Apol 1

Apol 1

Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Análise de Demonstrativos Financeiro e Índices de Desempenho
A respeito dos elementos evidenciados na Demonstração do Resultado, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I – A destinação do resultado do exercício.
II – A destinação dos valores referentes à riqueza gerada pelas atividades da empresa.
III – O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
IV – A receita bruta das vendas e serviços em moeda nacional e estrangeira, às deduções das vendas, os abatimentos e os impostos.
V – A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
Estão CERTOS os itens:
Nota: 0.0
	
	A
	V, apenas.

	
	B
	III, IV e V, apenas

	
	C
	III e IV apenas.

	
	D
	I e II apenas.

	
	E
	III e V, apenas.
Alternativa E – Apostila 1: Introdução as Demonstrações Contábeis - Rota 3: Demonstração do Resultado. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976.

I – Errada - A destinação do resultado do exercício não é evidenciado na Demonstração do Resultado (DR).
II – Errada – A destinação das riquezas geradas pelas atividades da empresa são evidenciadas na Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
III – Certa – De acordo com o Artigo 187 da Lei 6.404 um dos itens descriminados na DR é lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.
IV – Errada - É evidenciada a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos em relação a moeda etrangeira.
V – Certa - De acordo com o Artigo 187 da Lei 6.404 um dos itens descriminados na DR é a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.

Questão 2/5 - Análise de Viabilidade Econômico-Financeira
Para que haja um gerenciamento sobre o futuro de uma empresa, seja ele de curto ou de longo prazo, se faz necessário antes de tudo uma “Análise da Viabilidade” sobre as decisões tomadas. Isto significa dizer que será necessário verifica se a empresa terá, por meio das decisões gerenciais, atributos operacionais, econômicos e financeiros para sobreviver aos possíveis cenários que são projetados para seu futuro. É nesse ponto que entra na história um poderoso artefato preditivo: O ORÇAMENTO!

As finalidades básicas de um orçamento são basicamente quatro, as quais precisam seguir um encadeamento lógico de sustentação operacional.  Seguindo este contexto, tendo como base o conteúdo do texto da disciplina, análise as afirmativas que seguem:
Direcionar as atividades de uma organização
Definir responsabilidades (deveres/limites)
Servir de instrumento para avaliação
Sumarizar o planejamento estratégico
Diante dessas afirmativas, a sequência adequada de verificação, segundo a teoria vista no texto da disciplina é:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4

	
	B
	4 – 2 – 3 – 1

	
	C
	2 – 1 – 4 – 3

	
	D
	4 – 1 – 2 – 3
Você acertou!
Resposta correta:
Letra “d”

Justificativa:
Primeiro, precisamos sumarizar o planejamento estratégico, pois ele é uma documentação muito extensa. Segundo, por meio das diretrizes estratégicas é que definimos as atividades que serão necessárias na organização. Terceiro, somente quando temos ciência das atividades que serão realizadas é quais serão os deveres e limites de cada colaborador, isto é, poderemos definir suas responsabilidades. Por fim, apenas após todas essas etapas concluídas é que temos o orçamento como um instrumento apto para verificar/avaliar se as atividades estão sendo executadas e as responsabilidades atribuídas estão sendo exercidas de forma aderente ao plano estratégico.
FONTE: AULA 02 - TEMA 1, p.4

	
	E
	3 – 1 – 2 – 4

Questão 3/5 - Análise de Demonstrativos Financeiro e Índices de Desempenho
Acerca das Demonstrações Contábeis obrigatórias assinale a alternativa CORRETA:
Nota: 20.0
	
	A
	As Demonstrações Financeiras obrigatórias para empresas de capital aberto são o Balanço Patrimonial, Demonstrações do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados.

	
	B
	As empresas de capital aberto podem optar pela inclusão de Notas Explicativas como auxílio aos usuários responsáveis pela tomada de decisão.

	
	C
	Se companhia aberta, a Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória.
Você acertou!
Alternativa C – Apostila 1: Introdução as Demonstrações Contábeis - Rota 1: Demonstrações Contábeis: Objetivos e Abrangência. Lei no 6.404, de 15 de Dezembro de 1976. Lei nº. 11.638, de 28 de dezembro de 2007.
a) – Errada – Para companhias abertas, além das demonstrações citadas a Demonstração do Valor Adicionado também é obrigatória.
b) – Errada – A inclusão das Notas Explicativas pelas empresas de capital aberto não é optativa é obrigatória.
c) – Correta – A Lei n° 11.638/07 determina que as companhias abertas possuem a obrigação de publicar a Demonstração do Valor Adicionado.
d) – Errada – Nem todas as organizações precisam publicar todas as demonstrações citadas. Apenas as empresas de capital aberto são obrigadas a publicar a Demonstração do Valor Adicionado.
e) – As alterações realizadas pela Lei n°11.941/09 nas demonstrações financeiras obrigatórias não alterou a obrigatoriedade da apresentação da Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados para empresa de capital aberto.

	
	D
	As Demonstrações Financeiras obrigatórias para todas as empresas são o Balanço Patrimonial, Demonstrações do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados e Demonstração do Valor Adicionado.

	
	E
	As Demonstrações dos Lucros e Prejuízos Acumulados teve sua obrigatoriedade revogada com a Lei n° 11.941/09.

Questão 4/5 - Análise de Demonstrativos Financeiro e Índices de Desempenho
Um dos principais objetivos da Contabilidade é a geração de informações que auxiliem os seus usuários na tomada de decisão. As demonstrações contábeis são um instrumento para o alcance deste objetivo, permitindo identificar dados acerca da situação financeira e patrimonial da organização.
Informações relativas às variações de pagamento e recebimentos no disponível da empresa em um determinado período são encontradas em qual demonstração contábil:
Nota: 20.0
	
	A
	Demonstração do Valor Adicionado.

	
	B
	Demonstração de Mutações no Patrimônio Líquido.

	
	C
	Demonstração do Resultado.

	
	D
	Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Você acertou!
Alternativa D– Apostila 1: Introdução as Demonstrações Contábeis - Rota 4: Demonstração do Fluxo de Caixa.

A) Errada - A Demonstração do Valor Adicionado é o informe contábil que tem por objetivo evidenciar de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.
B) Errada - A Demonstração de Mutações no Patrimônio Líquido é uma demonstração bastante abrangente e completa, uma vez que evidencia todas as movimentações ocorridas no patrimônio.
C) Errada – A Demonstração do Resultado é a demonstração financeira que tem por objetivo mostrar o resultado do exercício, podendo esse ser lucro ou prejuízo.
D) Certa - O Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC) tem por objetivo analisar a variação do saldo da conta de caixa e bancos durante um certo período, buscando listar as origens (entradas de dinheiro) e aplicações (saídas de dinheiro) da empresa.
E) Errada – O Balanço Patrimonial têm como finalidade evidenciar a situação patrimonial e financeira de uma entidade.

	
	E
	Balanço Patrimonial.

Questão 5/5 - Análise de Demonstrativos Financeiro e Índices de Desempenho
A respeito de parte da composição da Demonstração do Resultado (DR) assinale a alternativa CORRETA que indica somente contas que pertencem a DR:
Nota: 20.0
	
	A
	Vendas, Despesas, Estoques e Depreciação Acumulada.

	
	B
	Vendas, Custo da Mercadoria Vendida, Despesas Financeiras e Depreciação Acumulada.

	
	C
	Vendas, Custo da Mercadoria Vendida,