Buscar

Apostila de Operador de Empilhadeira

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apresentação 
Este Curso de Operador de Empilhadeira visa capacitar o profissional na área de transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais. Tem o objetivo de fornecer instruções e procedimentos ou aluno para operar a empilhadeira com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições do equipamento e produzir satisfatoriamente as necessidades do mercado.
A necessidade da otimização dos meios de movimentação de materiais proporcionou um grande desenvolvimento ao sistema de transportes dando origem ao aparecimento de equipamentos que substituíram sistemas ultrapassados por sistemas autopropulsionados ou de comando.
No âmbito industrial surgiram as correias transportadoras, as vagonetas, os vagões, paletadeiras, etc 
Cada equipamento voltado ao sistemas de movimentação de materiais foi sendo aprimorado, orientado pelas necessidades da produção em crescimento.
A mecanização do sistema de movimentação de materiais e a constante diversificação dos meios de produção provocaram a necessidade de criação de normas e critérios de utilização dos meios de transportes, visando uma utilização dos meios de transporte visando uma utilização precisa, segura e eficaz desses meios, através de uma padronização cuja finalidade é obter o equipamento correto para cada aplicação.
Com o crescimento industrial, as indústrias apresentaram grande crescimento físico, representado pelo aumento e diversificação de produtos. Houve necessidade de expansão das áreas industriais que possibilitasse o aumento dos meios de produção. Porém os investimentos prioritários eram feitos em meios de produção, e em segundo plano eram feitos investimentos em edificações, gerando a necessidade da economia de área para recursos indiretos dos meios de produção.
Desta forma foi criado o sistema de verticalização de estoques, que proporcionou considerável economia de área, aumentando a taxa de produção por área de industrial ocupada.
O aumento da taxa de produção por área ocupada com a verticalização de estoques, criou uma utilização mais efetiva da empilhadeira como meio de transporte e movimentação de materiais dentro do âmbito industrial.
A empilhadeira, devido às suas características construtivas e funcionais, é o meio mais eficaz de movimentação de materiais, tem utilização em larga escala na movimentação de matéria-prima, produtos em fase de industrialização e produtos acabados.
Sendo facilmente adaptada para uso específico, é o único meio de transporte que concilia as atividades de movimentação e verticalização de estoques.
A Empilhadeira 
As empilhadeiras são equipamentos indispensáveis na movimentação de cargas, assumindo um papel integrante na rentabilidade da empresa. As empilhadeiras são apresentadas em diversos modelos, cuja capacidade é adequada para cada aplicação. São construídas com tecnologia de ponta e cada componente é dimensionado de acordo com as exigências da aplicação.
A empilhadeira é um equipamento industrial utilizado para transporte e movimentação de materiais. 
Dotada de garfos e outros dispositivos de sustentação de carga, a empilhadeira foi projetada de forma a permitir a movimentação e o deslocamento de materiais tanto no sentido horizontal quanto vertical. 
É utilizada para transportar, empilhar e desempilhar cargas, possuindo a capacidade de se auto carregar e descarregar, de acordo com as especificações dos fabricantes. 
É um equipamento de grande utilidade, que substitui, com vantagens, talhas, pontes rolantes, monovias e também o próprio homem, pois realiza tarefas que ocupariam várias pessoas. 
Seu custo e manutenção são elevados. 
O operador tem em mãos, diariamente, um patrimônio inestimável.
As empilhadeiras, de um modo geral, são fabricadas para operarem em condições de temperatura ambiente entre -15Cº e +40Cº se forem usados os óleos lubrificantes do motor, transmissão, óleos hidráulicos, fluídos de freio e graxas lubrificante padrão. Para operar em temperaturas que excedam as temperaturas especificadas, consulte o fabricante da empilhadeira.
2. A empilhadeira padrão não deve ser usada em áreas contendo substâncias inflamáveis, em atmosferas corrosivas, ou em áreas contendo elevado grau de contaminação de poeira. Somente empilhadeiras especialmente projetadas podem operar nestes ambientes.
3. A empilhadeira deve ser utilizada estritamente de acordo com as especificações recomendadas pelo fabricante e juntamente com as normas e procedimentos estabelecidos pela empresa onde está operando.
4. Somente operadores habilitados, treinados e capacitados devem operar empilhadeiras.
Orientações Gerais
Os cuidados apropriados, por parte do operador em relação à empilhadeira é uma parte vital em qualquer programa de manutenção preventiva.
A participação do operador, na manutenção preventiva do equipamento, fará com que avisos prévios de pontos potenciais de defeitos sejam sanados antes que causem maior prejuízo.
A manutenção por parte do operador não prevê reparos e consertos. Caso estes sejam necessários, a empilhadeira deverá ser encaminhada ao setor de manutenção ou à uma empresa especializada com mecânicos treinados e capacitados que poderão fazer os reparos com eficiência e segurança.
NORMA REGULAMENTADORA 11 -  NR 11
TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS
Sumário
11.1 Normas de Segurança para Operação de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Máquinas Transportadoras
11.2 Normas de Segurança do Trabalho em Atividades de Transporte de Sacas
11.3 Armazenamento de Materiais
11.4 Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e Outras Rochas
Anexo I   (Alteração dada pela Portaria MTPS 505/2016)
Glossário
11.1 Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras 
11.1.1 Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda sua altura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos.
11.1.2 Quando a cabina do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estar protegida por corrimão ou outros dispositivos convenientes.
11.1.3 Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.
11.1.3.1 Especial atenção será dada aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas.
11.1.3.2 Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.
11.1.3.3 Para os equipamentos destinados à movimentação do pessoal serão exigidas condições especiais de segurança.
11.1.4 Os carros manuais para transporte devem possuir protetores das mãos.
11.1.5 Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.
11.1.6 Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.
11.1.6.1 O cartão terá a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.
11.1.7 Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).
11.1.8 Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.
11.1.9 Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser
controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis.
11.1.10 Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutraliza dores adequados.
Classificação quanto ao abastecimento: 
As empilhadeiras podem ser movidas a: 
• Gasolina – emite grande poluição para o ambiente; 
• Diesel - apresenta maior poluição que a da gasolina;
• Gás - polui menos que os outros combustíveis; 
• Eletricidade – Zero emissão de gases poluentes. 
Obs.: É a mais usada nas empresas alimentícias, farmacêuticas e em espaços fechados com pouca ventilação.
Prescrições Para Utilização de Empilhadeira.
 
Habilitação do operador: 
Por motivo de segurança a empilhadeira só pode ser utilizada por pessoal suficientemente treinado na sua função e que tenha demonstrado ao supervisor responsável a sua aptidão para a condução do mesmo e obtiver aptidão nos exames clínicos de acordo com o médico.
 
Direitos, deveres e regras de comportamento do condutor: 
O condutor deve ter sido instruído sobre os seus direitos e deveres, assim como sobre a utilização do veículo, pelo que tem de conhecer o conteúdo deste manual de instruções. Os direitos exigidos devem-lhe ser garantidos. 
Proibido a utilização por parte de pessoal não autorizado: 
O condutor é responsável pelo veículo durante o tempo em que o estiver a utilizar. Ele tem de impedir a sua utilização ou manuseio por parte de pessoas não autorizadas. 
É proibido transportar ou elevar pessoas. 
Defeito e Avarias: 
Os defeitos e avarias da empilhadeira devem ser imediatamente comunicados ao pessoal responsável para os devidos reparos dos defeitos ou avarias. 
As empilhadeiras que não apresentem condições de segurança (por exemplo, pneus gastos ou freios defeituosos) não devem ser utilizadas até que sejam convenientemente reparadas. 
Reparações: 
Os condutores que não tenham recebido formação especial e autorização expressa, não podem proceder a nenhuma reparação ou modificação do veículo. 
É absolutamente proibido desligar, desativar ou alterar a regulação de interruptores e dispositivos de segurança. 
Zona de perigo: 
A zona de perigo é aquela em que pessoas ou bens estejam em risco por causa dos movimentos de marcha ou de elevação do veículo, dos seus elementos de recolha de carga (por exemplo, garfos ou outros acessórios) ou da própria carga. 
Pertence à zona de perigo o perímetro onde exista a possibilidade de cair carga ou onde seja possível o movimento descendente ou a queda de algum dispositivo de trabalho. 
Obs.: As pessoas estranhas devem ser afastadas da zona de perigo. Quando existir risco para pessoas, deverá ser a tempo acionado um sinal de aviso (buzina). Se, apesar da solicitação de abandono, houver quem permaneça na zona de perigo, o veículo deve ser imediatamente parado.
Diagrama de Carga (Capacidade de Carga, Centro de Gravidade, Altura de Elevação). 
O diagrama de carga indica a capacidade dos garfos em kg, apresentada no formato tabular e está depende do centro de gravidade da carga (em mm) e da altura de elevação necessária (em mm). 
Exemplo para Determinação da Capacidade de Carga Máxima: 
Para o centro de gravidade de uma carga de 600 mm e uma altura máxima de elevação de 1100 mm, a capacidade de carga máxima é 1490 kg. 
*PESO RESIDUAL: Toda empilhadeira perde capacidade ao você elevar à carga. De uma maneira geral a 1,5 m do solo sua empilhadeira opera com 100% da capacidade. 
Imagine que a 4 m ela perde cerca de 40%, porem cada máquina tem sua própria tabela.
CHECK LIST DIÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DE EMPILHADEIRA ELÉTRICA
	Empilhadeira Elétrica n°: 
	
	Data:
	Hora início: 
	Hora término:
	CHECK LIST EMPILHADEIRA ELÉTRICA 
	OPERADOR
	SIM
	NÃO
	1. Operador é habilitado para manusear o equipamento? 
	
	
	2. Durante a operação, o operador esta portando o cartão de identificação?
	
	
	3. Está utilizando EPI’s de segurança?
	
	
	EQUIPAMENTO (Verificação)
	BOM
	AJUSTAR
	01. Defeitos dia anterior.
	
	
	02. Nível do óleo hidráulico.
	
	
	03. Cabos da Bateria.
	
	
	04. Buzina
	
	
	05. Pedal do freio
	
	
	06. Roletes da torre
	
	
	07. Nível óleo hidramático
	
	
	08. Freio de estacionamento.
	
	
	09. Freio de rodas.
	
	
	10. Luz de advertência da carga
	
	
	11. Indicador de temperatura
	
	
	12. Indicador pressão do óleo
	
	
	
Obs.:________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Inspecionado por:___________________________________________Ass.:___________________
	Empilhadeira n°: 
	Operador:
	Data:
	Hora início: 
	Hora término:
	Empilhadeira n°: 
	Operador:
	Data:
	Hora início: 
	Hora término:
	Empilhadeira n°: 
	Operador:
	Data:
	Hora início: 
	Hora término:
O equilíbrio da empilhadeira.
 
A empilhadeira é construída de maneira tal que o seu princípio de operação é o mesmo de uma gangorra. 
Assim sendo, a carga colocada nos garfos deverá ser equilibrada por um contrapeso igual ao peso da carga colocada no outro extremo, desde que o ponto de equilíbrio ou centro de apoio esteja bem no meio da gangorra.
Como Pegar a Carga do Solo
Siga os seguintes procedimentos ao pegar cargas do solo:
1. Ao se aproximar da carga a ser transportada, desacelere a empilhadeira até alcançar uma velocidade de deslocamento segura.
2. Pare a empilhadeira perpendicularmente alinhada com a carga a ser transportada.
3. Mantenha a torre na posição vertical e movimente a empilhadeira em direção à carga, e de forma que as pontas dos garfos se encaixem nos paletes. Após confirmar o posicionamento dos garfos no palete, avance a máquina e insira totalmente os garfos nos paletes.CUIDADO
Mantenha sempre os garfos em posição paralela ao palete, inserindo-os por completo sob o mesmo, e certificando-se que estes não danifiquem a estrutura do palete.
Não efetue o movimento de elevação dos garfos caso estes estejam na posição inclinada.
Insira os garfos no palete com cuidado a fim de evitar danos ao mesmo.
4. Eleve a carga a aproximadamente 5 a 10 cm do solo e certifique-se que a carga esteja estável sobre os garfos da empilhadeira.
CUIDADO
A altura da carga não deve exceder a altura do encosto de carga. Não movimente
cargas cuja altura exceda a altura do encosto de carga.
5. Mantenha a carga encostada no encosto de carga, e então eleve os garfos de 15 a 20 cm do solo. Incline a torre para trás o máximo possível.
CUIDADO
Não coloque pesos no contrapeso da empilhadeira de forma a aumentar sua capacidade de carga. Observe a tabela de capacidade de carga.
CUIDADO ALERTA
Com a carga na posição elevada e a empilhadeira em movimento, não movimente, mude de posição ou incline os garfos para frente. Estes movimentos podem levar à instabilidade da carga e forçar o tombamento da empilhadeira.
Caso a carga esteja impedindo a visão do operador da empilhadeira, conduza a empilhadeira em marcha ré.
Manuseio de Carga e Operação Segura da Empilhadeira 
Como Pegar a Carga de Uma Pilha
Siga os seguintes procedimentos ao pegar uma carga de uma pilha em alturas elevadas:
1. Ao se aproximar da carga a ser movimentada da pilha, desacelere a empilhadeira até alcançar uma velocidade de deslocamento segura.
2. Pare empilhadeira perpendicularmente alinhada com a carga a ser transportada. 
3. Mantenha a torre na posição vertical e movimente a empilhadeira em direção à carga, e de forma que as pontas
dos garfos se encaixem nos paletes. Após confirmar o posicionamento dos garfos no palete, avance a máquina e insira totalmente os garfos nos paletes.CUIDADO
Mantenha sempre os garfos em posição paralela ao palete, inserindo-os por completo sob o mesmo, e certificando-se que estes não danifiquem a estrutura do palete.
4. Eleve a carga a aproximadamente 5 a 10 cm, retraia os garfos em 10 a 20 cm da pilha, e então efetue o movimento de abaixamento da carga.
5. Insira novamente os garfos totalmente nos paletes, e então eleve a carga de 5 a 10 cm da pilha, efetue um movimento de ré bem lentamente, e então abaixe a carga a uma altura
segura.CUIDADO
Caso os garfos estejam um pouco inclinados para frente enquanto a carga estiver sendo elevada, incline a torre para trás e fim de manter a carga estável.
 
6. Abaixe os garfos a uma altura de 15 a 20 com do solo, incline totalmente os garfos para trás, e efetue o movimento de deslocamento de carga para o local desejado.
Como Deixar a Carga
1. Ao se aproximar da carga a ser movimentada da pilha, desacelere a empilhadeira até alcançar uma velocidade de deslocamento segura.
2. Pare a empilhadeira em frente à carga a ser transportada.
3. Posicione os garfos na vertical, e a empilhadeira perpendicularmente alinhada com a carga estocada. Eleve a carga a uma altura acima do ponto de depósito.
4. Confirme a posição de depósito da carga, e então abaixe lentamente os garfos da empilhadeira.
CUIDADO
Para depositar a carga sobre uma pilha, cuidado para não danificar ou movimentar as cargas estocadas.
5. Efetue a retirada dos garfos, e remova os garfos da posição sob a carga, com
cuidado para não danificá-la.
Pré-Operação
A fim de evitar acidentes durante a movimentação de cargas e possibilitar uma operação segura da máquina, o operador da empilhadeira e o supervisor devem observar diversas regras. Favor observar os seguintes itens destacados abaixo a fim de operar a empilhadeira de forma segura.
CUIDADO
Apenas operadores que tenham concluído o curso de treinamento e capacitação para a operação da empilhadeira podem estão habilitados a operá-la.
CUIDADO
Obrigatório uso de roupas apropriadas e dispositivos de segurança.
A roupa apropriada para a operação da empilhadeira deve ter punhos e colarinhos bem justos.
É recomendado o uso de sapatos apropriados e com ponteiras reforçadas, bem como capacete de segurança.
CUIDADO
Antes de iniciar um trabalho, dedique um tempo na busca por orientações e informações a respeito do mesmo.
CUIDADO
Proceda com uma inspeção da empilhadeira antes de iniciar os trabalhos.
Caso alguma anormalidade seja encontrada na máquina, contacte imediatamente o supervisor. Não opere a empilhadeira até que o problema tenha sido solucionado.CUIDADO
Nunca faça modificações ou reparos na empilhadeira no local de trabalho.
Contate o seu Distribuidor Autorizado sempre que a empilhadeira precisar sofrer modificações ou necessitar reparos.
CUIDADO
Discuta detalhes do trabalho com o líder antes de iniciar a movimentação de cargas, e siga sempre o plano de trabalho.
CUIDADO
Manuseio de Carga e Operação Segura da Empilhadeira 
Caso sejam encontrados defeitos no protetor do operador, no encosto de carga, ou em qualquer outro item de segurança da máquina, proceda com o conserto antes de iniciar a operação da empilhadeira.
Não remova o protetor do operador.
Não utilize empilhadeiras que não estejam equipadas com o protetor do operador
e o encosto de carga.
Não utilize a empilhadeira para outros fins senão movimentação de cargas.
Não utilize a empilhadeira para abrir ou fechar portas de vagões ou depósitos.
Não utilize a empilhadeira para empurrar outros veículos.
Não utilize os garfos da empilhadeira como ponto de içamento de carga.
Não reboque itens utilizando o pino de engate da empilhadeira.
CUIDADO
Durante o Deslocamento
Observe sempre o limite de velocidade da empilhadeira.
CUIDADO
Defina as velocidades máximas de deslocamento da empilhadeira com carga ou sem carga, com base no local de operação da máquina.
Observe as regras do local de operação da empilhadeira e conduza a máquina dentro dos limites de segurança.
A empilhadeira foi projetada para ser operada por apenas uma pessoa – o operador. É muito perigoso dar carona a pessoas sobre os garfos, no contrapeso ou em qualquer outra parte da empilhadeira.
Faça uso de um guia sempre que for operar a empilhadeira em corredores estreitos.
Sempre que fizer uso de um guia, certifique-se de combinar com o mesmo os sinais que serão utilizados durante a operação.
O operador deve sempre seguir os sinais emitidos pelo guia.
Caso a visão esteja obstruída, pare a empilhadeira, e verifique à sua direita e esquerda antes de prosseguir.
Em rampas, tanto na subida quanto na descida, mantenha SEMPRE a carga voltada para cima para maior controle. A fim de reduzir o risco de tombamento, a empilhadeira nunca deve atravessar uma superfície inclinada, ou fazer curvas em rampas.
Em uma empilhadeira são as rodas traseiras que giram possibilitando a mudança de direção.
Logo, ao efetuar uma curva, inicie esta manobra o mais próximo possível da pilha de estocagem oposta ao corredor, observando o espaço necessário para a manobra, o que significa uma operação oposta ao de um veículo de passageiros.
Manuseio de Carga e Operação Segura da Empilhadeira 
Ao operar a empilhadeira durante a noite, é importante ficar atento à distância dos objetos e altura do piso.
Ligue sempre os faróis dianteiros e luzes traseiras da empilhadeira bem como, qualquer outro sistema de iluminação disponível. Cuidado com pessoas ou objetos próximos da empilhadeira.
O operador deve sempre estar atento com a altura de elevação da torre ou protetor do operador no local de trabalho. Riscos de acidentes quando estas partes da empilhadeira atinge vigas e tubulações próximas ao teto ao entrar ou sair de prédios ou
depósitos.
EFETUE CURVAS LENTAMENTE. Uma empilhadeira pode tombar mesmo em velocidades de deslocamento muito baixas. A combinação de alta velocidade e curvas muito acentuadas pode causar tombamento da máquina.
Uma empilhadeira tomba muito mais facilmente com os garfos elevados, com ou sem carga.
Tome cuidado especial ao manusear carga
de grandes proporções e muito larga.
Eleve ou abaixe lentamente a carga verificando se há espaço nas redondezas para o manuseio desta carga de grandes proporções.
Centralize e estabilize a carga certificando-se que esta esteja bem balanceada. Mantenha os garfos em posição abaixada.
Ao efetuar curvas, certifique-se que as redondezas estejam livres de obstáculos, e
opere a empilhadeira lentamente evitando que a carga se movimente nos garfos.
Mantenha sempre uma distância segura de cais, rampas e plataformas ou locais similares que ofereçam risco de queda da máquina. Observe o risco de “chicoteada traseira”. Lembre-se que: ao deslocar-se para frente para sair das beiradas, a chicoteada traseira pode levar as rodas da empilhadeira à direção dos vãos. Esta ação pode levar à queda da empilhadeira nos vãos.
NO CASO DA EMPILHADEIRA TOMBAR NESTAS CIRCUSNTÂNCIAS, NÃO PULE. SEGURE-SE FIRME AO VOLANTE DE DIREÇÃO. FIRME SEUS PÉS E INCLINE-SE À FRENTE E PARA FORA DO PONTO DE IMPACTO.
Não opere a empilhadeira sobre pedaços de madeira ou outros objetos deixados sobre o solo, sob o risco de movimentação da carga nos garfos e perda do controle da máquina por parte do operador.
CUIDADO
Ao operar uma empilhadeira verifique as condições e a conservação das
superfícies de trabalho.
Confirme as condições e resistência do piso.
Evite passar com a empilhadeira em superfícies escorregadias que possam causar derrapagem ou instabilidade. Caso seja necessário operar a empilhadeira nestas condições, reduza a velocidade de deslocamento.
Evite operar a empilhadeira em superfícies irregulares ou com pouca resistência.
Durante a Operação
Não opere a empilhadeira
com carga excessiva que possam levar os pneus traseiros a girarem em falso.
Verifique e siga a tabela de capacidades a fim de efetuar os deslocamentos de carga na máquina.
Nunca utilize as pontas dos garfos da empilhadeira como ferramenta para elevar cargas pesadas do piso. Não empurre uma carga com a ponta dos garfos e não utilize o cilindro de inclinação para puxar uma carga.
Utilize apenas paletes e calços adequados para o tipo de carga movimentada.
Utilize apenas paletes e calços que suportam o peso da carga.
Não utilize paletes ou calços danificados, deformados ou em mal estado de conservação.
Empilhe adequadamente e de forma segura a carga sobre o palete ou calços.
A fim de evitar cargas descentralizadas empilhadas sobre o palete, fique atento para o centro de gravidade da carga.
Caso a pilha de carga tenda a curvar-se, utilize uma régua, ou qualquer outro instrumento, para mensurar o desvio. O responsável pelo carregamento da carga sobre o palete nunca deve subir nos garfos da empilhadeira ou segurar a carga durante sua movimentação.
Nunca movimente cargas instáveis.
Nunca conduza a empilhadeira ou efetue curvas com os garfos elevados a uma altura superior a 30 cm do solo, em posição vertical, ou inclinados para frente.
Não arranque, freie, ou efetue curvas com a empilhadeira de forma muito rápida ou repentinamente. Caso os freios sejam aplicados abruptamente durante o deslocamento para frente, a carga poderá cair para fora dos garfos da empilhadeira, ou haverá risco de tombamento da empilhadeira.
A distância necessária para a frenagem da máquina será maior caso esta esteja sendo conduzida em descida de rampas ou operando em pisos molhados. Sempre freie com antecedência, e a uma distância segura do ponto onde pretenda pará-la.
NUNCA coloque as mãos ou pés dentro da torre de elevação, próximo do suporte de carga, ou na corrente de elevação. As mãos do operador devem manter-se distantes do mecanismo de elevação enquanto o mesmo estiver em movimento, sob o risco de sérios acidentes.
Certifique-se sempre ao carregar ou descarregar em carrocerias de caminhão ou carretas que os freios de estacionamento dos mesmos estejam acionados e as rodas devidamente calçadas.
Antes de efetuar o movimento de ré na empilhadeira, incline os garfos totalmente para trás, e assegure-se que a carga esteja segura. Trafegue em marcha ré com cautela.
Quando efetuar o movimento em marcha ré, e em movimentação com cargas de grandes proporções, vire-se para trás para melhor visualização do local de operação, e mantenha-se atento ao sentido de direção. Normalmente, o sentido de direção da empilhadeira é determinado pela posição de melhor visualização por parte do operador. Caso seja necessário conduzir a máquina em locais de pouca visibilidade, siga as instruções fornecidas pelo guia.
Algumas empilhadeiras vêm equipadas com espelhos retrovisores que permitem a visualização da área de chicoteada traseira. Estes espelhos servem de auxílio para o operador. Vire-se sempre para trás para melhor visualização do local de operação. Não confie nos espelhos retrovisores durante a condução em marcha ré.
Movimente a empilhadeira com cuidado e devagar quando a carga estiver sendo retirada de uma pilha. Com a carga elevada, o centro de gravidade combinado da empilhadeira e da carga será maior. Nestas circunstâncias, a empilhadeira poderá tombar para a frente.
NO CASO DA EMPILHADEIRA TOMBAR NESTAS CIRCUSNTÂNCIAS, NÃO PULE.
SEGURE-SE FIRME AO VOLANTE DE DIREÇÃO. FIRME SEUS PÉS E INCLINE-SE
À FRENTE E PARA FORA DO PONTO DE IMPACTO.
A empilhadeira pode tombar quando a carga estiver elevada. A empilhadeira poderá tombar mais facilmente para frente quando a torre for inclinada para a frente, quando o operador frear a empilhadeira durante o movimento à frente, ou acelerando nos movimentos em ré.
ALERTA
NO CASO DA EMPILHADEIRA TOMBAR NESTAS CIRCUSNTÂNCIAS, NÃO PULE. SEGURE-SE FIRME AO VOLANTE DE DIREÇÃO. FIRME SEUS PÉS E INCLINE-SE À FRENTE E PARA FORA DO PONTO DE IMPACTO.
ALERTA
Não movimente cargas caso esta contenha partes soltas posicionadas acima do encosto de carga, ou caso haja iminência de queda da carga por alguma razão.
Mantenha-se distante do sistema de elevação. Não permita que pessoas fiquem em cima ou abaixo dos garfos.
NUNCA coloque as mãos, braços, cabeça ou pernas dentro da torre de elevação, próximo do suporte de carga, ou na corrente de elevação. Esta advertência deve ser observada não apenas pelo operador da empilhadeira mas por qualquer ajudante. O ajudante deve manter-se distante da carga ou do mecanismo de elevação enquanto o mesmo estiver em movimento, sob o risco de sérios acidentes.
Ao sair da empilhadeira, fique atento, e tome as seguintes providências:
Estacione a máquina em local seguro e certifique-se que esta não esteja obstruindo outra operação. 
Abaixe os garfos da empilhadeira até que estes toquem o solo.
Acione o freio de estacionamento.
Coloque a Alavanca Frente e Ré para aposição Neutra.
Gire a chave de contato para a posição“OFF”/Desligada. Tire a chave da empilhadeira.
Sempre que for necessário estaciona a empilhadeira em uma rampa, certifique-se de calçar todas as suas rodas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais