Buscar

Contrato de construção e incorporação imobiliária


Continue navegando


Prévia do material em texto

Contrato de construção e incorporação imobiliária 
INCOPORAÇÃO IMOBILIARIA
3.4 CONTEUDO. LANCAMENTO DA INCORPORAÇAO. CONSTRUÇÃO
Propriamente dita a incorporação e precedida em há escolha do terreno e do estudo técnico do empreendimento, seguindo com a inscrição da incorporação no registro imobiliário. No art.32 da lei explicam quais os documento necessários para ser apresentados pelo incorporador, sendo apresentada será arquivada, fazendo – se o competente registro.
Tendo feito a inscrição imobiliária o incorporador terá o prazo de 60 dias a contar do termo final do prazo de carência, se tiver que promover a celebração do contrato relativo à fração ideal do terreno, do contrato de construção e da convenção de condomínio (art.35).
Disposto no art. 33, fala que o prazo máximo de carência e de 180dias, prazo de validade do registro imobiliário. Já no art. 35 inciso 1º, diz que não havendo prazo de carência, o prazo de 60 dias contar- se-á data e qualquer ajuste preliminar, já no mesmo art. Mais no inciso 2º se o incorporador pretender a desistência da construção no prazo de carência, cabe denuncia- la por escrito ao Registro de Imoveis.
‘’ A obtenção do ‘habite-se’ e a averbação da construção constituem- se procedimentos finais da incorporação. São obrigações do incorporador. Na omissão deste, podem o construtor ou qualquer dos adquirentes providenciá-las (art. 44). A averbação da construção, após a concessão do ‘ habite-se’, define o termino das obras, mas não da construção, pois certamente remanescerão atividades de acabamento, como portaria, jardinagem, decoração, contratação de pessoal, que normalmente cabem ao incorporador. A instituição do condomínio so ocorre física e juridicamente após a fase. Antes da averbação da construção não há que se cogitar da realidade física das unidades autônomas (Franco e Gongo, 1991:127), (Venosa, 2007:470)’’ 
3.8 COMISSÃO DE REPRESENTANTES E ASSEMBLEIA GERAL DE ADQUIRENTES. CONVEÇÃO DO CONDOMINIO
3.9 INADIMPLENCIA DO INCORPORADOR
3.10 INADIMPLENCIA DO ADQUIRENTE
‘’’As particularidades da mora deve constar do contrato, aplicando assim nos casos omissos aos princípios gerais. A Lei número 4864/65, de estímulo a construção civil, permitiu a previsão de correção monetária nos contrato imobiliário sem prejuízo das disposições na Lei número 4591/64. No Inciso VI do seu art. 1 estabeleceu que:
“’’
3.11 EXTINÇÃO
Com o fim das obras e a entrega das unidades autônomas. 
‘’Os contratos de aquisição dos adquirentes que gravitam em torno do contrato centralizador extinguem-se pelos meios ordinários de desfazimento, com as particularidades da lei especial: destrato rescisão, resilição etc.’’(VENOSA, 2007:480).