Buscar

Síntese Objetivos Aula 12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

História do Direito
AULA 12 - O Golpe Militar de 1964 e a instalação do regime autoritário.
I - Entender o que representou o Golpe Militar 1964 no contexto político interno e externo vivenciado no período;
No plano interno o golpe militar de 1964 foi efetivado com o objetivo de evitar a implantação do comunismo no país, com restrições aos direitos e garantias individuais e pelo uso da violência aos opositores do regime. No plano externo verificamos a inserção do Brasil no contexto da Guerra Fria, através da aplicação da Doutrina Trumman, afim de que o exemplo de Cuba não prosperasse no Atlântico Sul.
II - Compreender a anômala natureza supraconstitucional dos atos institucionais;
Tendo por referência que a Constituição é tradicionalmente considerada a norma de maior hierarquia no sistema, a criação dos atos institucionais configuram uma anomalia do Estado de Direito, pois não há previsão de sua existência pela Constituição. Pelo contrário, a técnica usada pelos militares foi a de estabelecer os atos institucionais como atos revolucionários e, por isso, hierarquicamente superiores à própria Constituição. Assim, os Atos Institucionais foram os instrumentos jurídicos amplamente utilizados pelos presidentes militares durante o Regime Militar de 64. Por definição assim pode ser denominado A.I: conjunto de normas superiores, baixadas pelo governo que se sobrepunham a própria Constituição Federal.
III - Compreender a Constituição de 1967 com a tentativa de legitimação do Movimento de 1964;
A sexta constituição brasileira institucionalizou o regime militar, deixando o Poder Executivo em posição soberana em relação aos outros poderes e transformando-os junto com a população brasileira em meros espectadores das medidas tomadas pelos militares. Como foi debatida e votada pela Assembleia Nacional Constituinte, a Constituição de 1967, muito embora tenha sido amplamente elaborada de acordo com os interesses de quem estava no poder, pode ser considerada uma Carta Constituinte semi-outorgada. Desta forma, os militares garantiam a imagem na política internacional de um país de certo modo democrático, mas a prática mostraria que o regime estabelecido no Brasil se tratava mesmo de uma ditadura. 
IV - Relacionar o AI-5 com o recrudescimento do regime e a supressão das liberdades individuais e políticas.
As agitações internacionais de 1968 tornaram a esquerda mais radical, defendendo a luta armada para a redemocratização do país. O movimento estudantil crescia e exigia democracia. Com isso, o regime exigia medidas mais enérgicas e repressivas para manter a ordem social e política. Como resposta, o presidente Costa e Silva decretou o Ato Institucional nº 5 (A.I. 5). Através do AI-5 as manifestações foram duramente reprimidas, provocando o fechamento total do regime militar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando