Buscar

Gabarito AP 20182 turismo Inclusao social tis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO PRESENCIAL – AP3
2018/2º
Disciplina: Turismo e Inclusão Social Coordenador: Luciana Thais Villa Gonzalez
MÍNIMO DE 10 LINHAS PARA CADA UMA DAS RESPOSTAS.
Defina terceiro setor (3 pontos. Mínimo de 10 linhas para resposta)
Resposta retirada da página 14, aula 2.
O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que têm como objetivo gerar serviços de caráter público.
Lembra da tripartite Estado/Mercado/Sociedade Civil? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais. Com a falência do Estado, o setor privado começou a ajudar nas questões sociais, através das inúmeras instituições que compõem o chamado terceiro setor. Essas instituições podem ser caracterizadas juridicamente de algumas formas, sendo a mais comum, as “organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP)”, e podem atuar através de ONGs, fóruns e movimentos sociais. 
As organizações de terceiro setor contam com financiamento público e privado, com trabalhadores contratados e voluntários e atuam nas mais diversas áreas como ciência, cultura, meio ambiente, saúde, turismo, inclusão social, entre outras. 
Explique a diferença entre integração social e inclusão social (2 pontos. Mínimo de 10 linhas para resposta)
Resposta retirada da página 19, aula 1, versão digital. 
A integração social, que guiou esses processos de elaboração de políticas e leis por mais de 50 anos, que consistia na adaptação das pessoas excluídas aos sistemas sociais comuns ou, em caso de incapacidade dessas pessoas, criavam-se sistemas separados para elas. Este paradigma não satisfaz mais o entendimento de como deve ser a sociedade ideal, não somente para pessoas com deficiência como também para todas as demais pessoas. E essa compreensão dá lugar ao conceito da inclusão social, que consiste em tornarmos a sociedade um lugar viável para a convivência entre pessoas de todos os tipos e condições na realização de seus direitos, necessidades e potencialidades. Quando falamos em inclusão social, não nos referimos exclusivamente às pessoas com deficiência, às etnias diferentes ou às mulheres. Estamos falando de todas as pessoas até então excluídas dos sistemas sociais comuns e que precisam ser incluídas, mediante a adaptação da sociedade às necessidades e peculiaridades específicas de todas as pessoas.
Defina e explique cada um dos contextos da acessibilidade (5 pontos. Mínimo de 10 linhas para resposta)
Resposta retirada da aula 15, páginas 22 e 23, versão digital. 
São basicamente seis os contextos de acessibilidade: 
1. Acessibilidade arquitetônica: sem barreiras ambientais físicas, nas residências, nos edifícios, nos espaços urbanos, nos equipamentos urbanos, nos meios de transporte individual ou coletivo. 
2. Acessibilidade comunicacional: sem barreiras na comunicação interpessoal (face a face, língua de sinais), escrita (jornal, revista, livro, carta, apostila etc., incluindo textos em braille, uso do computador portátil), virtual (acessibilidade digital). 
3. Acessibilidade metodológica: sem barreiras nos métodos e técnicas de estudo (escolar), de trabalho (profissional), de ação comunitária (social, cultural, artística etc.), de educação dos filhos (familiar). 
4. Acessibilidade instrumental: sem barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo (escolar), de trabalho (profissional), de lazer e recreação (comunitária, turística, esportiva etc.).
5. Acessibilidade programática: sem barreiras invisíveis embutidas em políticas públicas (leis, decretos, portarias etc.), normas e regulamentos (institucionais, empresariais etc.). 
6. Acessibilidade atitudinal: sem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações, nas pessoas em geral.

Continue navegando