Buscar

Introdução de Macroeconomia

Prévia do material em texto

Contabilidade Social
PIB é a soma dos bens e serviços finais, produzidos num determinado período, numa região. Ele pode ser calculado por 3 óticas, produto (VA=VP - CI), renda ( VA=soma das remunerações dos valores produtivos) e demanda ( Y = C + I + G + X ± VE). O PIB nominal é uma medida a preços correntes. PIB real é a medida de variação da quantidade do PIB, supondo que os preços estão em um ano base. O PIB per capita, leva em consideração uma quantidade por habitantes em que se faz o cálculo. Um dos problemas é que não identifica problemas sociais, como a desigualdade de renda. Deflator Implícito é um índice de preços, tema a função de corrigir as variações de preços para conseguir uma medida para o PIB, onde ao longo do tempo fique em um mesmo nível de preços.
Economia Neoclássica
O fator determinante da oferta de mão-de-obra está relacionada às condições disponíveis naquele momento, o salário por exemplo, quanto mais for elevado, as pessoas tendem a ofertar mais trabalho e alocam menos tempo em lazer. Para as empresas, quanto maior o salário, elas tende a diminuir a demanda por mão-de-obra, porque o custo de permanência do trabalhador é alto. Do contrario, quanto menor o salario, maior a demanda mão-de-obra das firmas.
A dicotomia clássica é que os fatores reais determinam variáveis reais. A neutralidade da moeda está ligada à ideia de que a moeda é um mero valor de troca, fatores monetários não participam da determinação de variáveis reais, como emprego e produto.
Economia Keynesiana
A L. de Say diz que toda oferta gera a sua demanda , se igualando a produção. A teoria da quantidade da moeda diz que só é possível e obter moedas por meio de troca, ou transações. Em contrapartida, a demanda efetiva de Keynes, que compõem a demanda agregada, avalia que a produção é feita de acordo com a demanda esperada, e os agentes possuem comportamento racionais. O Gov pode criar mecanismos de regulação de alguns mercados e demanda, nesse sentido,  a teoria de lucro e da moeda de K. se diferencia dos neoclássicos por haver um mercado monetário que a taxa de juros o regula. Além disso, existe a possibilidade de se conseguir unidades monetárias por meio de reserva de valor, então cria novos meios de troca e transacionais, para conseguir moeda por meio de ativos, levando em consideração os ativos que têm maior liquidez, pois quando são bens físicos a líquida é menor do que títulos do governo . A taxa de juros retornando ganha um papel importante, por se ter pouca moeda, ou muita, sendo Ofert ou Demand, a TJ é capaz de trazer o equilíbrio, resultando no aumento ou desestímulo do investimento. 
Modelo IS-LM
O IS representa o equilibrio do lado rela, que equivale ao equilibrio de oferta e demanda no mercado de bens e serviços. O LM representa o equilibrio do lado monetario, que equivale ao equilibrio de oferta e demanda por moeda. A interação dos lados real e monetário ocorre pela taxa de juros e renda. 
Os fatores que deslocam LM, são as mudanças exógenas da renda e o deslocamento da função demanda por moeda(preferência pela liquidez). Os fatores que deslocam a IS são  com as mudanças no gasto do governo, com a política fiscal (aumento do G, deslocamento da curva do investimento), política tributária (aumento dos imposto) e a variação no investimento autônomo

Continue navegando