Buscar

APOL CAMPO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os anos 1980, na América Latina, ficaram conhecidos como ‘a década perdida’, no âmbito da economia. Das taxas de crescimento do PIB à aceleração da inflação, passando pela produção industrial, poder de compra dos salários, nível de emprego, balanço de pagamentos e inúmeros outros indicadores, o resultado do período é medíocre”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IPEA. Anos 1980, década perdida ou ganha? <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2759:catid=28&Itemid=23>. Acesso em 10 de fev. 2018. 
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Pedagogia Social, o final dos anos de 1980 se caracterizou como o auge do processo:
	
	A
	do surgimento das universidades brasileiras.
	
	B
	de redemocratização nacional.
	
	C
	da ampliação dos cursos de licenciaturas.
	
	D
	do reordenamento das leis educacionais.
	
	E
	de melhoria dos índices da educação nacional.
“A função do professor na escola nunca foi tão discutida: com o acesso à informação democratizado pela internet e com as novas gerações de estudantes cada vez mais conectadas, o educador precisou descer do púlpito de detentor do conhecimento para, no lugar disso, colocar-se ao lado do aluno, no papel de mediador e guia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROZEMBERG, Eduarda. Entenda qual é o papel do aluno dentro da sala de aula. PAR-Plataforma Educacional. <http://appprova.com.br/entenda-qual-e-o-papel-do-aluno-dentro-da-sala-de-aula/>. Acesso em: 08 de fev. 2018. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Pedagogia Social sobre o mal-estar docente, é correto afirmar que:
	
	A
	é uma expressão que busca justificar a ineficácia da atuação de professores da educação básica.
	
	B
	é uma representação da situação material da classe dos professores da educação básica, que encontram-se inadimplentes.
	
	C
	é a expressão que remonta às condições de saúde dos professores, boa parte dos quais com diagnósticos de depressão.
	
	D
	é uma expressão que representa os conflitos que ocorrem na escola, em particular o abismo entre o mundo dos adultos e o dos jovens.
	
	E
	é uma expressão que remonta às relações que os professores têm com o Estado e os governantes, que desprezam essa categoria profissional.
Os índices de gravidez na juventude aumentam constantemente, considerando pesquisas em variados países. A menina que se encontra nessa fase da vida, marcada por mudanças físicas e mentais, não está suficientemente preparada para a gestação. Se ela não está disposta a encarar tal situação, muito menos estará o futuro pai, pois este também é responsável pela concepção e nascimento da criança”.
 De acordo com a citação e o livro-base Pedagogia Social sobre a concepção conservadora, dominante e/ou institucionalizada da sexualidade de jovens no Brasil, é correto afirmar que:
 
	
	A
	traz elementos que não condizem com o ciclo natural dos seres humanos.
	
	B
	contém aspectos que incentivam o sexo precoce.
	
	C
	decorre das teorias de gênero, distanciando garotas e garotos.
	
	D
	deriva de teorias não críticas, evidenciando as questões de vanguarda na sociedade.
	
	E
	defende uma suposta naturalidade do desejo sexual entre os jovens.
 
“Nossa sociedade, que é marcada pelo intenso multiculturalismo, deve ter por responsabilidade o desafio permanente de buscar alternativas para combater a tendência de homogeneização, fenômeno muito frequente em sociedades plurais. [...] É neste contexto que a educação escolar deve proporcionar alternativas de intervenção na realidade, de modo que as diferenças não sejam negadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Alves, Raquel. A construção da identidade e da cultura dos povos do campo, entre o preconceito e a resistência: o papel da educação. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2011, p. 98.
De acordo com o fragmento acima e o conteúdo do livro-base Pedagogia Social, o mundo cultural é:
	
	A
	um sistema de significados estabelecidos que a criança encontra ao nascer, um mundo de valores dados, em que ela aprende desde a língua até a forma de usar o corpo e os sentimentos.
	
	B
	um conjunto de ideias desenvolvidas pelo homem para explicar a falta de conhecimento e crença humana, que é ensinado nas escolas desde a educação básica.
	
	C
	um conjunto de elementos constituídos por meio do excesso de conhecimento erudito e da falta de disseminação de ideias populares, acarretando em um mundo de significados contraditórios.
	
	D
	a necessidade de expandir mundialmente os valores educacionais voltados para a educação social por meio da educação escolar, começando pela educação básicas e só terminando no ensino superior..
	
	E
	um conjunto de práticas presentes na educação global, principalmente na educação do campo, dado que a cultura rural carece de informações produzidas pelos centros de excelência educacionais urbanos
“As Instituições Sociais são instrumentos reguladores e normativos das ações humanas, as quais reúnem um conjunto de regras e procedimentos reconhecidos pela sociedade. Elas possuem uma relação de interdependência, ou seja, não atuam de maneira isolada, e surgem para suprir diversas necessidades humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOCIOLOGIA. Instituições Sociais. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/instituicoes-sociais/>. Acesso em 10 de fev. 2018.
De acordo com o trecho de texto e o livro-base Pedagogia Social, os esforços políticos de diversos agentes sociais em todo o mundo têm sido muito importantes na demarcação das:
	
	A
	fronteiras sociais que dividem as classes médias.
	
	B
	taxas de crescimento econômico dos países.
	
	C
	elevação das taxas de crescimento populacional.
	
	D
	das situações de extrema miséria em que vivem milhões de crianças.
	
	E
	fronteiras nacionais, continentais e intercontinentais.