Buscar

ultima apol de 2018

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“Preocupante se torna pensar que todos os objetivos traçados para o ensino médio podem ser colocados em plano secundário em virtude da realidade pouco alentadora encontrada nas redes estaduais e municipais de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.11. <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 2 de out. 2018.
Considerando a citação anterior e os conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), sobre a finalidade do Ensino Médio determinada na LDB, analise as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta :
	A	O Ensino Médio tem, como finalidade, não somente a consolidação e aprofundamento do conhecimento acumulado ao longo do Ensino Fundamental, mas também de propiciar a continuidade dos estudos do indivíduo.
	B	O Ensino Médio tem, como finalidade, suprir as lacunas deixadas pelo Ensino Fundamental, de modo que o indivíduo tenha condições de acesso aos estudos de nível superior.
	C	O Ensino Médio tem, como única finalidade, ofertar outra modalidade de ensino independente daquilo que foi adquirido pelo indivíduo durante o Ensino Fundamental.
	D	O Ensino Médio tem, como finalidade, propiciar ao indivíduo melhores chances de opção no Ensino Profissional, de modo que ele tenha condições futuras de escolher uma carreira no nível superior.
	E	O Ensino Médio tem, como finalidade, formar indivíduos capacitados para suprir o mercado de trabalho.
Questão 2/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Atente para o seguinte excerto:
“Espera-se que a conferência ao problematizar temáticas extremamente importantes possa contribuir com deliberações que avancem no sentido de busca de maior organicidade para as políticas para a educação, sinalizando para a necessária articulação entre temáticas gerais [...] tendo por norte a educação, entendida como bem público, e enfatizando o papel do Estado na garantia de educação pública e gratuita de qualidade para todos contribuirá para o avanço do cenário educativo atual, fortemente marcado por desigualdades as mais diversas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação, Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação: dilemas e proposições. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. N° 16, p. 03–11, julho-dezembro de 2014. p. 4-5.< http://www.jpe.ufpr.br/n16_1.pdf> Acesso em 2 de out. 2018.
A partir da leitura do excerto anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 a respeito do documento-referência da CONAE 2014, analise as afirmativas que seguem. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta:
	A	O documento aponta como devem ser definidas as temáticas a serem abordadas na escola.
	B	O documento determina a responsabilidade do governo federal com relação a todo o sistema educacional do país.
	C	O documento determina responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
	D	O documento determina os princípios pedagógicos a serem desenvolvidos no sistema educacional.
	E	O documento contribui para determinar as diretrizes curriculares de cada área de ensino.
Questão 3/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Os ensinos médio e técnico, questionados por apresentarem problemas relativos à dualidade, à falta de identidade, à ausência de qualidade e por um currículo anacrônico [...], apresentam-se como espaços privilegiados para incorporar – em menor espaço de tempo possível – modificações que os tornem coetâneos ao padrão de desenvolvimento exportado pelos países desenvolvidos e defendido por aquelas instituições multilaterais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.2-3. <http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 3 de out. 2018.
Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação ao crescimento do nível de escolaridade no ensino médio e superior, analise as assertivas que seguem. Na sequência, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) No contexto atual, já é imperceptível a pressão pela formação de trabalhadores qualificados, pois inexiste qualquer processo de regulação da força de trabalho ocupada e disponível.
II. ( ) A justificativa para esse crescimento recai sempre na distribuição relacionada às mudanças na necessidade de força de trabalho com requisitos de educação superior.
III.( ) A pressão sobre a formação profissional da força de trabalho acaba por condicioná-la no sentido da profissionalização de nível médio e mais ainda para a de nível superior, em razão dos requisitos escolares e profissionalizantes exigidos pelos setores produtivos tanto da força de trabalho ocupada quanto da disponível.
IV. ( ) O relativo crescimento da escolaridade em nível médio e superior está ligado às políticas públicas, pois a nossa sociedade é capitalista e dependente da intervenção do Estado para formação de mão de obra qualificada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V – F – V – F
	B	V – F – V – V
	C	F – V – V – F
	D	V – V – F – F
	E	F – V – F – F
Questão 4/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O PNE surge de uma discussão ampla da sociedade em torno dos debates realizados pelas duas Conferências Nacionais de Educação (CONAE), que envolveram inúmeros atores sociais, tais como educadores, sindicalistas, pais, estudantes, representantes de comunidades, dentre outros setores sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HYPOLITO, Álvaro Luiz . Trabalho Docente e o Novo Plano Nacional de Educação: valorização, formação e condições de trabalho. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 517-534, set.-dez., 2015.p.520-521.< http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v35n97/1678-7110-ccedes-35-97-00517.pdf>.Acesso em 01 de out. 2018.
Promulgado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Decreto nº 2.208 de 17/04/1997 sobre o PNE definia, de forma direta e objetiva, o que não havia ficado claro no texto da LDB. Considerando a citação anterior e os conteúdos abordados no texto-base Educação Profissional e Tecnológica: análises e perspectivas da LDB/1996 à CONAE 2014 a respeito desse mesmo tema, analise as seguintes afirmativas:
I. O decreto definiu a organização pedagógica dos conteúdos a serem abordados no Ensino Fundamental.
II. Foram determinados os objetivos da educação profissional, as suas formas de articulação, seus níveis, diretrizes curriculares, formas de estruturação dos currículos e outros aspectos.
III. Foram definidos os níveis da educação profissional (básico, técnico e tecnológico).
IV. A possibilidade de certificação por competências como forma de aproveitamento de saberes e feita a imposição de uma formação técnica apenas de forma concomitante ou subsequente ao Ensino Médio, extinguindo a possibilidade de formação técnica integrada.
Estão corretas as afirmativas:
	A	I e III, apenas.
	B	II e IV, apenas.
	C	II, III e IV, apenas
	D	I e II, apenas.
	E	I, III e IV, apenas.
Questão5/5 - Ensino Médio e Educação Profissional: Fundamentos e Metodologias
Leia a citação a seguir:
“O MEC entende que a contribuição da educação para uma futura inserção no mercado de trabalho não está mais restrita à educação profissionalizante. Na sua concepção, não faz mais sentido a manutenção de uma dualidade entre a educação profissionalizante e a educação acadêmica. Embora a educação profissional objetive uma formação específica para a inserção laboral, a educação de cunho acadêmico deve garantir um conjunto de conhecimentos básicos que promovam a aquisição de competências fundamentais para uma futura profissionalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Ramón. Ensino médio e educação profissional – reformas excludentes. Educar, Curitiba, n. 20, p. 279-298. 2002. Editora UFPR. p.4.< http://www.scielo.br/pdf/er/n20/n20a20.pdf> Acesso em 1 de out. 2018.
A partir da leitura da citação anterior e dos conteúdos abordados no texto-base Ensino Médio e Educação Profissional: perspectivas no Plano Nacional de Educação (2014-2024) a respeito da articulação entre Ensino Médio e a Educação Profissional, analise as seguintes afirmativas:
I. A articulação entre Ensino Médio e Educação Profissional deve servir para suprir de forma mais imediata a demanda que o mercado de trabalho exige.
II. A integração pode contribuir para a formação integral dos sujeitos.
III. A integração estaria orientada pelo estabelecimento da relação entre conhecimento e prática do trabalho; entre ciência, tecnologia e cultura.
IV. É necessário propiciar aos alunos um ensino que seja humanista e emancipatório, que contribua para o desenvolvimento das capacidades de compreensão da totalidade social nos sujeitos.
Estão corretas as afirmativas:
	A	I e III, apenas.
	B	II e IV, apenas.
	C	II, III e IV, apenas.
	D	I e II, apenas.
	E	I, III e IV, apenas.
Questão 1/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Esses sujeitos chegam à sala de aula com uma representação social simbólica antiga e ultrapassada dos processos de ensino e de aprendizagem, esperando aulas com muita cópia, cadernos cheios, ditados, atividades sem sentido e sem significado, cansativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2013.
Partindo dos conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, sabe-se que, ao voltar a estudar, o aluno da EJA traz consigo um ideal de escola e de aula. Sendo assim, a partir dessa premissa, considere as afirmativas abaixo e assinale aquela que corretamente se refere à imagem que o aluno possui ao retornar ao ambiente escolar.
	A	O aluno da EJA espera encontrar na escola as aulas de ler, falar e escrever bem.
	B	O aluno da EJA desiste de frequentar a escola por não preencher as páginas do caderno com longas cópias.
	C	A escola, para o aluno da EJA, é um espaço de construção do conhecimento.
	D	O aluno da EJA percebe a importância de compartilhar o saber com os seus pares em sala de aula.
	E	O aluno da EJA questiona e solicita a mudança de atitude do professor frente às aulas
Questão 2/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere a seguinte afirmação:
“Esses alunos, além de excluídos do processo de escolarização, eram marcados por uma ideia de que a escola não era o ‘lugar deles’, pensamento manifestado por vários. Para esses alunos, retomar os estudos causava sentimentos controversos. Ao passo em que viam nessa retomada a oportunidade de conquistar algo que desejavam desde a infância, assumiam sentir vergonha do fato de irem para escola em idade adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEITE, Sérgio. Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. São Paulo: Cortez, 2013.
Conforme os conteúdos do texto-base, A escola como espaço de conhecimento especialmente da alfabetização, sabe-se que a escola possui uma função na vida do aluno de EJA. Sendo assim, observe as sentenças abaixo e assinale a afirmativa que indica essa ideia:
	A	A escola representa a instituição que faz com que os alunos de EJA se sintam inferiorizados.
	B	Os alunos de EJA procuram a escola como forma de participar da vida social e civil.
	C	A escola tem pouca influência na vida dos alunos de EJA.
	D	Na EJA, os alunos percebem que atribuíram demasiada importância à escola no passado.
	E	A influência dos demais colegas da classe reforçava o sentimento de exclusão nos alunos de EJA.
Questão 3/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Considere o extrato de texto a seguir:
“No caso particular do currículo isto relaciona-se [...] com uma visão um pouco limitada e simplista do mesmo. Uma visão que ainda percebe o currículo como uma sucessão de disciplinas; como um elenco de conteúdos a serem ministrados; com métodos e procedimentos burocráticos de organização desses temas e/ou assuntos; [... ] com um conjunto de objetivos a serem atingidos ao final de um determinado período [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 31.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sobre os guias curriculares funcionarem como tecnologia de organização do trabalho pedagógico, analise as seguintes proposições:
I. ( ) Entender o currículo como guia curricular é uma forma de compreensão que privilegia a dimensão processual do currículo.
II. ( ) Os guias curriculares são normalmente estruturados levando em consideração a periodização do ano escolar e organização do conhecimento em disciplinas.
III.( ) Numerosas são as tentativas de domesticar as potencialidades do cotidiano escolar por meio de materiais curriculares formais.
IV. ( ) Os procedimentos de domesticação são capazes de eliminar a multiplicidade característica dos ambientes socias, entre eles a escola.
São corretas apenas as afirmativas:
	A	I e II
	B	III e IV
	C	II e III
	D	II, III e IV
	E	I, II e IV
Questão 4/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Atente para a seguinte citação:
“Muitos buscam os estudos por necessidades impostas pelo emprego; outros apresentam um profundo desejo de aprender a ler e escrever para se inserirem na cultura letrada. Plenitude – foi a palavra usada por uma das alunas que acompanhamos, para explicar o que buscava nas aulas de EJA”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GAZOLI, D. G. D. Educação de Jovens e Adultos: a dimensão afetiva na mediação pedagógica. In: LEITE, S. A. da S. (Org.). Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. p. 63-112. São Paulo: Cortez, 2013, p. 67.
De acordo com os conteúdos do texto-base, Um sonho que não serve ao sonhador, os alunos adultos trazem ideias bem precisas a respeito da escola e de como aprender. Sendo assim, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta uma crença forte desses alunos em relação a um bom recurso de aprendizagem:
	A	Repetição mecânica e cópias dos conteúdos.
	B	Trabalhos em grupo, pois estimulam a discussão entre alunos.
	C	Seminários sobre temas relacionados ao seu cotidiano.
	D	Debates, uma vez que visam a troca de experiências entre os alunos.
	E	Autoavaliação e portfólios.
Questão 5/5 - Metodologias Para Adultos na EJA
Leia a passagem de texto a seguir:
“Levando em conta o que sugere [...] Jane Paiva. Para esta autora é importante não perder de vista que não existe uma concepção de e/ou execução curricular em andamento nas escolas, mas sim, várias. Nas suas próprias palavras ‘O que se observa é que não há somente um currículo nas escolas, mas muitos em ação, embora se tenda a pensar que ele é único, e que se pode homogeneizá-lo’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,ele está disponível em: BARCELOS, V. Educação de jovens e adultos: currículo e práticas pedagógicas. 3. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012. p. 57.
Conforme os conteúdos do texto-base, Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares, sabe-se que entender as condições nas quais os currículos ganham sua real existência é um grande desafio. Sendo assim, verifique as proposições abaixo e assinale a alternativa que corretamente descreve um entendimento do currículo real:
	A	Reconhecer as práticas curriculares como espaço de criação curricular.
	B	Pensar as práticas curriculares como momentos de aplicação de currículos pré-fabricados.
	C	Incorporar no currículo elementos estáticos do cotidiano das escolas e classes.
	D	Compreender a necessidade de trabalhar de forma similar em diferentes classes e escolas.
	E	Entender a semelhança da prática cotidiana e dos alunos com os quais trabalhamos.

Continue navegando