Buscar

estudo dirigido embriologia.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CHE II – Estudo Dirigido
Explique como ocorre a fertilização e a formação do zigoto.
Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente, ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação. Os pronúcleos masculinos e femininos aproximam-se, suas membranas nucleares desaparecem e ocorre a fusão, formando assim, uma célula diplóide (2n), o zigoto.
Como ocorre a formação da mórula?
O zigoto sofre clivagem (série de divisões mitóticas) a qual dá origem a duas células chamadas blastômeros, que também se dividem formando quatro blastômeros, que novamente se dividem formando oito blastômeros, e assim sucessivamente. Desse modo, após consecutivas divisões, forma-se a mórula (esfera de 12 a 16 blastômeros) que possui forma esférica e maciça. 
Complete a frase: O período embrionário vai da 4ª SEMANA
Até 8ª SEMANA e o período fetal da 9ª SEMANA
Até O NASCIMENTO 
Cite as três camadas germinativas e os tecidos e órgãos que se desenvolvem a partir delas.
Ectoderma: Sistema Nervoso Central (SNC); Sistema Nervoso Periférico (SNP); epiderme e seus apêndices (pêlos e unhas), glândulas mamárias e subcutâneas; hipófise, meninges, esmalte dentário. 
Mesoderma: tecido conjuntivo; cartilagem, ossos, músculo estriado e liso; coração; sangue, vasos e células linfáticas; rins; ovários; testículos e membranas de revestimento das cavidades corporais (pleuras, pericárdio).
Endoderma: revestimento epitelial dos tratos gastrointestinal e respiratório; glândulas tireóide e paratireóide; timo; fígado; pâncreas.
Cite as estruturas que se formam a partir do primeiro arco branquial.
A partir do primeiro arco branquial se forma os processos maxilares e mandibulares. Sendo eles: maxila, arco zigomático, porção escamosa do osso temporal, mandíbula, músculos, nervos, o suprimento sanguíneo associados à mastigação e nervo trigêmeo.
Como e quando ocorre a formação dos lábios superior e inferior?
No 28º dia ocorre a formação do lábio superior e lábio inferior. Os processos maxilares mais processos nasais mediais vão crescendo em direção à linha mediana e se fundem, formando o lábio superior. Já o lábio inferior se forma através da fusão dos processos mandibulares na linha mediana. 
Explique o desenvolvimento embrionário da maxila e mandíbula.
Na 16ª semana a maxila se desenvolve através de uma ossificação central no processo maxilar. Ao nascimento o corpo da maxila é pequeno, o crescimento ocorre após o nascimento.
A partir da 6ª semana o processo mandibular contém a cartilagem de Meckel, 7ª semana começa a ossificação intramembranosa, 10ª e 14ª semana aparecem as cartilagens secundárias: condilar, coronóidee da sínfise.
Explique quando e como ocorre o desenvolvimento da notocorda e que estrutura será formada por ela.
Ainda no começo da terceira semana, o nó primitivo produz células mesenquimais que formam o processo notocordal. Este se estende cefalicamente, a partir do nó- primitivo, como um bastão de células entre o ectoderma e o endoderma. A fosseta primitiva penetra no processo notocordal para formar o canal notocordal. Quando totalmente formado, o processo notocordal vai do nó primitivo à placa procordal. Surgem aberturas no soalho do canal notocordal que logo coalescem, deixando uma placa notocordal. A placa notocordal dobra-se para formar a notocorda. A notocorda forma o eixo primitivo do embrião em torno do qual se constituirá o esqueleto axial. 
A notocorda em desenvolvimento induz o ectoderma sobrejacente a espessar-se e formar a placa neural. O ectoderma da placa neural dá origem ao SNC: encéfalo e medula espinhal. 
O que são os somitos?
Os somitos são agregados compactos de células mesenquimais, de onde migram células que darão origem às vértebras, costelas e musculatura axial.
Quais as anormalidades podem surgir em decorrência de alterações celulares durante o desenvolvimento da língua?
As anomalias congênitas da língua são a macroglossia e a microglossia, sendo muito raras. A macroglossia pode ocorrer no cretinismo, na síndrome de Dowm e na acromegalia.

Continue navegando