Buscar

Conceito de Ondas

Prévia do material em texto

Conceito de Ondas
Termo de conceito variado, abrangente e extenso que envolve, sobretudo o campo da física, e neste aspecto a ciência define onda como uma espécie de alteração que se expande em qualquer meio como pode ser o ar ou a água. Esta alteração é transferidora de energia de um determinado ponto a outro diferente, porém a matéria contida na energia desta expansão não é transferida através deste fenômeno. 
As ondas podem ser classificadas de varias maneiras e no que se refere à propagação de energia definem-se como Unidimensionais: que são aqueles tipos de ondas que se propagam em uma dimensão somente; as ondas bidimensionais são aquelas que são propagadas naquilo que definimos como num plano e, seguindo com a definição em termos físicos de onda, nos restam as ondas tridimensionais que são aquelas que são propagadas em todas as direções e se propagam a todos os lados.
Quando nos referimos ao termo onda na natureza temos aqueles tipos de ondas que fazem uso de um meio natural para se locomover, ou seja, ondas mecânicas; podemos usar como exemplo a corda de um instrumento musical ou as ondas formadas por esta; as ondas que não fazem uso de um meio natural para propagar-se, ou que não necessitam o mesmo para expandir-se como, por exemplo, as ondas radiofônicas, os raios “X”, etc., são denominadas ondas eletromagnéticas.
A velocidade, a frequência, o comprimento e o período de uma onda são termos que estão ligados às ondas e são consideradas grandezas que fazem com que uma onda se propague. A onda é um fenômeno muito observado por todos e está presente na vida cotidiana.
Um exemplo de onda dentro da natureza é uma onda em uma praia; para entender melhor este fenômeno da natureza devemos observar os elementos que fazem com que possa existir uma onda: o vento e a água. As ondas se propagam ao sabor dos ventos e geram um espetáculo comum e que pode ser observados por todos aqueles que residem ou que visitam uma zana costeira.
Outro exemplo abstrato de onda são aquelas transmitidas através do ar e que chegam aos receptores conhecidos como rádios e que propagam o som através de distancias impensável. Assim entendemos que as ondas estão presentes na nossa vida ainda que não possamos vê-las.
Classificação das ondas segundo a sua natureza:
a) Ondas mecânicas
São aquelas que se manifestam apenas no interior de meios materiais. É o caso do som, dos pulsos nas cordas de um violão e das ondas que se propagam nos líquidos. Tais exemplos mostram que essas ondas estão relacionadas com a oscilação do meio onde se propagam se transportando energia e quantidade de movimento, ondas mecânicas não ocorrem no vácuo.
b) Ondas eletromagnéticas
Ondas Eletromagnéticas: são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. São exemplos dessas ondas: as ondas de rádio, de TV, celulares, internet, ultrassons, micro-ondas, raios x, etc.
Classificação quanto às dimensões de propagação das ondas:
Onda unidimensional
Uma onda é dita unidimensional quando se propaga apenas em uma linha, ou seja, apenas um ponto por vez recebe a ação da onda. Podemos apresentar, como exemplo, o caso das ondas se propagando ondas em cordas de violão e molas esticadas.
Onda bidimensional
Uma onda é dita bidimensional quando os pontos que recebem a sua ação pertencem a um plano. Podemos citar como exemplo o caso das ondas que se propagam na superfície dos líquidos, são aquelas que se propagam por uma superfície, como as água em um lago quando se joga uma pedra;
Onda tridimensional
Uma onda é dita tridimensional quando se propaga por todo o espaço ao redor da fonte. Podemos citar como exemplo o caso das ondas do som e da luz.
A difração 
Pode ser definida como a capacidade das ondas em contornar obstáculos. Por exemplo, pode-se perceber a ocorrência desse fenômeno quando duas pessoas mantêm a conversação mesmo quando há um obstáculo interposto entre elas, como um muro.
A refração 
É o fenômeno que ocorre quando a luz passa de um meio homogêneo e transparente para outro, também homogêneo e transparente. Nessa mudança, podem ocorrer alterações na velocidade e na direção de propagação da luz. O fundo de uma piscina, uma colher em um copo d’água. As imagens aparecem no caso da piscina mais rasa e a colher como se tivesse quebrada ou torta.
A reflexão 
da luz é um fenômeno óptico que corresponde a incidência de luz numa superfície refletora, no qual retorna ao seu ponto de origem. Para exemplificar, podemos pensar no reflexo de um lago quando ocorre a incidência de luz solar, ou mesmo, no nosso reflexo no espelho.
Agora que você estudou o texto, respondas as perguntas abaixo:
Conceitue ondas:
Conforma a propagação de energia como as ondas são classificadas? 
Classifique as ondas segundo a sua natureza
Dê exemplos de Ondas:
Ondas mecânicas
Ondas eletromagnéticas
Fale sobre Difração, Reflexão e Refração. Dê exemplos de cada um.
tipo de ondas que fazem uso de um meio natural para se locomover

Continue navegando