Buscar

Portifólio CII

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Internacional – UNINTER
ISABELLA CHAVES DE CARVALHO – 1776692 – 2017/02
 
 
 
 
 06/01/19 18:44
PROTOCOLO: 201901061776692D991884A
 
PORTFÓLIO 
UTA ARTES VISUAIS E AS REPRESENTAÇÕES
MÓDULO C – FASE II
 
 
 
 
 
 
 
 
 
TERESÓPOLIS
2018
Centro Universitário Internacional – UNINTEr
ISABELLA CHAVES DE CARVALHO – 1776692 – 2017/02
 
 
PORTFÓLIO 
UTA ARTES VISUAIS E AS REPRESENTAÇÕES
MÓDULO C – FASE II
 
 
 
Relatório de Portfólio da UTA Artes Visuais e as Representações – Módulo C – Fase II. Apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional – UNINTER. 
 
Tutor Local: Eluanna Esteves 
Centro Associado: Teresópolis - RJ
 
TERESÓPOLIS
2018
TEMA GERAL: Ética, estética e ludicidade 
SUBTEMA ESPECÍFICO: A representação visual de lugares de minha cidade
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
NOME COMPLETO: Isabella Chaves de Carvalho.
RU: 1776692
POLO: Teresópolis - RJ
FOTOGRAFIA 
Fonte: CARVALHO (2018).
LEITURA DE IMAGEM 
Escolhi esse local por ser um ponto turístico da cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A igreja católica, Matriz de Santa Teresa d'Ávila. A fotografia foi tirada focando o ponto mais alto da igreja apresentando um angulo parecido com o que vemos no real, o plano contra-plongée, valorizando a grandeza da construção, a foto foi tira no período da manhã com bastante iluminação natural. Ao fundo o céu aberto e com poucas nuvens. As cores que vemos além do marfim e do bege do templo, temos o marrom sépia, cinza, preto, branco, e o azul anil.
Quanto as linhas encontramos na Arquitetura, o estilo neogótico do local com destaque na volumetria da torre e o arco ogival em diversas aberturas, apresentando simetria, linhas geométricas e pontos de fuga. 
CONTEXTUALIZAÇÃO
A Matriz Santa Teresa d’Ávila está localizada no centro da cidade de Teresópolis, Região Serrana Do Rio de Janeiro na Praça Baltazar da Silveira. A igreja foi construída em 1855 e em 1927 foi demolida dando lugar a Matriz. Santa Tereza considerada a padroeira da cidade, em reverência deu-se esse nome que anteriormente chamava-se Santa Claudiana. É uma das construções mais antigas da cidade e hoje se encontra em ótimo estado de conservação, Um ponto de referência para os moradores, um lugar turístico, ao derredor existe lojas de vários gêneros, gostos e necessidades além de exposições de artesanatos, festas religiosas e festivais que acontecem na praça. 
ESBOÇO
Fonte: CARVALHO (2018).
Fonte: CARVALHO (2018).
Fonte: CARVALHO (2018).
Fonte: CARVALHO (2018).
PROCESSO DE PRODUÇÃO 
Fonte: CARVALHO (2019).
Fonte: CARVALHO (2019).
Fonte: CARVALHO (2019).
Fonte: CARVALHO (2019).
Fonte: CARVALHO (2019).
RESULTADO DA PRODUÇÃO FINAL 
 
Fonte: CARVALHO (2019).
FICHA TÉCNICA:
Aluno: Isabella Chaves
Título: Igreja Santa Tereza 
Técnica: Desenho com lápis grafite 6B e lapiseira 0,7mm
Dimensões: A4 (210mm X 297mm)
Ano: 2019
RELATO DA SUA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA OU PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Escolhi esse local pelo significado que tem para a cidade, movimentado por feiras de artesanato, festivais e outros eventos, além de sua beleza demonstrada em detalhes como suas janelas de vitrais, que apresentam a trajetória de Cristo com muita cor e luz.
A arquitetura do local foi a principal foco por tê-la escolhido, suas formas eretas, cores neutras, seus arcos ogivais e sua imensidão me trouxe grande encanto ao pensar que poderia retratá-la.
Para a fotografia tive a intenção de centralizar a igreja para facilitar a reprodução a partir da simetria. 
Para o desenho utilizei lápis grafite 6B, fazendo efeitos de sombra, volume e texturas, e lapiseira ponta 0,7 mm para o esboço e contorno, régua para orientação, notebook para explorar os detalhes da fotografia. A escolha desse material foi a partir de um dos esboços devido ao seu efeito e possibilidade de vários tons e texturas em um só lápis.
Gostei da experiência, além de conhecer a história de um dos monumentos marcantes da cidade. 
PROPOSTA EM AMBIENTE ESCOLAR 
 Para incluir a temática dentro de sala de aula podemos propor aos alunos que tragam imagens de lugares turísticos da cidade, pensando também no contexto, na importância desses locais para a cidade e para os habitantes e também sua preservação. Tendo em mãos a imagem (retocada com brilho para melhorar os detalhes) impressa em folha A4 e escala cinza, podemos passar para o próximo momento que é trabalhar com o papel vegetal, pois por meio de sua transparência possibilita a cópia da fotografia, assim, em seguida transferindo o desenho para a folha de oficio A4, e agregando detalhes de luz, sombra e textura com os seguintes materiais: lápis grafite 4B e 6B, que são de grafites macios que permite fazer várias tonalidades e texturas. 
Em seguida propondo uma amostra artística para que outros alunos acompanhe o trabalho concluído. A atividade poderá feita em turmas de ensino fundamental e médio, trabalhando a exploração das formas, dos materiais e também o olhar e observação. 
 
Referências: 
CAPELLE,Louis. Matriz de Santa Teresa em Teresópolis. TERÊTOTAL, Teresópolis,06 jan.2015. Disponível em:<http://teretotal.com.br/matriz-de-santa-teresa-em-teresopolis/>. Acesso em: 04 jan.2019.
KIYNKO GUNZI,Elisa.A relação do desenho com o ensimo de Arte. 01.ed. Curitiba, Intersaberes, 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando