Buscar

Apol Som Musica 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Som, Música e Imagem
Atente para a seguinte citação: 
“[Segundo Petracca, é ] na troca, no diálogo que se criam significados que a princípio, nenhum dos dois interlocutores tem isoladamente. Nesse diálogo, entra também o intérprete com a sua performance. […] O dialogismo é fundamental, portanto, para a compreensão do objeto musical em sua plenitude”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRACCA, R. Para uma estética musical da alteridade: Uma abordagem bakhtiniana da música. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. p. 54. 
Considerando a citação dada e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais sobre o que é escuta musical, analise as afirmativas a seguir: 
I. Gosto musical é uma construção cultural.
II. É em sociedade que nos tornamos familiarizados com as práticas musicais e os modos de escuta consagrados.
III. A história da música não é concebida como um relato e um testemunho da lenta transformação dos hábitos de escuta.
IV. O repertório eleito e conservado em nossa memória torna-se um modelo que identificamos e que gostamos de reconhecer ao escutar novas músicas. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, II e IV
Você acertou!
Comentário: Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. A afirmativa I é verdadeira, porque a música é “uma construção cultural que guarda relação direta com as funções da música na sociedade” (livro-base, p. 44). A afirmativa II é verdadeira, porque a “história da música é também um relato e um testemunho da lenta transformação desses hábitos de escuta” (livro-base, p. 44). A afirmativa IV é verdadeira, porque a “memória é o fundamento da experiência de escuta musical. Essas músicas guardadas em nossa memória tornam-se modelos que identificamos como estilos prediletos e que gostamos de reconhecer ao escutar novas músicas” (livro-base, p. 44). Finalmente, a afirmativa III é falsa, porque a “história da música é também um relato e um testemunho da lenta transformação desses hábitos de escuta” (livro-base, p. 44).
	
	E
	II, III e IV
Questão 2/5 - Som, Música e Imagem
Considere a seguinte citação: 
“[Segundo Deleuze, em] Godard, os sons, as cores são atitudes do corpo, isto é, categorias: [...] encontram seu fio na composição estética que os atravessa, não menos que na organização social e política que os subtende. […] O cinema de Godard vai das atitudes do corpo, visuais e sonoras, ao gestus pluridimensional, pictórico, musical, que constitui a cerimônia, a liturgia, a ordenação estética delas”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em Deleuze, G. A imagem-tempo. Trad. de Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005. p. 234. 
Tendo em vista a citação dada e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais sobre a música enquanto trilha sonora de um filme, analise as seguintes proposições:
 I. A música no audiovisual adquire significado referencial. 
                                               PORQUE
 II. A música é percebida e associada ao discurso cinematográfico e à narrativa. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra "a". A proposição I é verdadeira, pois a “música no cinema [...] adquire significado” (livro-base, p. 62). A proposição II é verdadeira e é uma justificativa correta da proposição I, porque a música “adquire significado na medida em que se encontra associada ao discurso cinematográfico e à primazia da narrativa” (livro-base, p. 62). É importante que o aluno perceba que, embora a música sozinha não seja capaz de produzir significado referencial, uma vez associada à narrativa (imagética ou literária), ela passa a produzir, para o ouvinte, um sentido referencial. “Quando comparamos o papel da música em nossas vidas ao da trilha sonora em um filme, constatamos que a música no cinema também adquire significado, na medida em que se encontra associada ao discurso cinematográfico e à primazia da narrativa. Esta confere significado a todos os elementos que a constituem, como imagem e som – diálogos, efeitos sonoros que (re)criam o ambiente e a ação e a música, quando presente” (livro-base, p. 62).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Som, Música e Imagem
Considere as seguintes informações: 
“[Segundo Gomes, a] maioria [dos pesquisadores] ignora as principais deduções de Kandinsky que estão relacionadas com a sua brilhante ideia de ‘contraponto interno’. Esta ideia, extremamente frutuosa, demonstra que Kandinsky tinha descoberto a lei fundamental da estética, de extrema importância para a prática artística moderna, para todas as artes, incluindo as mais modernas". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, F. A música na obra de Kandinsky. Tese de Doutorado. Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2003. <http://www.arte.com.pt/text/filipag/musicakandinsky.pdf>. Acesso em 21 abr. 2018. p. 59. 
Considerando as informações dadas e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais referentes às sinestesias audiovisuais de Kandinsky, relacione corretamente os seguintes elementos musicais às suas respectivas correspondências na pintura: 
Dinâmica do som (intensidades)
Desenvolvimento melódico
Ritmo musical
Desenvolvimento do timbre
Mudança de tonalidade
Mudança de modo (da escala) 
(   ) Desenvolvimento cromático da globalidade do quadro ou dos planos de cor.
(   ) Dinâmica da plástica, do quadro.
(   ) Dinâmica do gesto (correspondendo simultaneamente à mudança da altura do som, à profundidade do movimento e à alteração do brilho).
(   ) Mudança da luminosidade do quadro por inteiro.
(   ) Velocidade de movimento e de transformação das imagens visuais.
(   ) Desenvolvimento da cor na plástica. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 6 – 3 – 4
Você acertou!
Comentário: A ordenação correta 5 – 2 – 1 – 6 – 3 – 4. Como disposto no quadro 4.1 Sinestesias audiovisuais (livro-base, p. 150): “[1] Dinâmica do som (intensidades) [corresponde à] dinâmica do gesto [...]. [2] Desenvolvimento melódico [corresponde à] dinâmica da plástica, do quadro. [3] Ritmo musical [corresponde à] velocidade de movimento e de transformação das imagens visuais. [4] Desenvolvimento do timbre [corresponde ao] desenvolvimento cromático da globalidade do quadro ou dos planos de cor. [5] Mudança de tonalidade [corresponde ao] desenvolvimento cromático da globalidade do quadro ou dos planos de cor. [6] Mudança de modo (da escala) [corresponde à] mudança da luminosidade do quadro por inteiro” (livro-base, p. 150). 
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 6 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 6 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3 – 6
	
	E
	6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1
Questão 4/5 - Som, Música e Imagem
Considere a seguinte afirmativa: 
“Por um lado, a música se constitui numa das mais ricas e difundidas atividades culturais da sociedade atual, enquanto que, por outro, ela conserva um caráter de abstração que resiste a qualquer definição fechada ou precisa. […] A nossa relação com a música é algo extremamente difícil de ser formalizado e cuja compreensão se dá na esfera do sensível e do intuitivo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele
está disponível em: IAZZETTA, F. O que é a música (hoje). Fórum catarinense de musicoterapia, Florianópolis: ACAMT, p. 5-14, 2001. p. 5. 
De acordo com a afirmativa dada e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais referentes à escuta musical, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características: 
Audição
Escuta
Memória de curto prazo
Significado
Escuta emocional
 (   ) Demanda interpretação.
(   ) Consiste em um processo fisiológico.
(   ) Ouve o mundo interior por meio da música.
(   ) Ocorre nas relações entre os eventos musicais que se sucedem.
(   ) É ativada durante a escuta musical. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 2 – 1 – 5 – 4 – 3. 1. Audição: “Ouvir é um processo fisiológico, de percepção física do som” (livro-base, p. 42); 2. Escuta: “a escuta pertence à dimensão interpretativa” (livro-base, p. 42); 3. Memória de curto prazo: “Para compreender a sequência dos eventos e das informações, o que o cérebro operacionaliza é a memória de curto prazo” (livro-base, p. 42). 4. Significado: “São as sucessivas relações estabelecidas entre os eventos que ocorrem [...] e os eventos que ocorreram imediatamente antes que nos permitem atribuir significados” (livro-base, p. 42,43), e 5. Escuta emocional: Segundo Carvalho, é um dos três modos dominantes de ouvir música: “ouvir o mundo interior através da música” (livro-base, p. 43).
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Questão 5/5 - Som, Música e Imagem
Atente para as informações a seguir: 
"Para Gorbman, a música pode ajudar no processo de transformar enunciação em ficção, diminuindo a consciência da natureza tecnológica do discurso fílmico. Pode envolver o espectador de forma que ele sinta que ouve (inconscientemente) uma música que os personagens não ouvem. Ele sente que aquela é a ‘sua’ história, sua fantasia, se desenvolvendo diante dele e para ele na tela do cinema". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAPTISTA, A.; FREIRE, S. As funções da música no cinema segundo Gorbman, Wingstedt e Cook: Novos elementos para a composição musical aplicada. ANPROM: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 16, Brasília, 2006. <http://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/07_Com_TeoComp/sessao01/07COM_TeoComp_0103-182.pdf>. Acesso em 25 abr. 2018. p. 31.  
Considerando as informações dadas e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais sobre os sete modos de uso de música no cinema clássico de Gorbman, enumere, na ordem sequencial, as características que se relacionam a cada um dos seguintes elementos:
 
Invisibilidade
Inaudibilidade
Significante de emoção
Marcação narrativa
Continuidade
Unidade
Violação
 
(  ) O aparato técnico da música não diegética não deve ser visível.
(  ) A música proporciona continuidade rítmica e formal entre tomadas, em transições entre cenas, preenchendo “vazios”.
(  ) A música de filmes pode determinar climas específicos e enfatizar emoções particulares sugeridas na narrativa, mas é, em primeiro lugar, um significante específico da emoção.
(  ) A música deve ser subordinada aos veículos primários da narrativa, como diálogos ou imagem. Ela não deve ser ouvida conscientemente.
(  ) Como referencial, a música proporciona marcações referenciais e narrativas, por exemplo, indicando pontos de vista, proporcionando delimitações formais e estabelecendo locações e personagens, e, como conotativa, a música “interpreta” e “ilustra” eventos narrativos.
(  ) Uma partitura de música para um filme pode violar quaisquer princípios aqui citados, considerando que a violação está a serviço de outros princípios.
(  )  Por meio de repetição e variação do material musical e da instrumentação, a música pode ajudar na construção da unidade narrativa e formal.
 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4 – 7 – 6
	
	B
	4 – 2 – 3 – 6 – 7 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 6 – 7 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 6 – 7 – 3 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4 – 7 – 6
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 1 – 5 – 3 – 2 – 4 – 7 – 6. Como disposto no quadro 5.1 Sete modos de uso de música no cinema clássico (livro-base, p. 199,200): “1. Invisibilidade: O aparato técnico da música não diegética não deve ser visível. 2. Inaudibilidade: A música deve ser subordinada aos veículos primários da narrativa, como diálogos ou imagem. Ela não deve ser ouvida conscientemente. 3. Significante de emoção: A música de filmes pode determinar climas específicos e enfatizar emoções particulares sugeridas na narrativa, mas é, em primeiro lugar, um significante específico da emoção. 4. Referencial: A música proporciona marcações referenciais e narrativas, por exemplo, indicando pontos de vista, proporcionando delimitações formais e estabelecendo locações e personagens e Conotativa: a música ‘interpreta’ e ‘ilustra’ eventos narrativos. 5. Continuidade: A música proporciona continuidade rítmica e formal entre tomadas: em transições entre cenas, preenchendo ‘vazios’. 6. Unidade: Por meio de repetição e variação do material musical e da instrumentação, a música pode ajudar na construção da unidade narrativa e formal. 7. Violação: Uma partitura de música para um filme pode violar quaisquer princípios aqui citados, considerando que a viola

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando