A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
prova de teoria

Pré-visualização | Página 1 de 2

Segundo Piaget o ser humano passa por fases quanto, a evolução da prática e da consciência durante o seu desenvolvimento em qualquer cultura. Marque as fases por ordem de desenvolvimento
Escolha uma:
a. Autonomia, heteronomia e anomia
b. Anomia, heteronomia e autonomia 
c. Heteronomia, autonomia e anomia
d. Anomia, autonomia e heteronomia
e. Heteronomia, anomia e autonomia
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens.
 
I. Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação como sistema produtivo.
 
II-Para a tendência Humanística o educador é o mediador de conflitos em sala de aula, responsável por propiciar um ambiente acolhedor que proporcione a socialização entre as crianças e, portanto, a humanização.
 
III- Na tendência libertadora, os conteúdos são trabalhados de forma sistematizada, o professor mantém uma relação próxima ao aluno, que por ser analfabeto, é um ser passivo.
 
IV- Na concepção cognitivista, o ensino é baseado no ensaio e erro, na pesquisa, na investigação, na solução de problemas por parte do aluno e não na aprendizagem de fórmulas, nomenclaturas, definições etc.
 
As afirmativas são, respectivamente,
Escolha uma:
a. F, F, V e V
b. V, V, V e F
c. F, F, V e V
d. F, V, F e V 
e. F, V, V e F
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que se refere à gênese psicológica do pensamento humano, com base em Jean Piaget. Pode-se afirmar em relação à teoria cognitiva que:
I.       Contrapõe a aprendizagem ao desenvolvimento, tendo ciência de que é preciso primeiramente que a criança amadureça para que possa aprender.
 
II.     Encontramos o caráter interacionista entre sujeito e objeto, e o aprendizado são decorrentes da assimilação do conhecimento pelo sujeito e também da modificação de estruturas mentais já existentes.
 
III.    A teoria é também conhecida como Interacionista.
 
IV.   A concepção piagetiana implica a interdependência do Homem em relação ao meio em que vive, a sociedade, sua cultura, seus valores e seus objetos.
V.     Preocupa-se unicamente com o desenvolvimento cognitivo dos educandos, daí o trabalho com as competências cognitivas.
 
 Analisando as afirmativas, é correto afirmar que são INCORRETAS somente as afirmativas constantes na opção:
Escolha uma:
a. I e IV
b. II e III 
c. II e V
d. I e III
e. I e V
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe as duas colunas, relacionando as correntes pedagógicas à sua definição.
 
1-    Racional-tecnológica
 
2-    Neocognitivista
     3-    Sociocríticas
4-    Holísticas
 
(  ) O projeto educativo visa conscientizar para o fato deque as pessoas pertencem ao universo e que o desenvolvimento da espécie humana depende de um projeto mundial de preservação da vida.
( ) Refere-se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.
(  ) Centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica, transformação da educação em ciência (racionalidade científica), produção do aluno como um ser tecnológico (versão tecnicista do “aprender a aprender”).
(  ) As abordagens sociocríticas convergem na concepção de educação como compreensão da realidade para transformá-la, visando à construção de novas relações sociais para superação de desigualdades sociais e econômicas.
 
A sequência correta dessa associação é:
Escolha uma:
a. (1), (2), (3), (4)
b. (4), (2), (1), (3) 
c. (2), (3), (4), (1)
d. (3), (2), (4), (1)
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(ENADE/ 2001) Conceição é professora de uma rede de ensino público no Brasil. Há mais de uma década trabalha com crianças das classes populares e entende a escolarização como um meio de ascensão social. Diariamente transmite aos seus alunos os conteúdos que seleciona de forma criteriosa, preocupa-se em fazê-los anotar, em seus cadernos, toda a matéria. Os exercícios de casa são parte importante de sua prática pedagógica, pois considera que ajudam os estudantes a assimilar e consolidar os conteúdos, além de torná-los responsáveis.
 
          A prática pedagógica vigente na situação descrita é a:
Escolha uma:
a. Escolanovista
b. Tecnicista
c. Construtivista 
d. Dualista
e. Tradicional
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco de palavras à(s) letra(s) do segundo bloco.
 
1. Pedagogia Tradicional.
     2. Tecnicismo.
     3. Construtivismo.
 
a.    Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas inseridas numa proposta educacional rígida e passível de ser totalmente programada em detalhes.
 
b.    As ideias de descobrir, inventar, redescobrir, criar, sendo que aquilo que se faz é tão importante quanto o motivo e a maneira que se faz.
 
c.    Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor; proposta educacional rígida, com atividades mecânicas.
 
d.    Prática pedagógica que se caracteriza pela sobrecarga de informações veiculadas ao aluno; processo de aquisição de conhecimento muitas vezes destituído de significação.
 
e.    O conhecimento já adquirido pelo aluno não é valorizado, sendo a cartilha sequencialmente seguida, a base do processo de alfabetização
Escolha uma:
a. 1A, 1D, 2B, 3C e 3E
b. 1C, 1E, 2A, 2B e 3D
c. 1D, 1E, 2A, 2C e 3B 
d. 1E, 2C, 2B, 3A e 3D
e. 1B, 2C, 2D, 3A e 3E
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Tendo como referência as atuais discussões sobre o planejamento docente, leia as afirmações apresentadas a seguir.
 
I. A corrente racional-tecnológica ou neotecnicismo refere- -se a estudos relacionados ao desenvolvimento da ciência cognitiva associada à utilização de computadores.
 
II.  O chamado construtivismo pós-piagetiano diz respeito a uma teoria em que a aprendizagem resulta de uma construção mental realizada pelos sujeitos com base na sua ação sobre o mundo e na interação com outros.
 
III.  A abordagem cognitiva está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.
 
 Está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III
b. II 
c. III
d. I
e. II e III
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Aponte a opção que melhor caracteriza as teorias Pós-modernas:
Escolha uma:
a. Teoria da complexidade é uma abordagem metodológica dos fenômenos em que se apreende a complexidade das situações educativas, em oposição ao pensamento simplificador 
b. Teoria da ação comunicativa constitui-se, assim, numa teoria da educação assentada no diálogo e na participação, visando à emancipação dos sujeitos
c. O neopragmatismo propõe uma visão de conhecimento e de construção humana em que se supera uma visão individualista, estática, por outra de caráter dialógico, comunicativo, de compartilhamento com os outros, realizada no mundo prático onde o conhecimento é produzido
d. A teoria naturalista do conhecimento teoria se opõe a uma visão mentalista do sujeito e da consciência, afirmando a mediação corporal dos processos de conhecimento
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(IFRN/2014) Na abordagem cognitivista do processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento é concebido como uma construção contínua e essencialmente ativa em constante evolução. Nessa abordagem, a aquisição do conhecimento se dá por duas fases.
 
Assinale a opção que contém as duas fases de aquisição do conhecimento na abordagem cognitivista e suas respectivas características
Escolha uma:
a. Acomodação - fase das deduções lógicas com o apoio de objetos concretos; e centralização – fase da incapacidade para se centrar em mais de um aspecto da situação