Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA
Pesquisa preliminar
Toda pesquisa tem como ponto de partida o conhecimento e a identificação dos elementos que compõem a problemática
a ser esclarecida;
Mas todo o pesquisador encontra dificuldades na formulação de hipóteses de trabalho;
Por isso a necessidade de uma pesquisa preliminar como ponto de partida para a definição do problema, das hipóteses e do roteiro da pesquisa;
É preciso, ainda, conhecer a disponibilidade de recursos: tempo, recursos financeiros, acessibilidade às informações, recursos técnicos e tecnológicos. 
A realização de uma pesquisa bibliográfica é fundamental em qualquer tipo de pesquisa, para conhecer e analisar as principais contribuições teóricas sobre determinado tema ou assunto.
Pesquisa teórica
O objetivo é desenvolver novas teorias, novos modelos, ou estabelecer novas hipóteses de trabalho;
Não tem por objetivo uma utilidade prática dos resultados, mas o enriquecimento do conhecimento científico;
O embasamento teórico é fundamental para o desenvolvimento de qualquer tipo de pesquisa;
O trabalho de Darwin, acerca da origem das espécies, é um bom exemplo de pesquisa teórica que contribuiu para a evolução de novas ideias.
Pesquisa Aplicada
A maioria das pesquisas é feita a partir de objetivos que visam à sua utilização prática, por causa da gama de interesses que envolve – principalmente interesses econômicos;
Vale-se das contribuições de teorias e leis já existentes; 
É definida como aplicada por seu objetivo ser mais imediatista, pela pressa, por exemplo, do retorno dos recursos aplicados; 
Por exemplo: tão importante quanto o conforto que um carro oferece é o número de quilômetros que ele percorre com um litro de combustível.
Pesquisa de campo
Tem como base observar os fatos tal como ocorrem;
É necessária uma pesquisa preliminar de outros trabalhos e publicações para que se possa acrescentar algo ao que já se conhece;
Por exemplo: para conhecer os efeitos da distribuição de renda sobre a criminalidade, é preciso conhecer os dados e estabelecer uma correlação entre as variáveis.
Fases da Pesquisa
Antes de iniciar qualquer pesquisa, é necessário conhecer o estágio em que se encontra o assunto a ser trabalhado;
É através da pesquisa bibliográfica que se pode obter tais informações;
Como não é possível trabalhar com todo o universo a ser estudado, é necessário determinar cientificamente a amostra a partir da qual serão tiradas as conclusões;
Definida a amostra, cabe ao pesquisador estabelecer os critérios da coleta e do registro das informações, com o objetivo de dirimir as devidas conclusões.
Coleta de dados
Tendo em vista a pesquisa a ser realizada, as informações podem ser obtidas de variadas formas, segundo o critério ideal a ser estabelecido pelo pesquisador;
Exemplos: entrevista, questionário, formulário. Contudo, é preciso estar atento aos limites, implicações e dificuldades que cada estratégia apresenta;
Por isso, antes de aplicar qualquer forma de coleta de dados, é preciso estudo, planejamento, questionamento e preparação adequada.
ANTEPROJETO E PROJETO DE PESQUISA
Um anteprojeto de pesquisa se caracteriza como uma elaboração prévia de um projeto a ser desenvolvido.
Tem caráter provisório.
Sua importância se deve a que nem sempre é fácil determinar com bastante clareza, logo de início, o que e como se pretende investigar.
O anteprojeto é redigido após um conhecimento prévio do assunto, adquirido por meio de leituras com base em uma bibliografia selecionada.
Atividade de elaboração do anteprojeto colabora para o exercício do caminho da investigação: reflexão, delimitação e tomada de decisão.
 Para sua elaboração, um anteprojeto deve apresentar alguns dos elementos básicos de um projeto de pesquisa, quais sejam:
introdução com síntese do referencial teórico – embasada na literatura;
formulação do problema;
objetivos;
hipóteses – quando houver.
PROJETO DE PESQUISA
O projeto de pesquisa é mais aprofundado que o Anteprojeto. A importância do projeto de pesquisa está em evitar imprevistos e garantir a objetividade necessária.
 Um projeto de pesquisa tem as seguintes funções:
define e planeja para o orientando o caminho a ser seguido, as etapas e estratégias;
facilita a discussão do projeto em seminários;
facilita o trabalho de orientação: possibilidades, perspectivas, desvios;
subsidia discussão e avaliação da pesquisa;
Partes do Projeto de Pesquisa
TÍTULO
Indica e sintetiza o conteúdo a ser trabalhado.
Pode ser: 
 GERAL – indica de forma genérica o teor do trabalho;
 TÉCNICO – é como um subtítulo que especifica a temática.
Introdução
Deve explicitar os pressupostos teóricos, descrevendo o que é conhecido sobre o tema e quais as questões já respondidas por outras pesquisas. O referencial teórico tem, ainda, a função de fornecer subsídios para a problematização do tema.
É o momento da caracterização e delimitação do tema e do problema.
Após a indicação dos pressupostos teóricos, a definição e delimitação do tema e a formulação do problema de pesquisa, este deverá ser enunciado de forma interrogativa. A pergunta deve ser clara e objetiva, indicando os aspectos e/ou variáveis a serem trabalhados.
 Nesse sentido, em relação ao tema e ao problema, é preciso estar atento aos seguintes aspectos:
caracterização, de maneira mais desdobrada, do conteúdo da problemática a pesquisar;
definição dos vários aspectos da dificuldade a ser estudada;
esclarecimento dos limites da pesquisa e do raciocínio demonstrativo (delimitação do tema e do problema);
dar-se conta de que, quanto mais abrangente for, menor a profundidade;
ter gosto pelo assunto a ser desenvolvido é fundamental, mas também não esquecer as condições para executá-lo em termos de tempo, acesso a informações e recursos;
pode-se inserir apresentação que indique a gênese do problema (como o autor chegou a ele), como também a explicitação dos motivos mais relevantes que conduziram a essa abordagem;
pode-se fazer contraposição com trabalhos que já versaram sobre o mesmo problema.
JUSTIFICATIVA
 Trata-se do porquê, da importância de se realizar a pesquisa. Deve abranger os seguintes aspectos:
A razão da escolha;
A relevância do estudo;
Significação social;
Contribuição para o crescimento e aperfeiçoamento da área;
Ressaltar a importância da pesquisa em um contexto mais amplo;
O contexto também pode justificar pesquisa que contenha abrangência mais restrita. Exemplo: de professor que trabalha com comunidades no sertão do Nordeste.
FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
As hipóteses são formulações de soluções provisórias a respeito de determinado problema em estudo. Portanto, são formulações que serão confirmadas ou não, considerando a pesquisa feita. 
Deve, também, ser formulada com fundamento em conhecimento teórico e raciocínio lógico, sendo, por isso, denominada hipótese científica.
Para formular as hipóteses devemos ter em mente que:
 Hipóteses são proposições provisórias para a solução do problema;
 É em função das hipóteses estabelecidas que se estrutura todo o caminho a ser percorrido;
 A hipótese poderá não se confirmar no decorrer da pesquisa, daí a importância da perseverança do cientista na busca da verdade;
OBJETIVOS 
Os objetivos devem ser centrados na busca de respostas para as questões relevantes, identificadas no problema de pesquisa e que ainda não foram respondidas por outras pesquisas. Devem ser bem definidos, claros e realistas, mantendo coerência com o problema que deu origem ao projeto.
 Os objetivos podem ser:
Gerais indicar propósitos mais gerais, relacionando a importância do trabalho com o desenvolvimento do conhecimento em geral;
Específicos no âmbito da ideia e dos objetivos gerais, ressaltar as ideias específicas a serem desenvolvidas. Nesse sentido, a amplitude dos objetivos gerais tem sua delimitação definida, indicando sua profundidade. Definem, ainda, as
etapas que devem ser cumpridas para alcançar o objetivo geral, as ações que devem ser desenvolvidas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 
Apresentar o tipo de pesquisa quanto à natureza, aos objetivos, aos procedimentos e ao(s) objeto(s).
Explicitar se a pesquisa confirma-se como de campo, bibliográfica ou laboratorial. Também, deve-se informar a respeito dos métodos de procedimento, de abordagem e as técnicas utilizadas.
É preciso apresentar quais procedimentos serão empregados na busca das respostas às indagações formuladas. 
Conforme os tipos de pesquisa, deve-se apresentar uma definição da amostra e quais técnicas serão utilizadas na coleta de dados (entrevista, observação, formulário, consulta a arquivos e outros).
Esquematizando temos:
trata-se do como, com que, onde, quando e quanto;
método é o caminho a ser percorrido para atingir os objetivos propostos;
existem métodos gerais, aplicados a todo tipo de pesquisa, e específicos, de cada área de trabalho;
em coerência com o tema, os objetivos, o problema e a hipótese, será definido o tipo de pesquisa: teórica, empírica, histórica etc.;
não se de deve confundir método, que é os procedimentos mais amplos de raciocínio, com técnicas, que são procedimentos mais restritos, que operacionalizam o método com auxílio de instrumentos adequados. 
 Exemplo: pesquisa de campo e entrevista com questionário.
REFERÊNCIAS 
 Textos fundamentais em que se aborda a problemática da questão;
 As referências do projeto serão enriquecidas durante a pesquisa.
PLANO DE TRABALHO
O projeto deve apresentar um plano de trabalho contendo, de forma sucinta e objetiva, as principais etapas (atividades) a serem desenvolvidas durante sua execução em função do tempo (mês, semana). Deve, também, compatibilizar as etapas com a metodologia a ser aplicada no desenvolvimento do projeto.
ORÇAMENTO
Este item estará presente nos projetos que pleiteiam financiamento para sua realização, devendo prever: gastos com pessoal, material de consumo, material permanente, entre outros.
REUNIÃO DOS GRUPOS PARA INICIAR A ESCRITA DO PROJETO DE PESQUISA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando