Buscar

AULA 1 Imunologia - conceitos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Imunologia Clínica e Sorodiagnóstico
Professor: Lucas Lima
1
Conceitos
Imunologia: área da biologia destinada ao estudo do sistema imunológico. 
Imunidade: é a capacidade do organismo de reconhecer substâncias, consideradas estranhas e promover uma resposta contra elas, tentando eliminá-las.
A palavra imunidade origina-se do latim immunis, que se refere a pessoas protegidas ou beneficiadas em relação às demais.
 A grande maioria das substâncias que o organismo reconhece como “estranhas” consiste em microrganismos ou substâncias que não são próprias dele e, portanto, a eliminação desses agentes é um mecanismo de proteção.
 No caso de existirem células
anômalas, como células neoplásicas, também ocorre defesa diante do agente endógeno.
 Assim, quase sempre a imunidade é benéfica ao indivíduo.
Em uma minoria de casos, o organismo passa a reconhecer como agente “estranho” um componente endógeno próprio do organismo ou responde de forma exacerbada contra certos
agentes exógenos. 
Nesses casos, a defesa passa a ser prejudicial.
Objetivo do estudo da Imunologia 
Conhecer os conceitos da resposta imunológica, os elementos inerentes a ela, como esses elementos estão envolvidos nos mecanismos de defesa do organismo, como pode ser feita a avaliação imunológica e como as alterações do sistema imunológico podem levar a doenças.
Origem da Imunologia
 A varíola é uma doença infecto-contagiosa. É causada por um Orthopoxvirus;
 Afetou a humanidade de forma significativa, por mais de 10000 anos;
 Se dá pelo contato com pessoas doentes ou objetos que entraram em contato com a saliva ou secreções destes indivíduos.
 Petrando no corpo, o patógeno se espalha pela corrente sanguínea e se instala, principalmente, na região cutânea, provocando febre alta, mal estar, dores no corpo e problemas gástricos. Logo depois destas manifestações surgem, em todo o corpo, numerosas protuberâncias cheias de pus, que dificilmente cessam sem deixar cicatrizes, e conferem coceira intensa e dor. 
 Erradicada desde o fim da década de setenta, graças à vacinação
Origem da Imunologia (1976-1978) Edward Jenner 
A VACINAÇÃO DE JENNER.
Curiosamente, em 1796, o médico inglês do interiorchamado Edward Jenner observou que em vacas a varíola (
cowpox 
ou
vaccínia
) tambémse manifestava, porém de uma forma bem mais branda e atípica em relação à humana.A característica da cowpox, assim chamada diferentemente da humana (
smallpox 
),manifestava-se por pústulas no úbere (teta da vaca), cujas infecções eram passadas paraas mãos e braços das pessoas que trabalhavam na ordenha. E notou que as mulheresordenhadoras que se recuperavam da varíola bovina, nunca contraíam a varíola humana.Após alguns anos de convívio com o fato e fazendo observações científicas, Jennercoletou material da ferida de uma ordenhadora de vacas que tinha contraído a varíolabovina e então inoculou o material no braço de um menino de 8 anos de idade. Seissemanas mais tarde, depois que a reação ao material injetado já havia se normalizado,Jenner infectou o menino com a varíola humana. Foi um ato de pouca (ou nenhuma)ética, mas o fato é que o menino havia se tornado resistente (imune) à varíola humana.O médico então, repetiu o experimento diversas vezes até publicar seu trabalho na Royal Society 
. Este método foi denominado
VACINAÇÃO
(que deriva da palavra
vaccinus
= vaca). O método de Jenner se espalhou rapidamente pelo mundo e até ossoldados de Napoleão Bonaparte foram vacinados. Jenner se tornou um herói por terintroduzido um método capaz de erradicar uma doença importante. Esta metodologiade prevenção à doença levou à prática de vacinação, cuja palavra tem origem grega em
vacca
, dando origem ao nome
vaccínia
que levou à palavra
vacinação
, que é osignificado do processo de imunização.
7
Vacinação
VACINAÇÃO deriva da palavra vaccinus = vaca
1900
Antígeno X Anticorpo
Fui atingido, vá em frente sem mim
10
 Os anticorpos são glicoproteínas presentes no sangue do hospedeiro. Já os antígenos são quaisquer substâncias dos agentes infecciosos que ao ser introduzido no hospedeiro são capazes de desencadearem a resposta imune com o reconhecimento e produção de anticorpos e ativação de células do sistema imune. 
Self e Non - self
 O sistema imune tem a capacidade de conhecer e distinguir o que é próprio do que não é próprio. Isso acontece devido as moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC) e aos linfócitos T.
 As moléculas de MHC possuem peptídeos ligados em sua estrutura. Esses peptídeos podem ser próprios do indivíduo ou peptídeos estranhos.
As moléculas de MHC não tem a capacidade de reconhecer entre peptídeos próprios ou não próprios, somente expondo na superfície celular o complexo peptídeo – MHC
As células que irão reconhecer o complexo peptídeo – MHC são os linfócitos T, que devido a sua sensibilidade , irão reconhecer somente os complexos pelo qual contém peptídeos estranhos.
Termos
Infecção: permanência no organismo de um microrganismo estranho (bactéria, fungo, parasita ou vírus) capaz de se multiplicar e provocar doenças ou alterações patológicas de maior ou menor gravidade
Infecção ≠ Inflamação
Resistência: é a capacidade que o hospedeiro tem de combater o agente infeccioso. 
Infectividade: é o nome que se dá à capacidade que tem certos organismos de penetrar e de se desenvolver ou de se multiplicar no novo hospedeiro, ocasionando infecção.
Virulência: é a capacidade que o microorganismo tem de causar danos (infecções). A resistência dos microorganismos aos antibióticos implica a sua maior ou menor virulência. Podemos dizer que a virulência representa o conjunto de armas agressiva que o microorganismo possui para afetar seu hospedeiro.
Fatores que influenciam na infecção
Poder de invasão: multiplicar-se e invadir os tecidos
Poder toxígeno : capacidade de secretar produtos tóxicos
Resistência: do hospedeiro contra a ação do microrganismo.
Inespecífica: defesa orgânica geral, própria de cada indivíduo.
Específica : conseqüência de ataques prévios ou vacinação.
A doença representa a quebra do equilíbrio em favor do microrganismo na luta entre a Virulência X Resistência
Cada organismo, ou mesmo cada espécie, tem um grau diferente de resistência para um mesmo agente, atuando de forma determinante para a gravidade da infecção

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais