Buscar

jogos e brincadeiras movimento

Prévia do material em texto

ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL ALCIDES RODRIGUES DA SILVA
paulo roberto gonçalves de aguiar
JOGOS, ESPORTE EM MOVIMENTO
 Disciplina Eletiva: Jogos, Esporte em Movimento,
 Gestora: Magna Eutimia Ferreira Lacerda
 Coordenadora de Núcleo Diversificado: Fabiana
santa helena de goiás
2018�
1-TÍTULO
Jogos e Brincadeiras
2- EMENTA
 Jogos e Brincadeiras na Escola – È de gradioso valor, a elaboração e aprimoramento dos jogos no trabalho em grupo, no desenvolvimento da coordenação motora, cognitiva, afetiva e racional, sendo assim um excelente facilitador da aprendizagem escolar, pois interagi com várias disciplinas. 
3 - DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Educação Física
História
Matemática
Geometria 
Ciências
4 -PROFESSORES
Paulo Roberto Gonçalves de Aguiar
5- JUSTIFICATIVA
  O Jogo, a brincadeira e o brinquedo, ajudam a estimular o desenvolvimento do aluno nos aspectos motores, cognitivos e afetivos. Para Santos (1997), a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico irá facilitar a aprendizagem nos aspectos pessoais, social e cultural, colaborando também para uma boa saúde mental, tendo em vista grande facilitador nos processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento.
 Segundo Dohme (2003), a aprendizagem se constrói através de um processo interno do aluno, fruto de suas próprias pesquisas e experimentações, sendo que o professor atua como o mediador. Tais características podem ser obtidas através do lúdico, seja na forma de jogos e brincadeiras, e brincar é a atividade principal da criança. È brincando que ela interage com o mundo a sua volta, expressando seus valores, maneiras de pensar e agir. Os alunos aprenderão através dos jogos e a brincadeiras, a ter respeito com o próximo, trabalhar em equipe, desenvolvendo tanto a cooperação quanto a socialização, dentre outros fatores que ajudam na formação do carater pessoal e social.
6- OBJETIVOS GERAIS
Propicia o desenvolvimento das qualidades físicas;
Estimular a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos;
Favorecer a socialização, cooperação e respeito ao próximo;
Desenvolver o gosto pela música e a criatividade relacionadas ao meio instrumental e pela própria necessidade para o desenvolvimento dessa qualidade;
Igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica;
Acrescentar aos alunos facilidade com esportes;
Desenvolver as aptidões perceptivas do comportamento psicomotor;
Específicos:
- Desenvolver movimentos de lateralidade com finalidade de controle corporal cinestésico.
- Utilizar a musicalidade de forma lúdico-educativa em busca de desenvolvimento do ritmo e coordenação motora fina;
- Desenvolver a afetividade e a sociabilização dos educandos em resgate dos valores humanos;
- Aprimorar diversas condutas psicomotoras,descatando-se dentre elas a coordenação motora geral,lateralidade e a organização espaço-temporal, assim como as valências físicas (resistência,flexibilidade,agilidade,destreza, expressão corporal);
- Fomentar o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia e o respeito mútuo, além de requerer constantemente a disciplina;
7- HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
Desenvolver habilidades nas áreas físico-motor, cognitivo e afetivo;
Proporcionar aos alunos, novas vivências por meio da ludicidade, que poderá torná-los mais participativos, conscientes, e integrados no meio escolar;
Desenvolver princípios éticos e morais, tais como: respeito, autonomia, amizade, humildade;
Adaptar e criar regras para que todos os estudantes possam praticar a luta, respeitando as limitaçôes de cada um;
 Interdisciplinariedade, Apropriar-se das de habilidades básicas relacionadas aos jogos como um facilitador nas disciplinas de História,Matemática,Geometria,Educação Física;
Trabalhar o reconhecimento corporal e a higiene pessoal dos educandos;
8- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Trabalhar montagem de pipas, identificando as formas geométricas;
Campeonato de Pipas, no intuído de socialização e respeito com o próximo;
Trabalhar produção de carros e aviões com litros descartáveis;
Produção de desenhos para o dia da árvore
Produção do jogo tomba latas
Corrida do Saci (Folclore)
Jogo de Bete (produção dos materiais e jogo)
Golzinho
Associar a prática esportiva aos conteúdos das disciplinas do núcleo comum;
9-METODOLOGIA
O Projeto, será desenvolvido na Escola Estadual Alcides Rodrigues da Silva, na cidade de Santa Helena de Goiás, através da disciplina eletiva jogos e brincadeiras. Ao iniciar os trabalhos, serão realizadas ações de divulgação das atividades da disciplina como forma de oferta “cardápio” aos alunos, para a formação das turmas. As aulas iniciais serão para conscientização do respeito durante os jogos,trabalho em equipe,cooperação e socialização. 
As atividades lúdicas desenvolvem no aluno habilidades que vão além das capacidades físicas, como é um tema amplo, pode-se trabalhar as capacidades motoras, cognitivo e afetivo, explora a psicomotricidade, lateralidade, noção espaçial dentre outras.
10–RECURSOS DIDÁTICOS
Pátio e Sala de Aula; 
Fita Adesiva;
Som(pequeno)
Corda pequena;
Materiais de Desenho (Lapis de cor,Xamex)
Colchonetes 
Cones
11 - CRONOGRAMA
	Atividades
	Mês
	Apresentar e conscientizar os alunos sobre a importancia do trabalho em equipe e a cooperação durante a execução dos jogos.
Trabalhar montagem de pipas, identificando as formas geométricas;
Campeonato de Pipas, (socialização e respeito com o próximo);
 Corrida do Saci (Folclore)
	Agosto
	Trabalhar produção de carros e aviões com litros descartáveis;
Caça Objetos, 
Ping-Pong no copo
Jogo mata-mata (bilocas)
Torre Copos
	Setembro
	Produção do jogo tomba latas
Golzinho
Dia das crianças (balão mágico)
Chute ao Gol (marcação de pontos)
	Outubro
	Associar a prática esportiva ao conteúdo das disciplinas do núcleo comum;
Puxa-Puxa (utilizar litros descartáveis)
Casa Coelho
	Novembro
	Apresentação para a culminância (Travessia Ponte e Cabo de Aço)
	Dezembro
	
12 -CULMINÂNCIA
Apresentação/socialização dos resultados alcançados para toda a escola e a comunidade será em dezembro de 2018 como projeto social e cultural.
13- AVALIAÇÃO
 A avaliação será feita de forma analítica do professor, onde deverá ser observado o comportamento dos alunos durante as atividades, em conjunto com sua participação durante a produção dos brinquedos pedagógicos e jogos, a cooperação dos alunos durante a espera, visando sempre atitudes de respeito perante o próximo.
– REFERÊNCIAIS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 2000.AMONACHVILI, C. Um Impulso Vital. Correio da UNESCO. Ano 9, n°7, p. 14-17, jul. 1991.BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. BURGOS, M. S. As atividades lúdico-desportivas e sua relação com o desenvolvimento integrado da personalidade em crianças de 7 a 11 anos. Dissertação de Doutorado, Universidade de Salamanca, Espanha, 1997. CARNEIRO, Maria Ângela Barbato. “O jogo na Sala de Aula”. In:CAVALLARI, Vania Maria (org.). Recreação em ação. São Paulo: Ícone, 2011. CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís Vieira. Caracterização de Brincadeiras de Crianças em Idade Escolar. Psicologia Reflexiva Crítica, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 365-373, 2008. DOHME, Vânia D’Ângelo. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. SOLER, Reinaldo. Educação física: uma abordagem cooperativa. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.TEIXEIRA,Undson Ventura. Educação física e desporto. São Paulo: Saraiva, 1997. VELASCO, Cacilda Gonçalves. Brincar, despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprinter, 1996. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tra. Do grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos – Departamento de Ciências Biológicas da USP. São Paulo: Martins Fontes (orig. 1935), 1989. VIGOTSKY, L. S. Psicologia atua e desenvolvimento da criança. São Paulo: Manole Dois, 1988. VIGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 53WENNER; P.; THORP, R.; BUNKER; D. Teaching Games of Understanding. Evolution of de model. Joperd, Reston/VA, v. 67, n. 1, p. 28-33, 1996.

Continue navegando