Buscar

TRABALHO FACULDADE anatomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE MONTENEGRO
Curso de Extensão Universitária
Polo Porto Seguro - BA
EDUCAÇÃO FÍSICA
Anatomia
PERÍODO: 1º SEMESTRE
PROFESSORA: Rita de Cássia
ALUNO: FLÁVIO ALVES BOMFIM
 TRABALHO ANATOMIA HUMANA 
Responda as questões abaixo sobre anatomia do sistema sensorial 
01-Defina sistema sensorial. 
É um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
02-Quais são os órgãos que compõem o sistema sensorial 
e suas funções?
São encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. 
03-Quais são os sentidos químicos e porque recebem esse nome? 
Gustativo e Olfativo
04-Quais são os osso que compõem a cavidade orbital? 
A órbita consiste em 7 ossos individuais, os quais se combinam para formar 4 paredes envolventes: esfenóide, frontal, etmóide, maxilar, zigomático, palatino e ungüis.
05-Quais as três membranas que compõem o olho? Cite as suas principais características. 
Córnea
A córnea é a estrutura mais externa do olho, responsável por focalizar a luz que chega aos olhos. Por essa razão é considerada a “janela dos olhos”.
Esclera
A esclera, também chamada de esclerótica, é a parte branca do olho ligada à córnea. Fica localizada mais externamente no globo ocular e tem a função de dar proteção, é onde se fixam os músculos extraoculares, responsáveis pelos diversos movimentos do olho. Também é responsável pela manutenção da forma do olho.
Conjuntiva
A conjuntiva é uma membrana transparente e fina que recobre a parte branca do olho. Fica localizada entre a esclera e as pálpebras. Serve para proteger a superfície do olho contra agentes externos e lubrificar o olho. Possui diversos vasos sanguíneos. A porção da conjuntiva que recobre a esclera é chamada de conjuntiva bulbar, e a conjuntiva que recobre as pálpebras é chamada de tarsal.
Íris
A íris é a parte mais escura do olho, às vezes colorida (olhos azuis ou verdes), e que tem uma abertura central, a pupila. Ela fica localizada logo atrás da córnea. A cor do olho da pessoa é definida pelo pigmento presente na íris.
A íris possui diversos músculos lisos que controlam a abertura e fechamento da pupila, funcionando como o diafragma de uma câmera fotográfica. A abertura da pupila varia em função inversa à luminosidade existente no ambiente. Assim, quanto menos luz disponível, mais ela dilata para um aproveitamento maior da luminosidade.
Corpo ciliar
O corpo ciliar fica localizado atrás da íris. É responsável pela formação do humor aquoso, o qual é um dos fluidos intraoculares e é responsável por manter a pressão ocular e seu formato esférico.
A contração do corpo ciliar muda a conformação do cristalino, o que altera o foco da visão. Sua ação permite que mudemos o foco, portanto que enxerguemos mais de perto ou mais de longe.
Cristalino
O cristalino é uma estrutura de consistência gelatinosa e elástica. Está localizado logo atrás da pupila. Sua estrutura é convergente e focaliza a luz que penetra na pupila e forma imagens na retina.
É o cristalino que faz o ajuste fino para o foco e a leitura, por exemplo. Esse ajuste é feito através da flexibilidade da própria estrutura do cristalino. Entre os 40 e os 50 anos de idade o cristalino vai perdendo essa flexibilidade, surgindo a presbiopia, também conhecida como “vista cansada”. Posteriormente, essa estrutura pode se tornar escura e endurecida, impedindo a passagem da luz e constituindo a catarata.
Humor Vítreo
É uma estrutura gelatinosa que ocupa a porção central do globo ocular. Seu volume médio é de cerca de 4 ml. Ao nascermos, o humor vítreo, ou apenas vítreo tem uma consistência bem densa, com o passar do tempo ocorre a liquefação com consequente descolamento do mesmo. Em virtude do descolamento do vítreo passamos a perceber pequenas manchas no campo de visão, que comumente chamamos de moscas volantes.
Retina
A retina é a parte do olho onde se formam as imagens das coisas que são vistas. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as imagens para o cérebro através do nervo óptico.
As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes. A parte central da retina é chamada de mácula, e é rica em cones, responsáveis pela visão de detalhes e das cores. O restante da retina é basicamente formado de bastonetes, que são menos sensíveis às cores.
No entanto, esses bastonetes são sensíveis em baixa intensidade luminosa. Desse modo, quando em um ambiente de pouca luz, os bastonetes se encarregam da visão.
Coroide
A coroide é a camada média do olho, intensamente pigmentada e vascularizada. Os vasos sanguíneos da coroide é que suprem as células da retina de oxigênio e nutrientes, necessários para a sua manutenção e, consequentemente, para o bom funcionamento da visão.
Nervo óptico
As fibras nervosas da retina se unem para formar o nervo óptico, que é a conexão do olho com o cérebro.  A imagem capturada pela retina é transmitida para o cérebro através dele. Ao longo da sua estrutura passam vasos sanguíneos para levar oxigênio e nutrientes.
Glândula lacrimal
A glândula lacrimal fica localizada na parte interna superior da pálpebra superior. É responsável pela produção de lágrimas, que umedecem a superfície ocular, nutrem a córnea e retiram substâncias estranhas que chegam ao olho.
A movimentação das pálpebras (com o piscar) distribui as lágrimas pela superfície do olho.
Pálpebras
As pálpebras são consideradas anexos oculares e são formadas por um tecido músculo-fibroso recoberto por pele na parte externa e conjuntiva na parte interna. Sua principal função é a de distribuir as lágrimas pela superfície do olho e “limpar” a córnea. Os músculos que ficam na parte superior contraem, retraindo as pálpebras e abrindo o olho.
Cílios
Os cílios são os pequenos pelos localizados nas bordas externas das pálpebras, formando uma franja protetora do globo ocular. Eles protegem os olhos de sujeiras ou partículas suspensas no ar.
Conhecer as partes do olho é uma boa forma de descobrir mais sobre o nosso corpo e saber como cuidar da saúde ocular. Agora você já está mais preparado para identificar qualquer problema que surja na sua visão!
 
06-Como está dividido o sistema auditivo? 
O sistema auditivo está dividido em três partes principais: ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno.
07-Quais são os três ossículos que compõem o sistema auditivo? 
Ossículos: martelo, bigorna e estribo
08-Diferencie a mucosa amarela da vermelha que juntas formam o órgão olfativo. 
Mucosa vermelha: É a parte inferior, mais próxima à entrada das fossas nasais. Ela contém capilares sanguíneos abundantes para aquecer o ar que inalamos. Reveste as duas primeiras regiões das fossas nasais: vestíbulo e área respiratória. O vestíbulo possui uma mucosa formada por epitélio plano, estratificado não queratinizado. A área respiratória possui uma mucosa formada por epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado, com inúmeras células caliciformes. Nessa região existem muitas células glandulares produtoras de muco protetor e inúmeros cílios que protegem o organismo contra a entrada de partículas nocivas.
Mucosa amarela (ou marrom): É a parte posterior, mais distante da entrada das fossas nasais. Ela contém os receptores olfativos que pode detectar mais de 3000 diferentes partículas voláteis no ar e seu odor associado. Reveste a área olfativa nas fossas nasais. Esta área possui uma mucosa formada por epitélio pseudo-estratificado colunar com células de sustentação, células basais e células olfatórias (neurônios bipolares). A cor dessa parte da pituitária é derivada de um pigmento acastanhado que se encontra na camada de muco que cobre o epitélio.
09-O maior órgão do corpo humano faz parte do sistema sensorial. Qual é esse órgão? 
A Pele.
10-Quais
são as camadas que compõem o maior órgão do corpo humano e quais as suas características? 
A epiderme que é a camada mais superficial é formada por tecido epitelial além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato cornéo, estrato lúcido, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso, e estrato germinativo. 
Derme, camada responsável por nutrir a epiderme, entre outras funções. Ela é formada por tecido conjuntivo e, diferetentemente da epiderme, é vascularizada e contém nervos, além dos folículos pilosos e glândulas sudoripas e sebáceas. Essa camada é rica em fibras de colágeno e elastina, o que garante rigidez e elasticidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando