Buscar

Laboratório de química analítica moderna

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Laboratório de química analítica moderna
Introdução
A química analítica é o ramo da química responsável pela caracterização da composição da matéria e consiste em um conjunto de ideias e métodos que possuem grande aplicação em todos os campos da ciência, na medicina e na indústria. Este envolve diversos métodos que auxiliam na identificação e quantificação de espécies químicas (SKOOG et al., 2006; HARVEY, 2002).
Entre os métodos utilizados para a análise química estão os métodos quantitativos, que são divididos em: gravimétricos, volumétrico, eletroanalíticos e os métodos espectroscópicos, (SKOOG et al., 2006). 
Os métodos espectroscópicos estão relacionados medida da interação entre a radiação eletromagnética e os átomos ou as moléculas do analito, ou ainda a produção de radiação pelo analito. Estes métodos são rápidos, convenientes e geralmente de alta seletividade. Podem ser divididos em dois grupos: espectrometria atômica óptica e espectrometria de massas atômicas (SKOOG et al., 2006). Segundo Hernández (2010), a espectrometria atômica óptica abrange as técnicas de Espectrometria de Absorção Atômica (AAS), Espectrometria de Emissão Atômica (OES) e Espectrometria de Fluorescência Atômica (AFS).
Espectrometria de Absorção Atômica é uma técnica baseada na medida de absorção da radiação por átomos livres, ou seja, por átomos gasosos em seu estado fundamental (ROBINSON, 1982; KRUG, NÓBREGA & OLIVEIRA, 2004).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando