Buscar

Fichamento de metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipo de ficha: Resumo
Título: Método, metodologia e ciência
Referencia: BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e pratica da monografia para os cursos de direito. 12º Ed. São Paulo, Saraiva, 2014. Cap. II
Nome do autor: OLIVEIRA, Kátia P.
Data: 28/08/2014
A metodologia consiste no estudo da relação entre os métodos lógicos e científicos. Ela é estruturada nas diferentes ciências, de acordo com as especificidades de cada uma, baseando-se na analise sistemáticas dos fenômenos e da organização dos princípios e processos racionais e experimentais. Permitindo assim por meio da investigação cientifica, a obtenção do conhecimento científico referente a cada área pesquisada.
Como instrumento de pesquisa no Direito pode-se usar a metodologia cientifica e a lógica jurídica, mesmo sendo ambas possuidoras de características semelhantes, não podem ser consideras iguais, pois cada uma possui especificas peculiaridades, as quais as diferem uma da outra.
A metodologia cientifica é o estudo no qual suas bases são fundamentadas em fatos que podem ser notoriamente confirmados através de pesquisas, sendo este difícil de se rebater, já que o mesmo é composto por provas contundentes devidos as pesquisas realizadas em relação a um fato.
A lógica tem por instrumento de pesquisa a comprovação do que é verdadeiro ou falso, de modo a ativar assim o mecanismo do raciocínio através do qual se obterá as conclusões necessárias através da comprovação cientifica.
Dentro da metodologia, outro instrumento importante a ser usado é a linguagem, pois esta é o fator primordial de entrelaçamento entre o conhecimento alcançando e a propagação e confirmação do mesmo, dando assim uma maior amplitude ao fato pesquisado.
A linguagem deve ser coerente e concisa, baseada em vocabulário rico mas ao mesmo tempo de fácil compreensão e absorção do fato que está sendo exposto, de modo a convencer o ouvinte de que a fala do interlocutor é consistente e verdadeira dentro do que ele está expondo.
A linguagem oral é uma das ferramentas que obtém mais resultados no convencimento do ouvinte, pois se esta é bem usada, e com embasamentos concretos, e convincentes, certamente ela norteará o alcance do sucesso e objetivo daquilo que se esta expondo ou comprovando.

Continue navegando