A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
99 pág.
DISFUNÇÕES DERMATOLOGICAS APLICADA A ESTÉTICA

Pré-visualização | Página 1 de 24

DISCIPLINA: DISFUNÇÕES DERMATOLOGICA APLICADA À ESTÉTICA
UNIDADE 1 - FISIOLOGIA DO SISTEMA TEGUMENTAR
O tegumento cumpre funções de grande importância, afinal, o sistema tegumentar recobre todo o corpo e é considerado a fronteira entre a nossa intimidade e o mundo exterior.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai conhecer o tegumento e as suas diversidades, focando no estudo da morfologia e da estrutura da pele.
Ao final desta unidade, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
Identificar o sistema tegumentar.
Listar as características e os constituintes da pele.
Descrever as funções da pele.
Os profissionais da área da estética e da cosmetologia devem conhecer a fundo o tegumento, ou seja, a pele e os seus anexos, pois esse conhecimento é importantíssimo para o sucesso dos tratamentos, além de possibilitar que o profissional perceba algo fora do normal presente na pele do cliente e o oriente a procurar um profissional dermatologista.
O sistema tegumentar é composto por uma estrutura que cobre a superfície de todo o organismo humano e o protege das agressões do meio ambiente. Além de proteger o corpo, a própria pele produz para si uma camada de proteção, chamada manto hidrolipídico. Essa camada é formada por uma mistura de gordura, produzida pelas glândulas sebáceas, e suor, fabricado nas glândulas sudoríporas.
Ao fazer o diagnóstico, você sugere que as mudanças na pele podem ser em função de estresse, má alimentação e/ou alterações hormonais. Mas, afinal, de forma mais aprofundada, explique qual a relação da fase da adolescência com as alterações hormonais e como isso pode afetar a saúde da pele.
	
O Infográfico a seguir apresenta algumas das estruturas existente no tegumento. Quem não conhece a profundidade da pele não sabe a beleza e a perfeição que existe atrás do que vemos. Considerando que suas camadas nos proporcionam vida e segurança, é maravilhoso ver que o tegumento, mesmo sendo tão fino, pode conter tanta riqueza em sua estrutura.
Você sabia que o sistema tegumentar é o que tem maior número de funções em um organismo? E mais, trata-se de um sistema extremamente adaptável ao tipo de ambiente onde o organismo se encontra.
Para saber mais sobre o assunto, leia o capítulo Fisiologia do sistema tegumentar, do livro Disfunções dermatológicas aplicadas à estética. Por meio do texto, você vai compreender com maior profundidade as questões que se referem ao sistema tegumentar.
Neste vídeo, você vai identificar, caracterizar e descrever as funções da pele. Assista.
1) A presença de uma epiderme queratinizada, do ponto de vista adaptativo, está diretamente relacionada à:
a) preservação da vida, servindo para ataque e defesa.
b) adaptação ao meio ambiente terrestre, sendo responsável por maior economia hídrica.
c) vida no meio aquático, impedindo a hidratação do animal.
d) reserva nutritiva.
e) proteção contra ações mecânicas do meio interno.
2) Qual das seguintes funções é comum à pele dos mamíferos e à epiderme das plantas?
a) Controle de temperatura.
b) Proteção.
c) Trocas gasosas.
d) Percepção sensorial.
e) Reserva.
3) Podemos dividir a pele em duas camadas principais: epiderme e derme. A camada mais superficial é a epiderme, que é formada por tecido:
a) conjuntivo.
b) muscular.
c) nervoso.
d) cartilaginoso.
e) epitelial.
4) Paulo entra na cozinha de sua casa e, inadvertidamente, encosta o braço numa panela quente com feijão. Rapidamente, Paulo retira seu braço e coloca sob a água fria. O movimento de Paulo, ao retirar o braço, se deve à ação conjunta:
a) de músculos, ossos, nervos e articulações.
b) de ossos, pele, rins e articulações.
c) de visão, pele, ossos e rins.
d) de olfato, tato, nervos e músculos.
e) de músculos, fígado, tato e olfato.
5) Sobre a pele, qual a alternativa correta?
a) A pele é uma estrutura que fica na parte interna.
b) A pele é uma estrutura incapaz de sentir alterações térmicas.
c) A pele é uma barreira natural contra agentes estranhos ao corpo.
d) A pele pode causar sérios danos à saúde e é um agente patogênico.
e) A pele pode impedir a desintoxicação do organismo.
Perceba agora uma situação prática que demonstra a necessidade de conhecer o sistema tegumentar: a avaliação do paciente.
Para ampliar seu conhecimento a respeito desse assunto, veja abaixo a(s) sugestão(ões) do professor:
O vídeo a seguir apresenta as características e as funções da pele.
Para ampliar seu conhecimento sobre o assunto, leia o seguinte texto da obra O Nosso Corpo, Volume II – a Pele. Um Guia de o Portal Saúde, que destaca a morfologia do sistema tegumentar e explica algumas disfunções da pele.
O seguinte texto trata da relação entre o pH da pele e o pH do produto.
FISIOLOGIA DA PELE
A pele é o maior órgão do corpo, tendo uma espessura variável e sendo formada por duas porções distintas, a epiderme e a derme. Apenas a derme é vascularizada e os nutrientes chegam à epiderme a partir dos vasos sanguíneos da derme, por difusão nos líquidos teciduais. Logo abaixo da derme, encontra-se a hipoderme (também denominado de tela subcutânea) que não faz parte da pele, mas compartilha algumas das suas funções protetoras.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai estudar as características fisiológicas da pele, as estruturas macroscópicas e microscópicas, o posicionamento anatômico, bem como o funcionamento das camadas da pele e da tela subcutânea.
Ao final desta unidade, você deve apresentar os seguintes aprendizados:
Identificar as funções e as principais camadas da epiderme e da derme.
Descrever os diferentes tipos de células da epiderme e da derme.
Listar as características da tela subcutânea e a suas funções.
A epiderme é a camada mais superficial, formada basicamente por tecido epitelial estratificado córneo, e apresenta três tipos de células: os melanócitos, as células de Langerhans e as de Merkel. Já a derme é uma camada que fica abaixo da epiderme e acima da hipoderme e tem consistência gelatinosa.
Como já foi mencionado, a exposição excessiva ao sol é uma das principais causas de envelhecimento cutâneo.
	
Veja no Infográfico como identificar as camadas da pele.
A pele é formada por uma camada epitelial chamada epiderme, na qual as células se diferenciam e se renovam constantemente. Também é formada por uma camada conjuntiva de suporte chamada derme.
No livro Disfunções dermatológicas aplicadas à estética, leia o capítulo Fisiologia da pele, que, de forma aprofundada, aborda os componentes da pele e as suas funções.
É de suma importância que você saiba reconhecer as camadas da pele e a tela subcutânea.
1) A pele tem algumas estruturas especializadas que auxiliam em diversas funções do corpo. Essas estruturas são os chamados anexos da pele e incluem os pelos, as unhas e as glândulas sebáceas e sudoríparas. Sobre as glândulas, marque a alternativa correta.
a) A glândula sebácea produz o chamado sebo, substância que não apresenta função conhecida.
b) A glândula sebácea tem a função principal de lubrificar pele e os pelos.
c) As glândulas sudoríparas são responsáveis por eliminar o suor, que aumenta a temperatura do corpo.
d) As glândulas sebácea e sudorípara são exemplos de glândulas endócrinas, ou seja, que eliminam sua secreção na corrente sanguínea.
e) As gandulas sebáceas produzem cerumes, que são ceras do ouvido que protegem a fina camada da pele do canal auditivo.
2) Os melanócitos são células muito importantes para a saúde humana, pois produzem substâncias responsáveis por proteger a pele dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Essas células são encontradas:
a) na derme.
b) no estrato córneo.
c) no estrato espinhoso.
d) no estrato germinativo.
e) no estrato lúcido.
3) A derme é uma camada da pele localizada logo abaixo da epiderme e está relacionada com importantes atividades do organismo. A respeito dessa camada, marque a alternativa correta.
a) As células da derme apresentam-se mortas e ricas em queratina.
b) A derme é uma camada avascularizada e formada por tecido conjuntivo.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.