Buscar

TGP O ADVOGADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O ADVOGADO
O advogado aparece como integrante da categoria dos juristas, tendo perante a sociedade a sua função especifica e participando, ao lado dos demais, do trabalho de promover a observância da ordem jurídica e o acesso dos seus clientes à ordem jurídica justa.
A denominação advogado é privativa dos inscritos na OAB, conceitua-se este como profissional legalmente habilitado a orientar, aconselhar e representar seus clientes, bem como a defender-lhes o direitos e interesses em juízo ou fora dele. 
São privativas da advocacia: a postulação a qualquer órgão do PJ e aos juizados especiais; as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. 
Advocacia judicial e extrajudicial. A primeira, de caráter predominantemente contencioso (com a ressalva relativa à jurisdição voluntária); a segunda, eminentemente preventiva. 
O advogado, na defesa judicial dos interesses do cliente, age com legitima parcialidade institucional. O encontro das parcialidades institucionais opostas constitui fator de equilíbrio e instrumento da imparcialidade do juiz.
Defensoria publica
A institucionalização da defensoria publica constituía séria medida direcionada à realização da velha e descumprida promessa constitucional de assistência jurídica aos necessitados.
CF – assistência jurídica integral e gratuita, a qual inclui também o patrocínio e orientação em sede extrajudicial (advocacia preventiva); em todos os graus; de grande relevância também é a sua legitimidade ativa para ação civil publica, com a qual a DP se integra da tutela jurisdicional coletiva.
Autonomia funcional e administrativa, para que possam desempenhar eficientemente e com independências as suas funções.
Advocacia geral da união
Somente a cobrança judicial executiva da divida ativa tributaria é que fica a cargo de outra instituição federal.
Tem por chefe o advogado geral da união, de livre nomeação do PR e sem as garantias de que dispõe o procurador geral da republica.
Advocacia – ao mesmo tempo, como ministério privado e indispensável serviço publico, para concluir que se trata de se trata de exercício privado de função publica e social. 
Quando a defesa gratuita fica a cargo da DP, quem patrocina os interesses dos necessitados é a própria instituição e não cada um dos seus integrantes. Dai a dispensa de outorga de poderes. 
No habeas corpus, a dispensa destes decorres da legitimação que tem qualquer pessoa, advogados inclusiva, naturalmente, para impetrá-lo em nome próprio.
O advogado que renunciar ao mandado continuará a representar o outorgante pelos 10 dias seguintes à intimação da renuncia, salvo se for substituído antes do termino do prazo. 
Entre os juízes de qualquer instancia, os advogados e os membros do MP não há hierarquia nem subordinação, devendo-se todos consideração e respeito recíprocos.
A matéria atinente aos honorários advocatícios vem regulada nos arts. 22 a 26 do estatuto, que garante aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionais, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência.
Deveres do advogado: proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestigio da classe e da advocacia; manter a independência em qualquer circunstancia, no exercício da profissão; não deter-se, no exercício da profissão, pelo receio de desagradar a magistrado ou a qualquer autoridade, nem de incorrer em impopularidade; responsabilizar-se pelos atos que, no exercício profissional, praticar com dolo ou culpa, sendo solidariamente responsável com seu cliente em caso de lide temerária, desde que com ele coligado para lesar a parte contraria, o que será apurado em processo especifico; obrigar-se a cumprir rigorosamente os deveres consignados no código de ética e disciplina.
Direitos: exercer com liberdade a profissão, em todo o território nacional; ter respeitada, em nome da liberdade de defesa e do sigilo profissional, a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, de seus arquivos e dados, de sua correspondência e comunicações, inclusive telefônicas e afins, salvo caso de busca e apreensão determinada por magistrado e acompanhada de representante de OAB; comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis; presença de representante da OAB, quando preso em flagrante, por motivo ligado ao exercício da advocacia, para lavratura do auto, sob pena de nulidade e, nos demais casos, à comunicação expressa à seccional da OAB; não ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, senão em sala do estado maior, com instalações e comodidades condignas, assim reconhecidas pela OAB, e, na sua falta, em prisão domiciliar. 
O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro é privativo dos inscritos na OAB. O advogado exerce todos os atos inerentes à postulação em juízo e as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídica, sendo que os atos e contratos constitutivos de pessoa jurídica só podem ser admitidos a registros, nos órgãos competentes, quando visados por advogados. O estagiário, regularmente inscrito, pode praticar todos os atos de advocacia, em conjunto com o advogado e sob a responsabilidade deste.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes