Buscar

Função Cognitiva da Atenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atenção
                A atenção é uma função cognitiva complexa muito influenciada por fatores intervenientes como cansaço, sonolência, uso de substâncias, ansiedade e outros, bem como o nível de atenção de um mesmo indivíduo pode variar ao longo de um dia, de momento para momento.
Diversas outras funções cognitivas são dependentes da atenção, em especial a memória, o que equivale a dizer que déficits de atenção podem refletir em uma gama variada de sintomas e ecoar sobre diferentes aspectos da vida diária. Outra característica desta função é que ela depende muito do interesse e necessidade da tarefa sendo realizada. Assim, vemos na prática clínica as queixas de mães que relatam que seus filhos possuem dificuldades em prestar atenção nas tarefas escolares, mas se fixam facilmente no vídeo game, e isso não necessariamente descarta a possibilidade de um falha da função atencional.
É importante citar que a atenção não é um construto único, exigindo subdivisões para sua melhor compreensão.
-Atenção Seletiva: é a capacidade de selecionar entre tudo o que é oferecido no campo visual e auditivo e manter o foco atencional naquilo que é realmente relevante. Temos o tempo todo distratores tanto externos (barulhos, imagens e paisagens) como internos (pensamentos) de maneira que a seletividade nos capacita a filtrar o que é importante do que é irrelevante para a tarefa a ser realizada no momento.
-Atenção Alternada: refere-se à capacidade de alternar entre um e outro estímulo, ou entre tarefas distintas.
-Atenção Dividida: diz respeito à capacidade de focar em dois estímulos simultaneamente.
-Atenção sustentada: é a possibilidade de manter o foco atentivo em determinada atividade por um tempo prolongado mantendo o mesmo padrão de consistência. Alguns autores consideram como sinônimo de atenção concentrada. Testes de atenção concentrada avaliam também obrigatoriamente a atenção seletiva.

Continue navegando