Buscar

Responsabilidade Social e Ambiental - Exer. Auto Avaliação 2

Prévia do material em texto

1 - A educação ambiental deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma perspectiva holística de ação, que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo em conta que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o homem. 
Assinale a alternativa que apresenta os grandes desafios para os educadores ambientais, baseado no exposto:
Escolha uma:
a. De um lado, buscar estabelecer uma de equilíbrio entre o consumo responsável e a proteção dos ecossistemas que atuam no entorno do cidadão, e de outro, produzir ações que efetivamente tenham por premissa criar meios para redução dos impactos causados ao meio ambiente.
b. De um lado, estabelecer uma busca pelos valores que devem reger as relações do homem com o meio ambiente; de outro, buscar encontrar-se a si mesmo a partir das premissas que se produzem pela mudança de comportamento.
c. De um lado, a busca pelo resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa); de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes.
d. De um lado, uma tentativa de esclarecer e convencer o homem que os recursos naturais se esgotam desde que a sua exploração se realize por meios pouco responsáveis e por outro que é sua responsabilidade participar do processo de resgate das relações sociais.
e. De um lado, identificar os fatores causadores de danos ambientais; de outro, os reflexos que esses fatores exercem na sua própria formação.
2 – O Desenvolvimento Sustentável é conceituado como:
Escolha uma:
a. aquele que proporciono o desenvolvimento econômico.
b. aquele que possibilita a rentabilidade empresarial.
c. aquele que mantêm o mesmo padrão de desenvolvimento empresarial.
d. aquele que constantemente tem um crescimento financeiro.
e. aquele que garante um crescimento econômico vigoroso e, ao mesmo tempo, social e ambientalmente sustentável.
 	
3 – Quando se pensa em gestão estratégica, um dos elementos essenciais é o custo. E, por ser assim, aqueles de natureza relevante devem ser alvo de profunda atenção, estudo e análise com vistas à melhor performance do negócio visando a sua continuidade. A mensuração dos custos ambientais tem esbarrado em determinadas limitações. Assinale a alternativa que melhor apresenta essas limitações. Escolha uma:
a. As limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se no emprego de metodologias inapropriadas para estabelecer-se os elementos que devem servir de base para a verificação quantitativa dos elementos que contribuíram para a geração de impactos ambientais no processo produtivo.
b. As limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se no emprego dos instrumentos usuais da Contabilidade, uma vez que, pela sua natureza, esses custos seriam classificados como Custos Indiretos de Fabricação; onde o consumo dos recursos ocorre concomitantemente ao processo produtivo normal, dificultando, com isso, sua identificação.
c. As limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se nas dificuldades encontradas pelos agentes em defini-los no processo produtivo.
d. As limitações para se mensurar os custos ambientais encontram-se consagradas nos instrumentos arcaicos de monitoramento e verificação dos custos quando eles ocorrem no momento da execução do processo produtivo.
e. As limitações para se mensurar os custos ambientais situam-se na dificuldade em se definir os parâmetros e as variáveis ambientais que fizeram parte do processo produtivo.
4 - O Balanço Social é um instrumento de informações da empresa para a sociedade, por meio do qual a justificativa para sua existência deve ser explicitada. O Balanço Social tem em média três vertentes que são:
Escolha uma:
a. recursos físicos, recursos financeiros e recursos humanos.
b. econômica, ambiental e tecnológico.
c. os recursos humanos, ambiental e valor adicionado.
d. os recursos sociais, recursos ambientais e recursos físicos.
e. ecossistema, economia e desenvolvimento social.
5 - No Brasil, após a realização da Conferencia Rio 92, os trabalhos relacionados à preservação ambiental tiveram continuidade, basta observar a criação de inúmeros atos legislativos favorecedores de uma política de preservação ao meio ambiente. Dentre as quais pode ser verificada a legislação referente às Leis 8.874/94 e 9.393/96, que trata especificamente _______________. 
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. do ICMS sobre operações que envolvam a comercialização de bens extraídos do meio ambiente.
b. do Imposto Territorial Rural das empresas para as quais trazem incentivo para as áreas de preservação florestal.
c. do PIS / COFINS das empresas que apresentam no seu processo produtivo tratamento adequado aos seus dejetos produtivos.
d. do PIS / COFINS relativo ao faturamento das empresas que produzem e comercializam produtos de forma ambientalmente correta.
e. do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas que atuam no mercado extrativista.
6 - Embora ainda não represente a solução plena para todos os problemas de gerenciamento dos recursos consumidos na proteção do meio ambiente, a Contabilidade por Atividades mostra-se um subsídio eficiente para a gestão econômico-ambiental. Ela também é a mais apropriada para apurar os custos ambientais, porque o objeto do custo são as atividades relevantes, desenvolvidas com fins específicos. Assim, como se tem demonstrado, quais são as atividades que tem adquirido crescente relevância no plano mundial e, consequentemente, no ambiente interno das empresas, tanto no que tange ao cumprimento da responsabilidade social como na gestão dos recursos econômico-financeiros que lhes são vitais?
Escolha uma:
a. São as Atividades de Administração, Contabilidade e Controle.
b. São as Atividades de Controle Ambiental, Controle Financeiro e Controle Operacional.
c. São as Atividades de Controle, Preservação e Recuperação ambiental.
d. São as Atividades de Gestão Ambiental, de Custos e de Controle.
e. São as Atividades de Controle, Administração e Planejamento.
7 - A discussão sobre desenvolvimento sustentável e a busca por uma melhor qualidade de vida vem tomando fôlego ao longo do tempo. Historicamente, o que se tem observado é que sem uma legislação bem estruturada e rigorosa, todas as intervenções do Estado e da sociedade organizada tornam-se infrutíferas. Contudo, faz-se mister o registro, ainda que modesto, de ações empreendidas pelo Estado no sentido de promover uma certa preservação dos recursos ambientais. Assim, no Brasil, pode-se destacar ao longo da história a elaboração de leis e decretos que buscam alcançar a sustentabilidade.
Verifica-se, por exemplo, que no ano de 1605, D. João VI promulga a primeira lei de proteção florestal no Brasil, a qual versava sobre a proteção de determinada espécie.  Assinale a alternativa que contempla essa assertiva?
Escolha uma:
a. Lei de Proteção à araucária, que definia a época do ano que essa espécie podia ser cortada.
b. Por recomendação de José Bonifácio, foram baixadas as primeiras instruções para reflorestar o cerrado matogrossense.
c. Regimento do Pau-Brasil, que: exigia autorização real para o corte dessa árvore.
d. Carta Régia de 13 de março preocupava-se com a defesa da fauna, das águas e dos solos.
e. Em abril, foi promulgado o primeiro Regimento de Cortes de Madeiras, que estabelecia rigorosas regras para a derrubada de árvores.
8 - Atualmente, a grande preocupação de uma empresa é estar inserida no mercado globalizado. Assim, para atender aos quesitos relacionados ao meio ambiente, as empresas tem buscado alinhar suas ações na busca da Certificação ISO 14001, que especifica os requisitos para um eficiente sistema de gestão ambiental. Considerando os exemplos de benefícios decorrentes da implantação de um sistema de gestão ambiental, a seguir, pede-seassinalar a alternativa que encampa aqueles requisitados para a referida certificação.
I - Medidas que satisfaçam os requisitos regulatórios, controlando os riscos e a responsabilidade de acordo com a lei.
II - Melhoria da imagem da empresa junto a clientes e operários.
III - Aperfeiçoamento contínuo de suas atividades em harmonia com o meio ambiente
IV- Melhoria na gerência financeira.
V - Redução de desperdícios.
Escolha uma:
a. I, II e IV;
b. II, III e IV;
c. I, III e IV;
d. I, III e V;
e. I, II e V
9 - Preservar o meio ambiente tornou-se fator preponderante para a manutenção da vida no planeta. Contudo, a continuidade da geração de riquezas e consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas parece ser a sua contradição. Desta forma, surgem discussões mundo a fora buscando soluções para esse impasse. Parece-nos que o desenvolvimento através do manejo responsável dos recursos talvez seja a solução. Os governos têm buscado intervir de forma a atuar como agente motivador e controlador dessas ações. Assim, atuam como agente regulador onde para o desenvolvimento de determinadas atividades que possam vir a produzir impactos ao meio ambiente, tornam obrigatório a apresentação de trabalhos que visem dar garantias a um manejo mais responsável dos recursos naturais. 
Considerando essa assertiva, e, para fazer cumprir esse compromisso, assinale a opção que melhor determina os documentos que devem ser apresentados por uma empresa e que na execução das suas atividades possam promover riscos ao meio ambiente.
Escolha uma:
a. EIAs e RIMAs – Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos Ambientais;
b. EIAs e RIMAs – Exigência de Impactos Ambientais e Registro de Impactos Ambientais;
c. EIAS e RIMAS – Estudo de Iniciativas Ambientais e Resumo de Impactos Ambientais;
d. EIAS e RIMAS – Exigência de Inspeção Ambiental e Resultado de Impactos Ambientais;
e. EIAS e RIMAS – Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Interesse Ambientais e Sociais.
10 - Todo o cenário empresarial atual ocorre no ambiente social, econômico, tecnológico e político. Visualizando internamente as empresas, podem ser identificadas funções que, interligadas na forma de sistemas, existem para converter as diversas entradas em produtos ou serviços e seus potenciais efeitos sobre o meio ambiente. A empresa, em sua totalidade, tem um mecanismo de controle (seu processo de gestão) que interpreta e reage aosfeedbacks interno e externo, de modo que a empresa fique equilibrada quanto ao ambiente externo.
As organizações são classificadas, de forma simplificada, em:
- Organizações do ramo industrial;
- Organizações do ramo comercial;
- Organizações de prestação de serviços.
Há características próprias para cada setor que fazem com que a interação entre seus agentes ambientais seja intrínseca ao setor focalizado, demandando estratégias corporativas genéricas, estratégias ambientais e estratégias sociais das organizações peculiares a esses setores da economia. Tal análise permite, enfim, estabelecer os elementos conformadores das medidas a serem adotadas pelas organizações em sua postura perante o mercado. Pode-se dizer que a melhor maneira de organizar uma instituição depende da natureza do ambiente com o qual ela deve relacionar-se Conforme Takeshy Tachizawa(2009), pode-se exemplificar como estratégias genéricas de gestão ambiental e de responsabilidade social comuns a todas as empresas às seguintes:
Escolha uma:
a. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Não considerar às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento);
b. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento).
c. - Aumento da capacidade produtiva da empresa em relação a competitividade das exportações para países emergentes; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento).
d. - Atenção ao consumo verde; - Não considerar às pressões de empresas ambientalistas; - Ater-se a política social da empresa; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento);
e. - Aumento da competitividade das exportações para mercados ecológicos; - Atenção ao consumo verde; - Atenção às pressões de empresas ambientalistas; - Atenção às demandas por processos econômicos mais eficientes; - Melhorar a imagem corporativa perante a sociedade; - Cumprir às exigências legais para constituição de uma empresa (regulamentação e licenciamento);

Continue navegando