estágio
Empresa: Construtora Faria 
Supervisor: Jonas Alexandre Mendonça de Oliveira
N° de registro: MT120260303-3
Período de Estágio
Início: 02/ 10 / 2017				Término: 03 /11 /2017
Jornadas de trabalho: 28 horas semanais.
Total de horas: 140horas
Rondonópolis
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................05
AMBIENTE DE ESTAGIO EMPRESA.......................05
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS...............................07
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................12
REFÊRENCIAIS...........................................................14
APÊNDICES.................................................................15
INTRODUÇÃO
Esse relatório tem como objetivo principal, apresentar à faculdade Anhanguera de Rondonópolis, a descrição das atividades realizadas por acadêmico na condição de estagiário, registrando as vivências profissionais na área da engenharia civil, tais como levantamentos e orçamentos e demais correlatas ao acompanhamento diário das obras do Residencial João Antonio Fagundes II na cidade de Rondonópolis-MT. No campo encontra ambiente de estagio,um breve histórico da empresa acolhedora, em seguida, no campo seguinte, expõem-se sobre o objetivo do estágio, as atividades desenvolvidas com registros apurados e as formas de acompanhamento, evoluindo assim para as conclusões.
AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Empresa)
A construtora Farias é uma empresa que atua no mercado há 5 anos com obras residenciais. Localizada na cidade de Rondonópolis-MT, a empresa possui em media 150 funcionários diretos e mais de 100 indiretos. Através de uma política de gestão voltada para a valorização do capital humano, investimentos em qualificação e antecipação às tendências do mercado imobiliário, a empresa busca se consolidar entre as principais construtoras do mercado, destacando-se pela excelência dos seus empreendimentos, agilidade na entrega e compromisso com a satisfação dos clientes. A empresa criada para atender as necessidades dos seus clientes e realizar seu sonho com todo o conforto e segurança. Pela grande demanda e exigência da população a empresa busca a cada dia melhorar e qualificar seus profissionais no ramo de habitação para assim atender este cliente que a cada dia se torna conhecedor das praticas e aplicações na área da construção civil. 
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Na empresa citada inicialmente neste relatório, foram oportunizadas, em momentos distintos, estágio em um complexo de obras residenciais, foi possível desenvolver as seguintes atividades, orçamento de obras civis com apresentação de cronograma físico-financeiro, pesquisa e compra de materiais para as obras, acompanhamento diário da obra com apresentação de relatório semanal, gestão de recursos humanos em canteiro de obra. Em uma delas, destacamos que quando lá chegamos, a obra já se encontrava em andamento e uma das necessidades era executar o levantamento completo da obra, observando o projeto, os possíveis erros até então cometidos e propor com os menores desgastes possíveis, soluções e adequações. Na ocasião, tivemos a rica experiência de acompanhar a execução das obras de um complexo totalmente inovador no ramo de construção civil onde esta sendo construídas cerca de 321 unidades residenciais de 2 quartos sala cosinha e banheiro,todas na modalidade de paredes de concreto usando formas de metal. Quantificação de materiais já utilizados na obra e o quantitativo dos materiais necessários ao acabamento.
1º Semana – Reconhecimento do local de estagio,acompanhamento das normas de segurança e estrutural da empresa que forneceu estagio ao aluno Supla citado.
2º Semana – Levantamento do orçamento geral da obra,qualificação de materiais,fiscalização de estoque fazendo um balanço para conferencia e ajuda na organização do local de trabalho.
3º Semana – Acompanhamento das obras no trecho do inicio ao acabamento, apresentando se ao corpo de funcionários para maior comodidade e aprendizagem com os profissionais que ali trabalham, no trecho foi possível acompanhar o andamento das obras apartir do radie base de concreto feita para receber a estrutura geral da residência, não foi possível acompanhar desde a terra planagem pois quando este estagiário começou suas atividades na empresa este serviço já Havia terminado,mas foi possível acompanhar desde o radie ate o inicio do acabamento(pintura externa),fotos tiradas o local de estagio demonstram o serviço realizado.
Radie pronto para receber a estrutura 
da residência. 
Após o termino do radie é feito a armação das ferragens,estrutura esta que da sustentabilidade juntamente com o concreto.
Com a estrutura das ferragens prontas,são montadas as caixas metálicas para a construção das paredes de concreto através de placas metálicas todas nas medidas especificas do projeto residencial.
Obra concretada e no respaldo pronto para as demais etapas.
São colocadas placas de concreto prontas na forma de laje com a espessura de 5cm,soltando assim as ferragens para uma nova etapa que é o chamado desempeno parte esta que esconde o telhado pois são residências no formato platibanda.
Após o termino da estrutura de cobertura as residências são cobertas por telhas Eternit 3,66x1,10(telhão),sendo vedado com calhas de alumínio e silicone.
A parte de acabamento são iniciadas através da pintura onde foi passado um fundo de selagem para o recebimento da textura desejada.
Finalizando com o assentamento das portas e janelas assim como o acabamento interno como pintura,piso,elétrica e hidráulica.
4º Semana – Sendo o estágio uma preparação para o mercado de trabalho, pois apresenta a realidade da atuação do engenheiro civil, de forma geral, consideramos que o mesmo caracterizou-se produtivamente. As atividades desenvolvidas foram acompanhadas por profissionais atuantes, aptos e responsáveis, prontos a esclarecer dúvidas e questionamentos a cerca das atividades desenvolvidas em campo. A vivência contribuiu para uma maior familiarização com o processo construtivo e as várias etapas que o compõem, auxiliando na interpretação e entendimento da sequência correta de execução. Também foram detectadas algumas dificuldades e necessidade de melhoria nos mecanismos de comunicação entre os colaboradores no canteiro da obra, bem como a imensa dificuldade em se conseguir mão de obra qualificada e constante em tal tipo de empreendimento. Ressalta-se a importância da figura do coordenador de estágio, pois o mesmo contribui de forma significativa, emprestando sua experiência e profissionalismo a esta ferramenta de aprendizagem. O acompanhamento do professor orientador foi dado por encontros semanais na universidade.
5º Semana – Por exigência do cliente foi feito um estudo para colocação de sistema de monitoramento por câmeras na residência, e por viabilidade foi aproveitado para estender o serviço com alarme e monitoramento por empresa terceirizada de segurança para a área construída, foram feitos diversos orçamentos com variados métodos de aplicação. Sendo repassado para o proprietário todo orçamento e ficando assim ao seu critério a escolha do melhor serviço a ser implantado, pois hoje em diase investe muito em segurança para que se possa viver não só em um conforto mais dormir despreocupado em não perder os bens matérias, muito menos um membro da família.
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término deste relatório, entende-se que a teoria e a prática se completam e, sendo assim, de maneira alguma poderia o acadêmico eximir-se de tal experiência. Em canteiros de obras, a presença do engenheiro é de vital importância para o bom andamento do projeto executado, atuando como um gerente, promovendo interação e facilitando o fluxo de informações e esclarecimentos necessários aos executores, visando celeridade e fidelidade ao projeto. Obras são caracterizadas por processos muito dinâmicos e interdependentes que, como um conjunto de engrenagens, precisa trabalhar sincronizada e harmonicamente. Ressalte-se a importância de, constantemente, promover o planejamento, o desenvolvimento, a correção e a avaliação dos processos para, assim, primar pela qualidade e satisfação do cliente, seja ele interno ou externo. A vivência do estágio supervisionado promoveu, ainda mais, a conscientização do quanto o profissional da engenharia civil, em todas as suas áreas de atuação, deve atentar para sua responsabilidade e estar alinhado com as diretrizes propostas em cada projeto a ser executado. 
Foi realizado estagio supervisionado durante vinte e sete dias totalizando 140 horas, todas as minhas atividades foram acompanhadas pelo Engenheiro Jonas Alexandre. Considero muito importante este estágio, pois o ramo da engenharia civil está em constante aperfeiçoamento e aprendizado, sendo o dia a dia do engenheiro está voltado diariamente no acompanhamento das obras, pois constantemente existem problemas a serem resolvidos, os quais serão analisando pelo engenheiro responsável e seus colaboradores, tentando assim uma solução mais adequada para obra. Durante as cinco semana de estágio acompanhou-se diversas atividades em campo e atividades em escritório. Obtive varias experiências em campo, como medição para o planejamento de obras e acompanhamento nas obras. Aprendi a fazer planilha de orçamento de obra. Percebi a importância de que temos que acompanhar nossas futuras obras, pois o controle em formato planilha é de suma importância, para tornar os dados da mesma, uma forma mais ágil de visualização da obra. Visto que um bom planejamento e acompanhamento podem influenciar positivamente no custo, gerando assim uma economia na execução do serviço e conseqüentemente gerando um lucro maior.
Para sobrevivência no atual mercado competitivo, tornou-se importante, no setor da construção civil, adequar-se às novas estratégias de gerenciamento e novas formas de introduzir no canteiro de obras a melhoria contínua, e uma vez que o setor da construção civil requer mudanças significativas desde o escritório central ao canteiro de obras. Ao relatar que a identificação e o entendimento das forças que impulsionam a adoção de estratégias gerenciais, e os fatores críticos que influenciam positivamente ou negativamente na implantação de novas tecnologias, direcionam a atenção das empresas para fatores anteriormente não conhecidos, ou mesmos para os itens de gerenciamento que estavam em segundo plano. Isto poderá favorecer a adoção de estratégias gerenciais voltadas à integração de todas as atividades dentro das organizações, contribuindo para que a incerteza, os riscos e a resistência a mudanças sejam minimizados.
A certificação de um trabalho bem desempenhado e com qualidade, atualmente, é considerada um forte fator para se enfrentar a demanda do mercado imobiliário, pois é uma forma de demonstrar ao cliente que o produto ou serviço desenvolvido passaram por controles e são padronizados com a finalidade de garantir a qualidade. Mesmo sendo um investimento alto e com certas dificuldades de implementação, as construtoras não estão tendo alternativa e estão buscando vantagem competitiva no mercado, pois além de ser um forte motivo de marketing e uma forma de demonstrar ao cliente que o produto ou serviço gerado tem um controle ou padronização garantindo qualidade e eficiência, é também uma imposição governamental para se obtiver a carta de crédito para financiamento da obra. Todo o período foi produtivo e de bastante aprendizado.
5- REFERÊNCIAS
NBR 8800/08 - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. 
NBR 12722/92 - Discriminação de serviços para construção de edifícios. 
NBR 5410/04 - Instalações elétricas de baixa tensão. NBR 8160/99 - Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução. 
NBR 5626/98 - Instalação predial de água fria. NBR 5419/05 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas. 
NBR 12721/05 – Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edifícios – Procedimento. Campos, Alberto, Prática das pequenas construções – 8ª edição. Edgard – 1996, São Paulo Chaves, Roberto, Manual do construtor – 18ª edição. Ediouro – 1995, São Paulo
	
APÊNDICES

Continue navegando