Buscar

Resenha Crítica de Filme - Longe Dela

Prévia do material em texto

Resenha Crítica de Filme – Psicopatologia I
Aluna: Mariana Collazzo da Silva
Tema: Demência
Filme: LONGE DELA (Away From Her) – 2006
Direção: Sarah Polley
Sinopse: Grant (Gordon Pinsent) e Fiona (Julie Christie) formam um casal feliz, que tem sua vida abalada quando ela apresenta alguns graves sintomas, como perda de memória. Logo vem a confirmação: Fiona está com o mal de Alzheimer. Relutante a princípio, ela passa a aceitar a doença e se interna numa clínica. Uma das regras do local é que os pacientes não recebam visitas durante seus primeiros 30 dias. Quando Grant finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais. Fiona está agora afeiçoada por Aubrey (Michael Murphy), outro paciente da clínica, o que faz com que Grant tenha que se contentar com sua nova condição de amigo ao mesmo tempo em que tenta ajudá-la a se lembrar do passado.
O filme conta a história de um casal de idosos que vive junto há cerca de 40 anos, Grant e Fiona. Ambos são muito apaixonados, e jamais ficaram separados mais de um mês. Grant afirma não querer jamais ficar longe da esposa. Fiona começa a dar sinais de esquecimento e desatenção. Guarda a frigideira na geladeira, perde a noção do tempo, esquece onde deixa suas roupas, esquece como se pronuncia algumas palavras, sai e não lembra o caminho de volta pra casa, e esses sinais vão se tornando frequentes e mais intensos. 
Grant e a esposa vão a uma médica. Esta faz perguntas, por exemplo, em que ano estavam, se pegasse fogo em um cinema o que Fiona faria, como enviaria uma carta com selos. Fiona procura informar-se a respeito da doença que tende a se agravar e percebe que o marido terá que ser seu cuidador. Analisando esse aspecto, ela decide se internar num resort terapêutico. Apesar de não gostar da decisão da esposa, Grant vai até o estabelecimento. O lugar tem bastante luz solar, os idosos que estão internados têm atividades como quebra-cabeças, leitura de livros, atividades esportivas, e são incentivados a manter a vida social entre eles, além de acompanhamento médico. Uma regra incomodou Grant, o fato de não poder visitar a esposa no prazo de 30 a partir da internação, para facilitar a adaptação ao novo ambiente. 
No dia em que o casal chega ao resort para que a Fiona dê início a sua internação, Grant pede mais uma vez para que ela desista, porém, não obteve êxito. Antes de Grant ir embora, Fiona pede para que façam amor. Após esse momento de puro sentimento, manda Grant ir embora. Passados os 30 dias para a primeira visita, Grant vai ao resort encontrar Fiona. Chegando lá, ele vê uma roda de internos jogando baralho em uma mesa, e sua esposa ao lado de Aubrey, “amigo” de Fiona. Ambos tem uma amizade apaixonada. Grant se aproxima e Fiona vai conversar com ele. Após alguns minutos de conversa, Grant percebe que sua esposa já não o reconhece mais. Grant fica bastante abalado e vai procurar a esposa de Aubrey, Marian. 
Aubrey retorna a sua casa, pois Marian vai busca-lo no resort, visto que não tem mais dinheiro para mantê-lo lá. Fiona sente a ausência do companheiro e fica muito deprimida, não tem mais vontade de fazer nada, sequer levantar da cama, fica vestida de pijamas e acaba andando de cadeira de rodas. Acaba sendo encaminhada para o 2º andar, onde ficam os casos mais graves. Grant pede para que Marian leve o marido para visitar Fiona. Marian reluta, mas acaba cedendo ao pedido de Grant. Os dois vão até o resort, e ao chegar a porta do quarto de Fiona, Grant pergunta a Aubrey se ele se importa de esperar ao lado de fora por uns minutos. Ao entrar no quarto, Grant se depara com Fiona bem vestida, arrumada como sempre foi, sentada no sofá, lendo um livro e falando mais feliz e ela repete uma frase que disse no dia em que ficou internada: “Você poderia ter me abandonado, mas não o fez, continua aqui comigo”.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes