Buscar

apol ppp 22 08 18

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Analise o seguinte excerto de texto: 
“Pensar a escola como espaço e tempo de decisão e de gestão democrática é pensar a formação a formação humana no bojo da atividade de investigação e intervenção. Para tanto, o projeto político-pedagógico é instrumento de concretização do processo de formação humana de sua viabilização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, I. P. A. Apresentação. In: VEIGA, I. P. A (org.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 7.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre o conceito de projeto político-pedagógico, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) O PPP apresenta, além de outros aspectos, a busca pela formação dos alunos como centro do trabalho do trabalho do profissional na escola e da educação.
II. ( ) O planejamento das aulas, a metodologia, a avaliação e os planos de ensino são elementos apresentados no PPP, o qual busca a efetivação desses no decorrer do ano letivo.
III. ( ) O PPP é um instrumento norteador do trabalho pedagógico da escola, que estabelece o tipo de formação que se oferece ou se quer proporcionar na instituição escolar.
IV. ( ) O PPP é um instrumento estanque, elaborado por especialistas, a fim de garantir os avanços necessários para uma educação comprometida com os interesses da comunidade. 
Agora, marque a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	F – F – V – V
2/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A educação não se confunde com a escolarização, que consiste em uma das modalidades da ação educativa, mas tem na escola o seu lugar privilegiado – espaço de institucionalização processual do pensar e do fazer”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DOURADO, L. F. Gestão da educação escolar. Rede e-Tec Brasil. 4 ed. Cuiabá: UFMG, 2012, p. 37. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre os dois eixos que organizam a escola na atualidade, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 
Horizontal
Vertical 
( ) Disposição espacial, que ordena, separa, disciplina e qualifica os estudantes de forma concreta e simbólica.
( ) Desconsidera os diferentes ritmos característicos do ser humano.
( ) Demonstra não as separações etárias, mas as cognitivas.
( ) Disposição temporal: série, etapas de aprendizagem e sequência lógica de conteúdos.
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 – 1
	
	C
	2 – 2 – 1 – 1
	
	D
	1 – 1 – 2 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2. ok
 3/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A escola, de fato, institui a cidadania. É ela o lugar onde as crianças deixam de pertencer exclusivamente à família para integrarem-se numa comunidade mais ampla em que os indivíduos estão reunidos não por vínculos de parentesco ou afinidade, mas pela obrigação de viver em comum. A escola institui, em outras palavras, a coabitação de seres diferentes sob a autoridade de uma mesma regra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENIN, S.T. S.; VIEIRA, S. L. Progestão: Como articular a função social da escola com as especificidades da comunidade? Módulo I. CONSED-Conselho Nacional de Secretários de Educação. Brasília. 2001, p. 73. <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/Progestao/ModuloI_Exercicio.pdf> Acesso em 2 maio 2015.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre a identidade de cada escola, analise as afirmativas:
I. A identidade da escola é definida por um conjunto de caracteres próprios e exclusivos que ela apresenta.
II. A identidade da escola é formada a partir dos princípios da Secretaria de Educação, a qual apresenta o público que fará parte desse contexto.
III. A formação da identidade da escola está ligada à sua história de construção, de desenvolvimento das atividades, dos objetivos e dos desejos e metas que se pretende alcançar.
IV. A identidade é fundamental para o desenvolvimento da escola, além de permitir que a escola se perceba como um todo e possa ter consciência de si como instituição social. 
São corretas apenas as afirmativas: 
	
	A
	II, III e IV
	
	B
	I, III e IV. ok
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
4/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto: 
“É necessário que se afirme que o projeto político-pedagógico exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que não deixa de lado uma reflexão sobre o homem a ser formado, as questões vinculadas à cidadania, ao trabalho e à consciência crítica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA. I. P. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009. <http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/viewFile/109/298>. Acesso em 1 maio 2015.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico, considerando que o PPP deve ser concebido como documento dinâmico no âmbito escolar, analise as sentenças:
I. O PPP reflete o trabalho interno e as articulações entre as instâncias escolares, considerando a singularidade do contexto escolar, por isso é único, particular, atendendo a dinâmica de cada contexto.
II. O PPP é um documento que vai além de um ajuntamento de planos de ensino ou de aula e de atividade planejada e\ou realizada, uma vez que supera a visão de cumprimento de determinação legais e burocráticas ou de arquivos para a posteridade.
III. O PPP deve ser concebido como um documento dinâmico, tanto em sua construção quanto nas constantes consultas e alterações diante das necessárias mudanças do viver escolar.
IV. O PPP é um documento usado para referenciar as lutas da escola, sob o olhar atento do poder público, mas, acima de tudo, construído por especialistas como um elemento burocrático. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III. ok
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I e IV
5/5 - O Currículo e a Proposta Pedagógica da Escola
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A organização do tempo do conhecimento escolar é marcada pela segmentação do dia letivo, e o currículo é, consequentemente, organizado em períodos fixos de tempo para disciplinas supostamente separadas. O controle hierárquico utiliza o tempo que muitas vezes é desperdiçado e controlado pela administração e pelo professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Projeto Político-Pedagógico: uma construção possível. 2ª ed. Campinas: Papirus, 2005, p. 30.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico sobre a distribuição dos dias letivos, analise as sentenças a seguir:
I. O calendário escolar é determinado legalmente com duzentos e vinte dias letivos.
II. O calendário escolar é determinado legalmente com duzentos dias letivos.
III. O calendário escolar não considera o trabalho de articulação entre educadores docentes e não docentes, educandos e comunidade escolar como trabalho imprescindível para realização
pedagógica. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III. ok
	
	B
	I e II
	
	C
	I e III
	
	D
	I
	
	E
	II
 1/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Considere o seguinte extrato de texto:
“As teorias críticas surgem denunciando o poder da hegemonia dominante, cujos processos de convencimento, adaptação e de perpetuação de desigualdades são forçados pelas práticas escolares. Os principais fundamentos dessas teorias emergem de duas escolas: a escola de Frankfurt e a escola francesa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 92,93.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre as teorias crítico-reprodutivistas, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1 – Críticas.
2 – Reprodutivistas.
(   ) Concepções de educação que percebem ser impossível compreender a educação separada dos condicionantes sociais.
(     ) Reconhecem a relação entre educação e sociedade.
(    ) Chegaram à conclusão de que a função própria da educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	1, 2, 2.
	
	B
	2, 2, 1.
	
	C
	1, 2, 1.
	
	D
	2, 1, 2.
	
	E
	1, 1, 2. ok
 2/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Leia o fragmento de texto abaixo:
“A violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta na formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc., a pregação religiosa, a atividade artística e literária, a propaganda e a moda, a educação familiar etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: autores associados, 1989. p. 30.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I - (  ) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.
II. (  ) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.
III. ( ) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas.
IV. ( ) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V. ok
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
 3/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Atente para a seguinte citação:
“A educação na escola nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p.94.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel dos conteúdos na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	a organização dos conteúdos segue a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois acredita-se que a criança assimila o saber do mesmo modo que o adulto.
	
	B
	A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
	
	C
	Os conteúdos não possuem relevância; o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudem por si próprios, se assim o desejarem.
	
	D
	Os conteúdos a serem ensinados devem ser baseados em informações, princípios e leis.
	
	E
	Os conteúdos são colocados à disposição do aluno, mas não são exigidos, pois se considera que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo.
 4/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Embora a escola nova tenha se expandido mais na educação infantil e no ensino fundamental, seus reflexos atingiram também o ensino superior e o modo como o senso comum compreende o papel de alunos e professores na atualidade. De um lado, técnicas como trabalhos em grupo, pesquisa, uso de jogos, valorização da criatividade, passaram a fazer parte do ensino superior. Por outro, os alunos já não aceitam a atitude autoritária dos professores e desejam participar ativamente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 32.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre A avaliação na concepção da escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que:
	
	A
	a avaliação valoriza os aspectos cognitivos com ênfase na memorização. O que é transmitido pelo professor deve ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	a avaliação procura verificar o processo de aprendizagem; passam a ser valorizados a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno. ok
	
	C
	a avaliação deve controlar os resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	inexiste uma avaliação formalmente estabelecida nessa concepção da escola nova na vertente diretiva.
	
	E
	a avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
 
 5/5 - Teoria do Conhecimento Pedagógico
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Embora a escola nova se articule aos interesses do capitalismo industrial, ela propôs uma inversão, defendendo que a adaptação dos sujeitos às necessidades da vida adulta se daria a partir do respeito e das necessidades imediatas de cada aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 166.
De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel do professor na concepção da escola nova na vertente diretiva, leia as afirmativas a seguir:
I – O professor é o detentor do saber.
II – O professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho de descoberta.
III – O professor deve criar condições para que o aluno aprenda.
Está(ão) correta(s) a(s):
	
	A
	afirmativas I e II apenas.
	
	B
	afirmativas II e III apenas. ok
	
	C
	afirmativas I e III apenas.
	
	D
	a afirmativa I apenas.
	
	E
	a afirmativa III apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando