Buscar

AD.1.2019.1 Resenha Transportes Turisticos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fernandes, D. L. et al. A utilização do transporte público pelo turista em Curitiba. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. 3(2), 2013, pp. 55-64.
A utilização do transporte público pelo turista em Curitiba, da Anais Brasileiros de Estudos Turísticos. O autor traz neste artigo uma argumentação que afeta todas as cidades. A pesquisa feita pelo autor, evidencia seu uso pelos turistas, observa os problemas decorrentes do uso dos carros como meio de transporte e mostra outras formas de mobilidade urbana. Assim, o autor aprofundou-se no estudo sobre os meios de condução do turista ao utilizar-se do transporte coletivo na cidade. Foram realizadas pesquisas acerca do transporte coletivo convencional da cidade que indicou que o mesmo não possui informações que permitam aos visitantes identificar as linhas que dão acesso aos pontos de interesses turísticos. Uma vez que as informações de itinerários e linhas apresentam problemas. Esta pesquisa é um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa, cujo desenvolvimento se deu em três etapas. A primeira foi constituída de pesquisa bibliográfica e documental, através de levantamento junto a livros, artigos científicos, teses e dissertações, com o intuito embasar teoricamente as análises. Um bom sistema de informação propicia a junção de informações de possibilitando ao usuário a tomada de decisão, a escolha de qual é a melhor linha a ser utilizada, seja pelo percurso, pelo tempo, ou pela disponibilidade no momento. 
Diogo Lüders Fernandes Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR. Mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI e Bacharel em Turismo pela UEPG – PR. Professor do Departamento de Turismo da UNICENTRO – PR. Thiago Alves de Souza Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia na UFPR (Curitiba-PR) e Research Trainee do Departamento Geografia McGill University (Montreal Canadá). Luciana Maria Pinheiro Tonon Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografi a pela UFPR e Bacharel em Turismo pela UNICENTRO – PR. José Manoel Gonçalves Gândara Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela ULPGC, professor e pesquisador do Departamento de Turismo e do Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia, e do Programa de Mestrado em Turismo da UFPR. 
O texto enriquece o debate, trazendo consigo os acertos e os erros da locomoção urbana local, a cidade de Curitiba é um modelo de transporte público, assim proporcionando aos usuários serviços públicos de qualidade. O sistema de transporte coletivo urbano é um elemento do cotidiano urbano que qualifica a cidade e, quando for bem gerido e executado, este é um fator determinante no crescimento e desenvolvimento da urbe, possibilitando a mobilidade eficiente de pessoas, assim como auxiliando para redução de congestionamentos e, consequentemente, atuando no melhor deslocamento de bens, serviços e produtos (ASCHER, 2010; SOUZA, 2005; NTU, 2008; VASCONCELLOS, 2001).
O estudante, através da pesquisa vê a necessidade da implantação de mecanismos de comunicação que ofereçam ao usuário informações a serem melhoradas quanto aos atrativos turísticos e linhas de ônibus para que os turistas possam se informar melhor, oferecendo aos visitantes e residentes melhorias da experiência de visitação. Portanto, oferecer aos visitantes e residentes informações atualizadas e de qualidade, apresentando opções de deslocamento, é um dos meios de auxiliar na melhoria da experiência de visitação, uma vez que os atrativos e pontos de interesse turísticos de Curitiba possuem uma boa integração com o transporte coletivo, necessitando de acertos para que informações suficientes sejam disponibilizadas aos usuários interessados em acessar tais pontos por meio do sistema de transporte público.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando