APOL 1 ÉTICA E CONTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
3 pág.

APOL 1 ÉTICA E CONTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Disciplina:Contabilidade / Ciências Contábeis29.585 materiais372.032 seguidores
Pré-visualização1 página
APOL 1
Questão 1/5 - Contabilidade das Organizações
De acordo com Bazzi (2015), Ativo: são os lançamentos que determinam a estrutura básica da empresa e seus respectivos potenciais, com vistas ao atendimento de uma possível demanda de mercado.
O Passivo, de acordo com a Lei 6.404/1976, que regulamenta as divisões do balanço patrimonial, é classificado como: Passivo Circulante, Passivo não Circulante e Patrimônio Líquido.
Enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira, em seguida, assinale a proposição com a sequência correta.

	
	A
	1 – 3 – 2 – 3 – 2

	
	B
	2 – 1 – 1 – 2 – 3

	
	C
	1 –  3 – 3 – 2 – 1

	
	D
	2 – 3 – 1 – 3 – 1 Essa é correta

	
	E
	3 – 3 – 1 – 3 – 2

Questão 2/5 - O Contador e a Ética Profissional
A ética é considerada uma ciência da moral, e se tornou a disciplina que estuda e regula as ações do comportamento humano. Ademais, a ética tem também preocupações práticas, pois ela se orienta pelo desejo de unir o saber ao fazer como filosofia prática, isto é, disciplina teórica com preocupações práticas. A ética busca aplicar o conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. Neste sentido, indique alternativa falsa.
	
	A
	A ética se caracteriza como estudo das ações individuais dos homens, cujo objetivo fundamenta-se em elaborar uma orientação normativa para as ações humanas, que seja estabelecido como bem.

	
	B
	A ética, portanto, pode ser entendida como uma filosofia responsável por estudar a moral, contestando e identificando o que se pode chamar de regras morais vigentes, as quais se modificam com o tempo.

	
	C
	Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano, e passados de geração para geração.

	

	D
	A ética compreende pontos da vida pública e das leis estabelecidas no plano social para a existência humana. Estes pontos estão relacionados a questões gerais relacionadas ao direito, ao poder, à cidadania e à política, bem como a questões particulares ligadas às condutas e às escolhas individuais, sendo elas que definem o modo como cada um vive consigo mesmo e com os outros.

Questão 3/5 - O Contador e a Ética Profissional
Correlacione a primeira coluna com os conceitos da segunda coluna:

	 (A) Moral
	(   )Conjunto de regras acerca de um determinado assunto que foi esclarecido e adotadas na própria mentalidade do indivíduo. Também entendida como a ciência da moral – estuda para extrair princípios e regras universais aplicáveis a
toda conduta humana (grupo humano).

	(B) Ética
	(   ) Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas.

	(C) Direito
	(   ) Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano, e passados de geração para geração.

	
	A
	A, B e C

	
	B
	B, C e A ESSA Correta

	
	C
	C, A e B

	
	D
	B, A e C

Questão 4/5 - O Contador e a Ética Profissional
A informação contábil tem sido tratada como “bem de domínio público” uma vez que influencia na percepção dos stakeholders em relação à empresa e da sua relação com a sociedade, interferindo na tomada de decisão de todos os agentes que dela se servem (órgãos reguladores, acionistas, clientes, fornecedores e credores, investidores, empregados).
Diante da relevância dessa informação, a empresa deve ter o cuidado de manter e zelar pela manutenção de determinadas características qualitativas e quantitativas da informação contábil. Assinale a alternativa que destaca parte das características que devem ser respeitadas:
	
	A
	Observação ao regime de caixa e às leis fiscais.

	
	B
	A forma das relações sempre deve prevalecer em relação a sua essência.

	
	C
	Somente bens tangíveis devem ser considerados na composição do patrimônio da entidade.

	
	D
	Relevância, materialidade e tempestividade no fornecimento das informações (observação ao princípio da oportunidade).

	
	E
	A informação contábil deve respeitar a forma e as qualidades como o corpo diretivo da empresa espera que se forneça disponibilize à sociedade de forma geral.

Questão 5/5 - O Contador e a Ética Profissional
Dentre as informações que são prestadas pela empresa à sociedade encontra-se o Balanço Social (BS). Embora essa não seja uma demonstração contábil obrigatória, ela poderá ajudar às organizações a contribuir uma boa visibilidade da mesma perante a todas as partes envolvidas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente o objetivo e as informações que são prestadas através dessa demonstração:
	
	A
	Essa demonstração detalha e presta contas das movimentações pertinentes ao seu quadro social, ou seja, aos investidores do capital próprio.

	
	B
	Essa demonstração tem como propósito principal a utilização como uma estratégia de marketing, disseminando, assim, a imagem que o corpo diretivo espera que a sociedade tenha em relação à organização.

	
	C
	Essa demonstração refere-se a uma prestação de contas à sociedade, onde a empresa apresenta o seu desempenho social e econômico, destacando seu o compromisso com a comunidade. ESSA É CORRETA

	
	D
	Essa demonstração leva em consideração o valor agregado gerado às partes envolvidas, demonstrando de forma os recursos gerados retornaram à sociedade.

	
	E
	Essa demonstração evidencia o desempenho econômico e financeiro como premissa básica principal.