Buscar

Raquel Cesário 8020 MPU (IMP Online)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Língua Portuguesa - Questões FCC
Professora: Raquel Cesário
1
Concordância
2
1 - (EMAP - 2018) “A crescente internacionalização da economia, decorrente, principalmente, da redução de barreiras ao comércio mundial, da maior velocidade das inovações tecnológicas e dos grandes avanços nas comunicações, tem exigido mudanças efetivas na atuação do comércio internacional. 
A abordagem desse tipo de comércio, inevitavelmente, passa pela concorrência, visto que é por meio da garantia (…)”
 
Depreende-se dos sentidos do texto que a palavra “concorrência” foi empregada no sentido de concordância, já que apenas será possível a realização das “mudanças efetivas” mencionadas no primeiro parágrafo se os atores do comércio internacional buscarem um fim comum.
3
2- (EMAP - 2018) “(…) Houve, em resumo, uma ampliação no grau de complexidade da sociedade.”
 
Seriam mantidos a correção gramatical e os sentidos originais do texto, caso a forma verbal “Houve” fosse substituída por Ocorreram. 
 
4
3- (EMAP - 2018) “ O VTS é um sistema eletrônico de auxílio à navegação, com capacidade de monitorar ativamente o tráfego aquaviário, melhorando a segurança e eficiência desse tráfego, nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidente de grandes proporções. (…)”
 
A forma verbal “haja” poderia ser flexionada no plural — hajam —, preservando-se a correção gramatical e os sentidos do texto.
 
5
4- (TCE/PA - 2016) “ (…) Por essa razão, é necessário que haja a separação das contas —que devem, inclusive, ser processadas em autos distintos — quando ocorrer de o cargo de prefeito ser ocupado por mais de uma pessoa durante o exercício financeiro (…)”
 
Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, o trecho “é necessário que haja a separação das contas” poderia ser reescrito da seguinte forma: é necessário que hajam contas separadas.
 
 
6
5- (TCE/SC - 2016) “(…) Além disso, a OCDE compreende um sistema de integridade como um conjunto de arranjos institucionais, de gerenciamento, de controle e de regulamentações que visem à promoção da integridade e da transparência e a redução do risco de atitudes que violem os princípios éticos.(…)”
 
A coesão e a correção gramatical do trecho “e à redução do risco de atitudes que violem os princípios éticos” seriam mantidas caso a forma verbal “violem” fosse flexionada no singular, passando, então, a concordância a restringir-se ao termo “risco”.
 
7
6- (FUNPRESP/EXE - 2016) “(…) Mas ele nunca errava, e já nem havia mais o que errar, uma vez que não havia mais dúvidas.(…)”
 
A forma verbal “havia", em “não havia mais dúvidas", poderia ser corretamente substituída por existia.
 
8
7- (DPU - 2016) “(…) O surgimento de lides provenientes das inúmeras formas de relação jurídica então existentes — e o chamado de jurisdição para resolver essas contendas — já dava início a situações em que constantemente as partes se viam impossibilitadas de arcar com os possíveis custos judiciais das demandas.(…)”
 
Seria mantida a correção gramatical do período caso a forma verbal “dava” fosse flexionada no plural, escrevendo-se davam. 
 
9
8- (DPU - 2016) “(…) O surgimento de lides provenientes das inúmeras formas de relação jurídica então existentes — e o chamado de jurisdição para resolver essas contendas — já dava início a situações em que constantemente as partes se viam impossibilitadas de arcar com os possíveis custos judiciais das demandas.(…)”
 
Sem prejuízo para a correção gramatical do período e para o sentido original do texto, o vocábulo “existentes” poderia ser flexionado no singular, caso em que passaria a concordar com o antecedente “relação jurídica”.
 
10
9 - (TJ/DFT - 2015) “(…) Por isso, a justiça segura, em um lado das mãos, a balança, com a qual pesa o direito, e , na outra, a espada, com a qual o defende. (…)”
 
A forma verbal “defende" está flexionada na terceira pessoa do singular por concordar com seu sujeito, cujo referente é “a justiça”.
 
11
10- (TCE/RN - 2015) “(…) A garantia desse preceito advém da própria Constituição do estado do Rio Grande do Norte, em seu artigo 55, § 3,º, que estabelece que qualquer cidadão(…)”
 
A forma verbal “advém” está no singular porque concorda com o núcleo do sujeito da oração em que se insere: “garantia”.
12
Gabarito
13
1-E
2-E
3-E
4-E
5-E
6-E
7-E
8-E
9-C
10-C
Regência
14
1- (SEDUC/AL-2018) “(…) Me lembre a Dolores” e tenha a certeza deste abraço de companhia. (…)”
O sentido do trecho “Me lembre a Dolores” seria alterado caso ele fosse reescrito como Me lembre da Dolores. 
15
2- (SEDF - 2017) “(…) Já esqueci a língua em que comia (…)”
 
Considerando-se as regências do verbo esquecer prescritas para o português, estaria correta a seguinte reescrita para a oração “Já esqueci a língua”: Já esqueci da língua.
 
16
3- (TCE/PA - 2016) “(…) A Constituição Federal prevê que cabe ao presidente prestar contas anualmente ao Poder Legislativo. (…)”
 
O termo “ao Poder Legislativo” exerce a função de complemento da forma verbal “prevê”.
 
17
4- (TCE/PA - 2016) “(…) O verdadeiro problema é a dificuldade do setor público de adaptar suas despesas às receitas em queda por causa da crise.” 
 
O emprego do acento grave em “às receitas” decorre da regência do verbo “adaptar” e da presença do artigo definido feminino determinando o substantivo “receitas”.
 
18
5- (INSS - 2016) “(…) levou a sua amabilidade ao ponto de pedir a comédia para ler segunda vez (…)”
 
O termo introduzido pela preposição “para” exerce a função de complemento do verbo “pedir”.
 
19
6- (FUNPRESP-EXE / 2016) “(…) São Simeão passou trinta anos assim, exposto ao sol e à chuva (…)”
 
O emprego do acento indicativo de crase em “à chuva” é exigido pela regência da forma verbal “exposto” e pela presença do artigo definido feminino que especifica o substantivo “chuva”. 
 
 
20
7- (TJ-DFT / 2015) “(…) Territórios, visando à preservação e à recuperação do meio ambiente, por meio de ações sociais sustentáveis, a fim de torná-lo e mantê-lo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.(…)”
 
O termo “à recuperação do meio ambiente” desempenha a função de complemento verbal na oração em que ocorre.
 
21
8- (TCE-RN / 2015) “(…) Você como cidadão é parte legítima para, de acordo com a lei, informar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte os atos ilegítimos, ilegais e antieconômicos eventualmente praticados pelos agentes públicos.(…)”
 
Mantém-se a correção gramatical do texto se o trecho “informar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) os atos ilegítimos” for reescrito da seguinte forma: informar ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) sobre os atos ilegítimos.
 
22
9- (TCE/RN - 2015) “(…) Esse princípio vinculava a cobrança de tributos à existência de uma lei elaborada por representantes do povo.(…)”
 
O texto permaneceria gramaticalmente correto caso o trecho “vinculava a cobrança de tributos à existência de uma lei" fosse reescrito da seguinte forma: vinculava à cobrança de tributos a existência de uma lei.
 
23
10- (Polícia Federal - 2014) “(…) Questão de relevância na discussão dos efeitos adversos do uso indevido de drogas é a associação do tráfico de drogas ilícitas e dos crimes conexos — geralmente de caráter transnacional — com a criminalidade e a violência.(…)”
 
O emprego da preposição “com”, em “com a criminalidade e a violência”, deve-se à regência do vocábulo “conexos”.
24
Gabarito
25
1-C
2-E
3-E
4-C
5-E
6-C
7-C
8-E
9-C
10-E
Pronomes
26
1- (TCE-PE / 2017) “(…) Se não há auditoria, ou se essa não é praticada de forma constante e transparente, as instituições perdem credibilidade(…)”
A correção gramatical e as relações de coesão do texto seriam mantidas caso o pronome “essa” fosse substituído por ela.
27
2- (SEDF/2017) “(…) É essa revolução que Claparède compara à que Copérnico realizou na
astronomia, a que ele define, com tanta felicidade, nas seguintes linhas (…)”
 
O pronome “ele” tem como referente o nome “Copérnico”.
 
28
3- (EMAP/2018) “O Juca era da categoria chamada pessoas sensíveis, dessas a que tudo lhes toca e tange.(…)”
 
Caso seja suprimido o pronome “lhes”, a correção gramatical do texto será mantida, embora o trecho se torne menos enfático.
 
29
4- (EMAP/2018) “(…) vi que na sua face devastada pela erosão da morte, a Dúvida começava a redesenhar, reanimando-a, aqueles seus trejeitos(…)”
 
Em “reanimando-a”, o pronome “a” refere-se a “Dúvida”.
 
30
5- (Instituto Rio Branco/2017) “(…) É hostil, como conjunto, ao ócio dos homens de renda ao prestígio do estamento político, que maneja o poder do alto e de cima, sem consultar-lhe as preferências nem lhe pedir orientação e conselho(…)”
 
 
Tendo o pronome oblíquo sentido possessivo em “sem consultar-lhe as preferências”, tal trecho poderia ser substituído por sem consultar as suas preferências, mantendo-se, com isso, a correção gramatical e o sentido do texto.
 
31
6- (Polícia Federal/2014) “(…)O uso de drogas constitui, na atualidade, seria e persistente ameaça à humanidade e à estabilidade das estruturas e valores políticos, econômicos, sociais e culturais de todos os Estados e sociedade. Suas consequências infligem prejuízo as nações (…)”
 
O pronome possessivo “Suas” refere-se a “de todos os Estados e sociedades”.
 
32
7- (EMAP/2018) “(…) É curioso notar que a ideia de porto está presente nas sociedades humanas desde o aparecimento das cidades. Isso porque uma das características das primeiras estruturas urbanas(…)”
 
O pronome “Isso” retoma toda a ideia expressa no primeiro período do texto.
 
33
8- (STM/2018) “(…)como sobre um terreno desconhecido, para descansar em uma situação tranquila em que me pudesse fixar(…)”
 
Sem alteração dos sentidos do texto, a oração “em que me pudesse fixar” poderia ser reescrita da seguinte forma: à qual eu pudesse ser fixado.
 
34
9- (TCE-PE/2017) “(…) na concepção mais ampla que se possa atribuir ao termo, sobretudo em um estado democrático de direito, que tem seus principais pilares fincados na persecução do bem comum(…)”
 
O sentido original e a correção gramatical do texto seriam preservados se o trecho “que tem seus principais pilares fincados na persecução do bem comum” fosse assim reescrito: cujos pilares principais se assentam na busca do bem comum.
 
35
10- (TCE-PA/2016) “Estranhamente, governos estaduais cujas despesas com o funcionalismo já alcançaram o nível preocupante ou que estouraram o limite de gastos com pessoal fixado (…)”
 
O pronome “que” refere-se a “despesas”.
36
Gabarito
37
1-C
2-E
3-C
4-E
5-C
6-E
7-E
8-E
9-C
10-E
Crase
38
1- (TRF - 1ª REGIÃO/2017) “(…) as demais espécies animais limita-se à tutela dos animais pelo poder público (…)”
O emprego do sinal indicativo de crase em “à tutela dos animais” é facultativo. 
39
2- (FUNPRESP-JUD/2017) “(…)aprovação do decreto que deu o voto às mulheres (…)”
 
O sinal indicativo de crase em “às mulheres” é facultativo.
 
40
3-(FUNPRESP-JUD/2016) “(…)Assim chegaria a noite, com sua tranquila vibração (…)”
 
A introdução do sinal grave indicativo de crase em “a noite” manteria a correção gramatical do texto, mas prejudicaria seu sentido original.
 
41
4- (TCE-SC/2016) “(…)O dever de cuidado conduz, ainda, a uma ampla interação entre as estruturas públicas de controle, ou seja, é um dever (…)”
 
No trecho “a uma ampla interação”, a inserção do sinal indicativo de crase no “a” manteria a correção gramatical do período, mas prejudicaria o seu sentido original.
 
42
5- (DPU/2016) “(…)Anteriormente à primeira Constituição pátria, a de 1824 (…)”
 
No trecho “Anteriormente à primeira Constituição pátria”, o emprego do acento indicativo de crase é facultativo.
 
43
6- (STJ/2015) “(…)iguais em direitos e obrigações, o que dá suporte a exigências recíprocas de ajuda ou sustento(…)”
 
A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se empregasse o sinal indicativo de crase no vocábulo “a” em “dá suporte a exigências recíprocas”.
 
 
44
7- (Instituto Rio Branco/2015) “(…) teve quase todas as doenças sociais possíveis, de paratifo a tuberculose(…)”
 
Na expressão “de paratifo a tuberculose", o uso do sinal indicativo de crase no termo “a" não prejudicaria a correção gramatical do texto, pois, nesse caso, tal uso tem caráter facultativo.
 
45
8-(MPOG/2015) “(…) Para levar a cabo o novo modelo de gestão pública(…)”
 
A correção gramatical do trecho seria mantida, caso se inserisse acento indicativo de crase no vocábulo “a" que compõe a locução “a cabo".
 
46
9- (FUB/2015) “(…)Candidatou-se à Academia Brasileira de Letras, aos 71 anos, mas faleceu antes da eleição (…)”
 
O emprego do acento indicativo de crase em “Candidatou-se à Academia Brasileira de Letras” é obrigatório, devido à fusão da preposição que segue a forma verbal com o artigo definido feminino singular que precede o termo “Academia”.
 
47
10- (FUB/2015) “(…)que procurava oferecer à criança uma escola integral (…)”
 
Em “à criança", caso o vocábulo “criança" fosse empregado no plural, o acento indicativo de crase deveria ser mantido.
48
Gabarito
49
1-E
2-E
3-C
4-E
5-E
6-C
7-E
8-E
9-C
10-E
Pontuação
50
1- (EBSERH/2018) “(…)Na verdade, não há semana em que os jornais não registrem uma aqui e ali, na parte rural. (…)”
 
Feitas as devidas alterações nas letras maiúsculas e minúsculas e retirada a vírgula após “Na verdade”, esta expressão poderia ser deslocada para o final do período, logo após “rural”, sem prejuízo para a correção gramatical e para os sentidos do texto.
 
 
51
2- (EBSERH/2018) “Logo após a detecção de focos positivos do mosquito em São José do Rio Preto, realizaram-se as delimitações (…)”
 
A inserção de uma vírgula imediatamente após o vocábulo “Logo” alteraria os sentidos do texto, apesar de manter sua correção gramatical. 
 
52
3- (SEDUC-AL/2018) “(…)Certa vez, o diretor do Serviço de Obras chamou o amanuense para uma conversa de fim de expediente (…)”
 
Feito o devido ajuste de letra maiúscula para minúscula em “E”, o sentido do texto e sua correção gramatical seriam preservados caso o ponto final empregado logo após “expediente” fosse substituído por vírgula. 
 
53
4- (TCE-PE/2017) “(…) À medida que se fiscaliza , se orienta e se previne, sobram mais recursos públicos; consequentemente, quem ganha é a sociedade, em especial os menos favorecidos(…)”
 
A substituição do ponto e vírgula por ponto final prejudicaria a correção gramatical do trecho, ainda que a letra inicial de “consequentemente” fosse ajustada para maiúscula.
 
54
5- (TCE-PE/2017) “(…) Desenhadas e formuladas, as políticas públicas desdobram-se em planos, programas, projetos, bases de dados ou sistema de informação e pesquisas. Postas em ação, são implementadas, devendo ficar, então, submetidas a sistemas de acompanhamento e avaliação.”
 
Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, a substituição do ponto final empregado logo após “pesquisas” por ponto e vírgula manteria a correção gramatical do texto.
 
55
6-(EMAP/2018) “(…) Porque as pessoas sensíveis são as criaturas mais egoístas, mais coriáceas, mais impenetráveis do reino animal. Pois, meus amigos, da última vez que vi o Juca, o impasse continuava… E que impasse! (…)” 
 
Se, após “animal”, o ponto final fosse substituído por ponto de interrogação, tanto a correção gramatical quanto os sentidos do texto seriam preservados, pois a pergunta resultante da substituição teria efeito apenas retórico.
 
56
7- (TCE-PA/2017) “(…)Em especial, necessitava de um governo que se responsabilizasse por tudo isso. D. João não perdeu tempo. No dia 10 de março de 1808, quarenta e oito horas depois de desembarcar no (…)”
 
Seriam mantidas a correção gramatical e as informações veiculadas no texto caso o ponto final empregado logo após
“tempo” fosse substituído por dois-pontos, da seguinte forma: D. João não perdeu tempo: no dia 10 de março (...).
 
57
8-(EMAP/2018) “(…) a plena expansão das atividades comerciais e se alcança um resultado último dessa interatuação: o preço eficiente dos bens e serviços. (…)”
 
Os dois-pontos introduzem um esclarecimento a respeito do “resultado último dessa interatuação”.
 
58
9- (STJ/2018) “O conceito de direitos humanos aceita em um bem conhecido conjunto de pressupostos , todos eles tipicamente ocidentais: existe uma natureza humana universal que pode ser conhecida racionalmente; (…)”
 
Os dois pontos empregados logo após “ocidentais” introduzem uma explicação sobre o porquê de os pressupostos serem considerados tipicamente ocidentais. 
 
 
59
10- (Telebras/2015) “Desde 1990, no Brasil, tem havido uma melhora sistemática do coeficiente de Gini, índice comumente utilizado ara medir a desigualdade de distribuição de renda: melhorou dos 0,603 de 1993 para os 0,501 de 2013. (…)”
 
Caso se substituíssem o sinal de dois-pontos por vírgula e a palavra “melhorou” por que passou, a correção gramatical do período seria mantida.
60
Gabarito
61
1-E
2-C
3-C
4-E
5-C
6-E
7-C
8-C
9-E
10-C
Gerais
62
1- (EMAP/2018) “(…)Primeiro fazia uma cara de indecisão, depois um sorriso triste contrabalançado por um olhar heroicamente exultante, até que esse exame (…)”
 
Caso o advérbio “heroicamente” fosse deslocado para logo após “contrabalançado”, haveria alteração de sentido do texto, embora fosse preservada sua correção gramatical.
 
63
2- (EMAP/2018) “(…) “Como vais, Juca?”, ao que qualquer pessoa normal responderia “Bem, obrigado!” — com o Juca a coisa não era assim tão simples. Primeiro fazia uma cara de indecisão, depois um sorriso triste contrabalançado por um olhar heroicamente exultante, até que esse exame (…)”
 
Caso a forma verbal “era” fosse substituída por seria, a respectiva afirmação sobre o comportamento de Juca seria mais categórica que a que se verifica no texto.
 
64
3- (EMAP/2018) “(…) —Mas o senhor acha mesmo, sargento Gabriel, que ele poderia ter-me absolvido?”
 
Sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido do texto, o trecho “que ele poderia ter-me absolvido” poderia ser assim reescrito: que ele poderia ter absolvido-me.
 
65
4- (EMAP/2018) “(…) uma espécie de subúrbio, extramuros, local que agrupava residências e instalações para a criação de animais e plantio (…)”
 
Sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto, o trecho “local que agrupava residências e instalações para criação de animais e plantio” poderia ser reescrito da seguinte forma: onde se agrupavam residências e instalações destinadas à criação de animais e ao plantio.
 
66
5- (EMAP/2018) “(…) A estrutura desses primeiros agrupamentos humanos era tripartite: a cidade propriamente dita, cercada por muralhas,(…) uma espécie de subúrbio, extramuros (…) e o porto fluvial(…)”
 
A palavra “tripartite” poderia ser substituída por tripartida, sem prejuízo dos sentidos e da correção gramatical do texto.
 
67
6- (EBSERH/2018) “(…)Tudo indica que o primeiro cuidado do governo devia ser não entregar a particulares tão perigosas pólvoras (…)”
 
A correção gramatical do penúltimo parágrafo do texto seria preservada, embora seu sentido fosse alterado, caso o advérbio “não” fosse deslocado para imediatamente após “governo”.
 
68
7- (EBSERH/2018) “(…) localizada na região noroeste do estado de São Paulo, em uma área de clima tropical, é uma cidade reconhecida pelo seu calor intenso(…)”
 
A correção gramatical do texto seria preservada caso a preposição que inicia o trecho “em área de clima tropical” fosse eliminada.
 
69
8- (EBSERH/2018) “(…)Entretanto, é sabido que certas pólvoras, submetidas a dadas condições, explodem espontaneamente, e tem sido essa a explicação para uma série de acidentes bastante dolorosos (…)”
 
A inserção de caso fossem imediatamente antes do termo “submetidas” explicitaria o sentido condicional do trecho “submetidas a dadas condições” sem que houvesse prejuízo para a correção gramatical do texto.
 
70
9- (EBSERH/2018) “(…) Noticiam os jornais que o governo vende, quando avariada, grande quantidade dessas pólvoras.(…)”
 
A correção gramatical do texto seria mantida, se o período “Noticiam os jornais que o governo vende, quando avariada, grande quantidade dessas pólvoras” fosse reescrito como Uma grande quantidade dessas pólvoras é vendida pelo governo, quando avariadas — noticia-se nos jornais, embora a ênfase nas informações desse período fosse alterada.
 
71
10- (EBSERH/2018) “(…)Creio que o governo não é assim um negociante ganancioso que vende gêneros que possam trazer a destruição de vidas preciosas; e creio que não é, porquanto anda sempre zangado com os farmacêuticos que vendem cocaína aos suicidas.(…)”
 
O sujeito elíptico da forma verbal “anda” retoma a expressão “um negociante ganancioso”.
 
72
Gabarito
73

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais