Buscar

questoes SOLOS I..resolvida 44444

Prévia do material em texto

Descreva características mineralógica,texturais e estruturais que identificam se uma rocha é de origem; ígnea,sedimentar e metamórfica.
	
	mineralógica
	Texturais
	estruturais
	Ígnea
	Félsicas,intermédiaria,máficas,ultramáficas.
	Faneridica,afanerídica,porfídica,vitria,vezicular.
	Maciça,cordada,almofadada,escoreácea,pumice.
	Sedimentar
	Proporção de quartzo,feldspato e líticos.diversidade ou pureza de composição.
	Tamanho de grão,feições surperficiais de escala menor.
	Petrotrama,porosidade,permeabilidade,arranjo de grãos quanto a qualquer uma das demais propriedades.
	Metamófica
	
	Foliada,Granobláticas,leptoblástica,nematoblastica,porfiroblástica
	Xistosa,cataclástica,bandala,fragmentaria,maçiça
O que é o processo de diagênese,como são formados as rochas sedimentares terrigenas,químicas ou biogênicas e qual a sua importância na agricultura.
LDiagênese é o conjunto de transformações que o depósito sedimentar sofre após a deposição,transformando o material inconsolidado em consolidado.Rx terrigenas(substancias minerais proveniente da erasao da área fora da bacia) são formadas fora da bacia-quebra ou deformação dos grãs individuais.Rx químicas são formadas dentro da bacia-dissoluçao de minerais sob pressão.Sao importantes fertilizantes,EX o calcário que regula o ph do solo. 
Descreva os tipos de metamorfismo e as características mineralógica das diferentes fácies metamórficas.(processos metamórficos ocorem em geral relacionados aos processos tectônicos-margens continentais convergentes)
São: metamorfismo regional,dinâmico,termal,soterramento.Facie xistoverde; baixo grau metamórfico(cristalilizaçao de micas.Facie anfibolito; medio grau metamórfico(cristalização de feldspato e granada).Facie granulito; alto grau metamófico(cristalização de piroxênio)
Descreva os principais elementos do ciclo hidrológico(explicar as etapas),e sua importância dentro de uma bacia hidrográfica.Explicar ciclo hidrológico rápido e lento.
Precipitação: atingindo o peso ideal pode precipitar-se em neve,chuva ou granizo.Condensaçao; o vapor de água se condensa formando nuvens.Evapotranspiraçaço; evapaporaçao de água da superfície terrestre para a atmosfera.Infiltraçao; a água é absorvida por força gravitacional,circulando entre os espaços vazios no subsolo.Escoamento superficial; quando a capacidade de absorção de água por infiltração é superada e inicia-se o escoamento.O ciclo hidrológico tem como importância avaliar e monitorar a quantidade de água disponível na superfície da terra.
Como as atividades industriais,agropecuária e urbana,respectivamente interferm no balanço hídrico de uma bacia hidrográfica.
As atividades acabam mudando o relevo,impermeabilizando os solos,desmatando e ainda poluindo,com isso fazendo alterações e prejudicando as bacias hidrográficas.
Em relação a distribuição e movimento da água no subsolo é incorreto afirmar: obs: (marcar) que a superfície freática não depende da situação topográfica e do tipo de rocha,seu limite inferior em rochas sem porosidade e no Maximo de 10 km.
Cite os tipos e características de um bom aqüífero confinado( aqüífero guarani).Diferencie aquiclude de um aquiflugo. 
Aquífero artesiano ou confinado(a água elevada para a superfície com a própria pressão, jorrante na parte baixa topográfica). Aquifero fisurado, Aquífero freático.Aquíferos porosos, Aquíferos cársticos.São elas : unidade rochosas ou de sedimento porosas(capacidade de armazenar) e permeáveis(permite o fluxo de água através dos poros),que armazenam e transmitem volumes significativos de água subterrânea e é passível de ser explorada pela sociedade,possuem porosidade primária,secundária,carstica.Aquiclude(armazenam lentamente e não transmitem volumes significativos de água),unidades apesar de conter grandes quantidades de água são incapazes de abastecer poços ou nascentes.Aquiflugo não apresentam poros interconectados,não absorsevem e nem transmitem água.Aquitarde camada geológica relativamente menos permeável.
Quais são os fatores que controlam o intemperismo.(os produtos de intemperismo sao; solos e depósitos minerais)
Os fatores são:clima,tempo,topografia,tipo de rocha,cobertura vegetal e pluviosidade,fauna e flora,ordem de cristalização e ordem de dissolução.
Considerando : granito,gabro e muscovita-quartzo xisto.Qual destes produzirá o melhor solo e por quê?.Falar sobre os efeitos do intemperismo físico e quimico sobre estas rochas considerando a mineralogia de sua ocorrência em clima tropical úmido (região equatorial).
Gabro produzirá o melhor solo,pois em sua composição a uma maior quantidade de nutrientes e sendo necessário uma menor adubaçao na prática da agriculura,e é encontrado maior quantidade de óxido de ferro e magnésio.
O intemperismo vai ser mais lento no quartzo,na muscovita e no granito por terem maior teor de sílica que é resistente ao imtemperismo químico e físico,já o gabro por possuir menor teor de sílica é mais vulnerável ao intemperismo tanto físico quanto químico e por ultimo o xisto é altamente vulnerável aointemperismo e normalmente é rapidamente carreado quando exposto no solo.A região equatorial possui alto intemperismo por sua alta pluviosidade e temperatura e por essa razão normalmente nesta região encontrados rochas e solos com alto teor de silício como quartzo,muscovita e granito. 
Importância das rochas sedimentares.
A importância econômica das rochas sedimentares pode ser utilização na área da construção civil. Ainda é necessário destacar a importância de tais rochas nos estudos de paleontologia, pois são fontes riquíssimas de fósseis de antigos animais e plantas.Sao importantes para o armazenamento de gases,água,alem de separarem metais pesados vão concentrar ouro ou diamante!
Diferença entre intemperismo e erosao.
Intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química(decomposição) que as rochas sofrem ao se aflorar na superfície da terra, biológicas(açao de bactérias que decompoe material orgânico:bem menos importntes que os outros).Erosão é o conjunto de processos que promovem a retirada e transporte do material produzido pelo intemperismo, ocasionando o desgaste do relevo. Seus principais agentes são a água, o vento e o gelo.transporte do material desagregado.
Reações de intemperismo
Hidratação : água na estrutura do mineral.Dissoluçao : solubilização completa dos minerais.Hidrolise : liberação dos catios alcalinos e alcalinos terrosos para a solução percolante e introduzindo h+ na estrutura.Acidolise :intemperismo que ocorre quando as soluções aquosas são acidas.Oxidaçao : combinação do oxigênio com um elemento geralmente fero,para a formaçao de um oxido.
Faça um perfil de solo e diferencie os horizontes O,A,E,B,C. O-Horizonte com predominância de restos orgânico.A –horizonte mineral escurecido pela acumulação de matéria orgânica.E-horizonte de cores claras de onde as argilas e outras partículas finas foram lixiviadas águas perculantes.B-horizonte de acumulação de matérias provenientes dos horizontes superiores,nomeamente argilas,pode apresentar cores avermelhadas devido a presença de óxidos e de hidróxidos de ferro.C-horizonte constituidopor material não consolidado.R-rocha consolidada
Ciclo hidrológico rápido e lento
Ciclo rápido corre de maneira que a água ao evaporar se condenssa,forma as nuvens chove,escoa irá para as bacias hidrográficas,assim reiniciando o ciclo continualmente.Ciclo lento a água entra na zona de subduçao irá se aglomerar com os magmas e evaporar pelo vulcão,ou ira sair na separação de placas.(isso demora milhões de anos)
15-1-Rx metamórfica-são o conjunto de processos pelos quais uma rocha é transformada em outra(reaçoes em estado sólido) 
1-Rx sedimentar-São rochas formadas por partículas provenientes da desagregação e decomposição de rochas preexistentes (protólitos), através da ação dos agentes de intemperismo sobre as rochas de origem ígnea, metamórfica ou mesmo sedimentar.Após a ação do intemperismo o sedimento formado é transportadopor água,vento ou gelo.este sofre processo de compactação,cimentação,recristalização. 
1-Rx ígnea-São rochas originadas a partir do resfriamento e solidificação de material rochoso fundido, chamado magma.
16-Ambientes sedimentares
São 3 grupos: terrestre: lacustres e glaciares: lagunares e estuarinas. Lagos com sedimentação predominantemente detrítica e orgânica: tem um ou mais deltas que jogam sedimentos detríticos (seixos, areias, limos) transiçao:lagunares e estuarinas.(localizada na parte litorânea em comunicação com o mar atravéz de um canal.
marinhos:litorais,neríticos e botiais.
17-Quais os tipos de rochas sedimentares.
Detríticas –constituidas por detritos de outras rochas já existentes.Sao divididas em dois grupos: Não consolidada: depósitos de balastros,areias,siltes e argilas.
Consolidada:formados pella consolidadaçao desses mesmos sedimentos detriticos por diagenese.
Sedimentares quimiogenicos: originados por processos de precipitação de minerais em soluçao,calcário,gesso e salgema.
 Sedimentares biogênicas: Constituidas por sedimentos de origem biológica, resultado dos restos físicos de seres vivos ou e resultante de sua atividade ( calcário e carvão)
			18-laterizaçao do solo.Lixiviação é o processo de perda dos minerais do perfil do solo, causado pela "lavagem" promovida pelas chuvas torrenciais e pela infiltração de água no solo. A água que se infiltra pelos poros, como em uma esponja, vai, literalmente, lavando os sais minerais hidrossolúveis (sódio, potássio, cálcio etc.) e diminui a fertilidade do solo. É uma ocorrência comum nos solos tropicais e equatoriais. A laterização é uma consequência da lixiviação e ocorre quando há o surgimento de uma crosta ferruginosa no solo, que, em certos casos, chega a impedir a penetração das raízes no solo. Essa concreção ferruginosa ou formação de "laterita" no solo é produzida pelo acúmulo de ferro e alumina, tornando o solo deficiente para o cultivo. Também é conhecida como "canga pedológica ". Esse processo pode ser acelerado pela ação humana, ao derrubar a cobertura vegertal que naturalmente protege o solo.
	
	
	
	
Consiste basicamente na desagregação da rocha, com separação dos grãos minerais que a compõem e fragmentação da massa rochosa original.  o principal agente do intemperismo químico é a água, que, absorvendo o CO² da atmosfera, adquire características ácidas. Em contato com a matéria orgânica do solo, essa água fica mais ácida ainda, o que vai facilitar seu trabalho de dissolução de carbonatos e outras substâncias. O intemperismo químico atua através de reações de hidratação, dissolução, hidrólise, acidólise e oxidação. Os feldspatos e as micas são transformados em argilas, permanecendo o quartzo inalterado

Continue navegando