A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 1 ELEMENTO DOS DIREITO PENAL E INQUERITO POLICIAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Inquérito Policial
De acordo com determinado princípio processual penal, a autoridade policial não pode desistir de suas investigações e o Ministério Público não pode desistir da ação penal.
Qual é o princípio que determina a impossibilidade de tal desistência?
Nota: 20.0
	
	A
	Princípio do contraditório.
	
	B
	Princípio da ampla defesa.
	
	C
	Princípio do duplo grau de jurisdição.
	
	D
	Princípio da inadequação.
	
	E
	Princípio da indisponibilidade.
Você acertou!
Pelo princípio da indisponibilidade, a autoridade policial não pode desistir de suas investigações e o Ministério Público não pode desistir da ação penal.
(GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 47).
Questão 2/5 - Inquérito Policial
“[O] estado de inocência de qualquer pessoa é indisponível e irrenunciável, devendo ser respeitado, sobretudo, por manter relação direta com o princípio da dignidade da pessoa humana.” (GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017, destaques no original.)
Sobre o princípio da presunção de inocência acima explicado, pode-se afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	O princípio da presunção de inocência não se aplica ao inquérito policial.
	
	B
	O princípio da presunção de inocência somente se aplica ao processo penal.
	
	C
	O ser humano é inocente até que seja condenado criminalmente.
Você acertou!
O ser humano é inocente até que seja condenado criminalmente e, mais particularmente, com trânsito em julgado (sem mais direito a recurso).
(GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 35.)
	
	D
	Se uma pessoa for condenada por um crime, será devedora ao Estado até o fim de sua vida.
	
	E
	A pessoa condenada perde para sempre seu estado de inocência.
Questão 3/5 - Elementos do Direito Penal
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
São chamadas “escolas penais” as correntes filosófico-jurídico em matéria penal que influenciaram a evolução e norteiam o direito penal até hoje. Segundo Anibal Bruno, jurista brasileiro: “As escolas penais são corpos de doutrinas mais ou menos coerentes sobre os problemas em relação com o fenômeno do crime e, em particular, sobre os fundamentos e objetos do sistema penal. ” 
Fonte: QUENEHEM, Rômulo. Material de Apoio CST Segurança Privada, Teoria e Prática, Elementos do Direito Penal. Curitiba: Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, 2016. 
De acordo com os estudos realizados e a apostila básica indicada para esta disciplina, assinale a alternativa que indique quais foram as principais escolas penais:
 
Nota: 20.0
	
	A
	A Moderna, a Negativista e a Técnico Administrativa
	
	B
	A Clássica, a Positivista e a Técnico Jurídica
Você acertou!
Justificativa: As principais escolas penais foram a Clássica, a Positivista e a Técnico Jurídica.
Referência: QUENEHEM, Rômulo. Material de Apoio CST Segurança Privada, Teoria e Prática, Elementos do Direito Penal. Curitiba: Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, 2016, p. 9 e 10.
	
	C
	A Filosófica, a Romântica e a Realista.
	
	D
	A Objetiva, a Subjetiva e a Neutra
	
	E
	A Primária, a Média e a Superior
Questão 4/5 - Inquérito Policial
As “provas ou os elementos de convicção, inocência ou responsabilização do infrator são colhidos durante o que se chama persecutio criminis, ou persecução penal, que se inicia no momento da prática do crime.” (GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017).
A investigação tem duas fases. Sobre elas, leia o texto abaixo e assinale a alternativa que contém as expressões corretas para completar as lacunas:
A investigação tem duas fases. A fase _____________ tem início com o inquérito policial, instrumento utilizado pelo Estado para preparar, investigar e reunir elementos que porventura responsabilizem o suspeito em relação aos atos praticados ou que conduzam à ausência de elementos de suposta responsabilização. A fase _____________, por sua vez, ocorre perante o Poder Judiciário, quando se tem prova cabal de que ocorreu o delito e indícios suficientes de que o suspeito é o responsável pela prática do crime.
Nota: 20.0
	
	A
	Fase inquisitiva ou pré-processual – fase acusatória ou processual.
Você acertou!
A investigação tem duas fases. A fase inquisitiva ou pré-processual tem início com o inquérito policial, instrumento utilizado pelo Estado para preparar, investigar e reunir elementos que porventura responsabilizem o suspeito em relação aos atos praticados ou que conduzam à ausência de elementos de suposta responsabilização. A fase acusatória ou processual, por sua vez, ocorre perante o Poder Judiciário, quando se tem prova cabal de que ocorreu o delito e indícios suficientes de que o suspeito é o responsável pela prática do crime. (GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 19).
	
	B
	Fase acusatória ou pré-processual – fase inquisitiva ou processual.
	
	C
	Fase acusatória ou pré-processual – fase mista.
	
	D
	Fase acusatória ou processual – fase inquisitiva ou pré-processual.
	
	E
	Fase inquisitiva ou processual – fase acusatória ou pré-processual.
Questão 5/5 - Elementos do Direito Penal
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“O Direito Penal possui fundamental importância, uma vez que é responsável pela proteção dos interesses e valores mais importantes e essenciais para a sociedade. Esta proteção será realizada por meio da proibição de condutas humanas lesivas (real ou potencialmente) aos deveres ético-sociais elementares consubstanciados na figura dos bens jurídico-penais.” (Âmbito Jurídico. Pedro Luciano Evangelista Ferreira Acesso em 10 nov 2016). 
De acordo com a apostila básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo acerca do Direito Penal, identificando–as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: 
(           ) O Direito Penal, assim como outros ramos do direito evoluiu ao longo do tempo. Saímos de um Direito Penal antigo, movido a vingança para o Direito Penal contemporâneo inspirado pelos princípios do Estado Democrático de Direito. 
(           ) A essência do Direito Penal pode ser encontrada nas teorias e princípios desenvolvidos ao longo do tempo. O seu princípio mais importante é o da segurança jurídica, este princípio visa garantir os direitos do cidadão perante o Estado. 
(           ) Com a sua notória evolução, o direito penal superou sua crise. Derrubou os altos índices de violência, o Estado tornou-se eficiente e o clamor da população contra a impunidade foi aplacado, sendo vencidos os grandes desafios dos operadores do Direito Penal. 
(           ) Talvez o maior desafio seja diminuir a violência e com isso o sentimento da população de impunidade dos criminosos.
Nota: 20.0
	
	A
	F, V, V, V
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
Justificativa: A terceira assertiva está errada, pois apesar da notória evolução, o direito penal vive uma crise. Os altos índices de violência, a ineficiência do Estado e o clamor da população contra a impunidade, lançam grandes desafios aos operadores do Direito Penal.
Referência:QUENEHEM, Rômulo. Material de Apoio CST Segurança Privada, Teoria e Prática, Elementos do Direito Penal. Curitiba: Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, 2016, p. 6.
	
	D
	V, V, V, F
	
	E
	V, V, V, V