Buscar

RESENHA MANUAL MAGNA CAMPOS


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED
PROGRAMA DE LETRAS
PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
 
 
RESENHA DO MANUAL DE GÊNEROS ACADÊMICOS – MAGNA CAMPOS
SANTARÉM
2018
JULIANE DOS SANTOS COTA
RESENHA DO MANUAL DE GÊNEROS ACADÊMICOS – MAGNA CAMPOS 
Resenha apresentada ao professor Washington Luis dos Santos Abreu para obtenção de nota parcial da disciplina de Produção Textual Acadêmica. 
SANTARÉM
2018
CAMPOS, Magna. Manual de gêneros acadêmicos: Resenha, Fichamento, Memorial, Resumo Científico, Relatório, Projeto de Pesquisa, Artigo científico/paper, Normas da ABNT. 1ª.ed. Mariana-MG, 2015.
Magna das Graças Campos é Graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Mestre em Letras (Linha de Pesquisa: Discurso e Representação Social) pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2009). Membro efetivo da Academia de Letras, Artes e Ciências (ALACIB- Mariana). Autora dos livros: Letramento Acadêmico e Argumentação: incursões teóricas e práticas (2015 -coletânea de artigos); Ensaios de Leitura Crítica (2010 -coletânea de ensaios e artigos acadêmicos); Leitura e Escrita: Nuances Discursivo-culturais ( 2011 - 1ª edição - estudos sobre a questão da leitura e da escrita no âmbito discursivo e cultural), Leitura e Escrita: Nuances Discursivo-culturais ( 2012 - 2ª d. rev. ampl.); Manual de gêneros acadêmicos: Resenha, Fichamento, Memorial, Resumo Científico, Relatório, Projeto de Pesquisa, Artigo científico/paper, Normas da ABNT (2012-2015); Manual de Elaboração de Monografia e TCC (2013-2015); Manual de Redação Científica: ensaio acadêmico, relatório de experimento e artigo científico (2014-2015); Manual Como elaborar questões de prova no estilo ENADE (2014-2015); Letramento acadêmico e argumentação: incursões teóricas e práticas (2015); Beto Muleta Não, Beto Joia (2004 -Literatura Infantil); Futrica e Cutrica e a Festa no Pé de Pitanga (2010 -Literatura Infanto- Juvenil).
O livro “Manual de gêneros acadêmicos: Resenha, Fichamento, Memorial, Resumo Científico, Relatório, Projeto de Pesquisa, Artigo científico/paper, Normas da ABNT”, tem por objetivo orientar estudantes universitários, professores e pesquisadores, por meio de conceitos, instruções e exemplos. Com o objetivo de propiciar ao leitor informações necessárias para elaboração de gêneros acadêmicos de forma simples e direta. A obra é organizada em nove tópicos, “a resenha como gênero acadêmico; como elaborar um fichamento; o gênero memorial; o projeto de pesquisa; o gênero textual resumo científico; o gênero textual relatório; referências bibliográficas; citações científicas; o gênero textual artigo científico”, respectivamente. Além de um anexo sobre formatação no word.
O primeiro tópico discorre sobre o gênero acadêmico resenha, inicialmente aborda o conceito de resenha, e destaca que o gênero é uma apresentação sucinta e crítica do conteúdo de uma obra, e que é constituída de apresentação do autor e da obra, resumo, comentário crítico e indicação de uma obra, em seguida cita os tipos de resenha, que são, “resenha indicativa ou descritiva; resenha temática; resenha crítica”. Faz um breve comentário sobre os propósitos de uma resenha, e identifica os itens essenciais que uma resenha deve apresentar. Parte para os procedimentos de elaboração de uma resenha, o qual é abordado de forma sucinta e eficaz e finaliza o tópico com dois exemplos de resenha, que podem a partir daí servir como espelho e com o intuito de dar subsidio ao leitor.
No segundo tópico a autora apresenta conceitos de como elaborar um fichamento, Magna propõe que fichar texto nada mais é que sintetizá-lo, a partir da leitura assídua do texto, organizando e sistematizando as ideias a fim de criar novas informações, em seguida apresenta os tipos de fichamento: o fichamento de transcrição; de indicação bibliográfica e fichamento de resumo, conceituando-os de forma exemplificada e de fácil recepção.
No tópico seguinte, intitulado o gênero memorial, traz uma reflexão sobre a importância do gênero na vida acadêmica, pois o gênero é de importante tênue no que diz respeito a construção do sujeito no âmbito social e científico, para aprimoramento de sua identidade, além de servir como subsídio na sua área de atuação, estudo e do próprio currículo. Traz as etapas que se deve seguir quanto a apresentação, e os métodos de formatação, por fim cita um exemplo de memorial para apreciação do leitor. 
O quarto tópico, diz respeito ao projeto de pesquisa, neste tópico explica de forma mais detalhada cada item que compõe o corpo de texto do gênero, começando pela introdução (contextualização do assunto, tema e delimitação de tema); problema de pesquisa (o por quê); objetivos, geral e específico (propósitos da pesquisa); hipóteses (resposta ao problema de pesquisa); justificativa (razões da realização da pesquisa); revisão teórica (escritos sobre o tema); metodologia (etapas, como, onde, quais); cronograma ( o tempo para realização das fases); referências bibliográficas (material bibliográfico utilizado). Por fim apresenta o modelo de capa, que deve ser o oficial da instituição e apresenta um exemplo de projeto de pesquisa comentado.
O quinto tópico fala sobre resumo científico, apresenta o conteúdo em forma de instruções, fazendo com que o texto seja mais objetivo. Cita os movimentos retóricos prototípicos do resumo, que envolve cinco movimentos, a partir de um esquema, e termina com três exemplos de resumo.
No sexto tópico, gênero textual relatório, magna discorre um texto que afirma que o relatório é um documento que relata a forma que foi exercido um determinado trabalho, que tem por objetivo comunicar as experiências vividas na realização do trabalho e obtenção de resultados. Chama a atenção para constatar que o pôster cientifico é um tipo de relatório. Em seguida apresenta os tipos de relatório: técnicos-científicos; administrativos; de viagem; de estágio; de visita; de avaliação institucional; e fins especiais. E apresenta um texto que discorre sobre como organizar um relatório completo, e qual a divisão a ser usada. Por fim os formatos de apresentação de relatórios.
O sétimo tópico discorre sobre as referências bibliográficas, os modelos essenciais para elaboração, traz o conceito do assunto que é padronizado pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Em seguida conceitua sua finalidade, a localização no texto, as regras gerais de apresentação, elementos, e demais concordâncias para a criação de uma boa referência bibliográfica dentro dos padrões da ABNT. Além de exemplos e exercícios para aprimoramento do leitor.
O penúltimo tópico trata sobre citações científicas, Magna diz que deve-se ter uma preocupação ao fazer citações de ideias, frases ou conclusões de outros autores, pois é obrigatório os dados completos das fontes utilizadas no trabalho. Em seguida mostra que as citações podem ser, diretas e indiretas, as fontes primárias e secundárias, os elementos que devem constar nas citações, os tipos de citações e pra finalizar os exemplos de citações.
O último tópico intitulado “o gênero textual artigo científico” , vem com um subtítulo, “ apenda como elaborar um resumo, a autora utiliza do formato deste gênero pra discorrer sobre o assunto a ser tratado, ela produz o texto da forma que deve ser elaborado esse tipo de procedimento. Magna destaca as questões fundamentais; as características; a estrutura; o detalhamento da estrutura; considerações finais e as referências bibliográficas. Cita ainda sites que podem ajudar na elaboração de um artigo, como o Portal de periódicos da CAPES: www.periódicos.capes.gov.br, logo em seguida inicia o anexo sobre formatação no word, finalizando assim o manual.
A partir dos elementos abordados neste manual, pode-se considerar que
é um material de suma importância para a sociedade, que vive nesse âmbito de escola, pois é de grande ajuda para desempenho e realização dos gêneros acadêmicos, levando em consideração que é um material de fácil absorção, pois traz um texto objetivo e prático, o que torna o material receptivo entre os interessados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina